Share the post "Whey Protein Concentrada: Esclareça todas as suas dúvidas!"
Na sociedade contemporânea, assiste-se a uma procura cada vez maior por suplementos proteicos, não só com intuito de maximizar a hipertrofia muscular, mas também o emagrecimento e a saúde.
Neste contexto, a proteína Whey, em particular a Whey Protein Concentrada, é o suplemento proteico mais procurado.
Proteína Whey (Whey Protein): o que é?
Whey Protein é a designação comum para Proteína do Soro de Leite.
De facto, é uma das proteínas encontradas no leite de vaca, correspondendo a cerca de 20% das proteínas totais, sendo os restantes 80% constituídos por caseína.
Esta proteína é obtida durante o processo de transformação do leite em queijo, correspondendo à porção líquida que resta após a coagulação.
Após a extração da proteína de soro, esta passa por diversos processos de filtração, obtendo-se assim, os 3 grandes tipos de Whey Protein existentes no mercado: Whey Protein concentrada, isolada e hidrolisada.
Neste sentido, e desmistificando um dos mitos mais frequentes associados a este suplemento, a Whey Protein constitui um derivado do leite, ou seja, um produto natural, e não um composto 100% artificial fabricado em laboratório.
Por outro lado, sendo um derivado do leite, apresenta-se como uma proteína de elevado valor biológico, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais, sendo, simultaneamente de digestão e absorção rápidas. Todos estes fatores tornam a Whey protein num suplemento de excelência no âmbito da nutrição desportiva.
Importância da Whey Protein no desporto
A Whey Protein é a pedra angular da suplementação desportiva, sendo aconselhada tanto para iniciantes como para praticantes regulares de exercício, principalmente quando o objetivo é aumentar a massa muscular.
Existem inúmeros estudos científicos que comprovam o interesse da proteína whey no aumento da síntese proteica e recuperação muscular, principalmente nos desportos de força.
Como já referido, é um suplemento que oferece proteína de elevada qualidade e fornece todos os aminoácidos essenciais, incluindo BCAAs (em particular a leucina, o aminoácido desencadeador da síntese proteica por excelência), em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular.
Além disso, a proteína Whey desempenha também um papel importante na manutenção do sistema imunitário, pois promove o aumento da produção de glutationa (um poderoso antioxidante) e de anticorpos.
Whey Protein Concentrada
Como já referido, dentro dos suplementos de proteína Whey, existem 3 grandes tipos: Whey protein concentrada, isolada e hidrolisada. É o seu processo de filtração que permite diferenciá-las.
Abordando de forma mais específica a Whey protein concentrada, é a forma mais comum de proteína Whey, apresentando a melhor relação qualidade-preço.
A Whey protein concentrada é um suplemento que além de proteína, possui alguns hidratos de carbono (lactose) e gordura na sua composição, constituindo a forma mais simples e, por isso, mais barata, de proteína Whey.
O teor de proteína, por norma, não ultrapassa os 80-85% (varia entre 70 a 85%), enquanto o teor de gordura ronda 1 a 2% e o de hidratos de carbono os 5 a 10%.
No entanto, e apesar de muitas ser posta em causa, não deixa de ser um suplemento proteico de elevada qualidade e aquele que mais se justifica na maioria dos casos de hipertrofia ou definição muscular.
Em que casos se justifica não optar pela Whey protein concentrada?
Apenas em casos de intolerância à lactose ou emagrecimentos muito acentuados poderá justificar-se optar pela proteína isolada, um tipo de proteína Whey que já apresenta um grau de filtração / pureza superior e um teor de hidratos de carbono e lípidos muito residual, mas que é, por isso, também muito mais cara.
Relativamente a atletas de elite, com elevado grau de desgaste muscular ou com intenção de uma marcada hipertrofia muscular, poderá justificar-se a escolha da proteína hidrolisada em detrimento da concentrada, visto que é uma fórmula de proteína pré-digerida por enzimas, o que permite uma absorção mais rápida e eficaz.
Vantagens da Whey Protein Concentrada
Preço
A proteína Whey concentrada constitui a versão mais económica de proteína Whey, não deixando de ser uma proteína de elevada qualidade, que permite obter bons resultados de aumento de massa muscular.
A presença de hidratos de carbono facilita a absorção da proteína
Pelo facto de os hidratos de carbono estimularem a libertação de insulina pelo pâncreas, maximizam a absorção da proteína.
Além disso, e por comparação à versão hidrolisada, a mais rápida absorção desta última não acarreta benefícios significativos no que diz respeito ao aumento de massa muscular.
Sabor mais agradável
Quanto maior o grau de hidrólise e o teor proteico, menos agradável se torna o sabor.
Neste sentido, a Whey Protein concentrada é o tipo de proteína que apresenta um sabor mais agradável, levando, por isso, menos aditivos (mais precisamente aromatizantes e edulcorantes).
Desvantagens da Whey protein Concentrada
Absorção mais lenta
A disponibilização dos aminoácidos ao músculo não é tão rápida como nos outros tipos de proteína.
Não é bem tolerada por intolerantes à lactose
Pelo facto de conter um teor em lactose suficiente para causar sintomas e algum inchaço, a proteína concentrada não constitui uma opção para pessoas intolerantes à lactose, um fator que limita a sua aplicabilidade.
Não estimula de forma tão acentuada a libertação de insulina
A proteína concentrada não estimula de forma tão acentuada a secreção de insulina, uma hormona importante na manutenção da massa muscular, devido ao facto do teor proteico ser menor.
Nota final
Agora que já sabe as vantagens e desvantagens da proteína concentrada, deverá refletir se se enquadra nos seus objetivos e características pessoais, de modo a fazer a escolha acertada quando comprar um suplemento de proteína Whey.
Veja também:
- Como escolher a melhor whey e a mais adequada para si
- Comparação de Wheys: tudo para fazer a melhor escolha!
- Proteína antes do treino: vantagens e melhores fontes!
- Proteína depois do treino? sim por favor!