Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 13:00

Welsh Corgi Cardigan: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Menos popular que o seu congénere, o Welsh Corgi Cardigan é uma das mais antigas raças de Inglaterra. É uma raça brava que protege a casa e a família.

welsh corgi cardigan

O Welsh Corgi Cardigan é uma variedade da raça Welsh Corgi, juntamente com o Welsh Corgi Pembroke, este último mais conhecido, provavelmente devido à influência da Rainha de Inglaterra, que sempre teve exemplares destes.

As origens de ambos são as mesmas, embora o Cardigan pertença a uma linhagem mais antiga. Apesar de partilharem muitas semelhanças, há caraterísticas que os distinguem facilmente, como é o caso da cauda, longa e grossa no Cardigan, curta no Pembroke. A nível de temperamento, o Cardigan também costuma ser menos sociável e mais territorial.

Caraterísticas gerais do WELSH CORGI CARDIGAN

grupoGrupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieiros Suíços)
Finalidade: cão pastor e de companhia
Ambiente ideal: apartamento ou casa
origemPaís de Origem: Grã-Bretanha
portePorte: pequeno
Altura: de 25cm a 32cm
pesoPeso ideal: de 11kg a 17kg
corCor: vermelho, preto e castanho, areia, fulvo, azul melro, com ou sem manchas brancas no peito, pescoço, focinho, patas e ponta da cauda
lifeEsperança Média de Vida: entre 11 a 15 anos
preçoPreço médio: de 480€ a 1200€

Caraterísticas específicas do WELSH CORGI CARDIGAN

O seu tamanho e estrutura corporal enganam, pois o Welsh Corgi Cardigan é um cão ágil e apresenta uma necessidade de atividade física surpreendente, sendo a natação um desporto da sua preferência. Quando são cachorros, é preciso ter cuidado com os seus movimentos, para que a sua coluna não venha a ser prejudicada à conta das suas pernas curtas.

Inteligente e fácil de treinar, sobretudo em resposta a estímulos positivos, este cão também pode ser teimoso em algumas situações e deve ser educado para que não fique demasiado dependente dos donos.

O seu instinto de cão pastor também pode fazer com que morda os calcanhares das pessoas durante as brincadeiras ou como forma de chamar a atenção, comportamento que deve ser desencorajado o mais cedo possível.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 4Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 2Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do WELSH CORGI CARDIGAN

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 18 meses18 meses – 10 anos10 – 15 anos

Físico do WELSH CORGI CARDIGAN

cão welsh corgi cardigan no jardim

Com uma aparência robusta e um porte atlético, o corpo do Welsh Corgi Cardigan é longo em proporção à altura, terminando numa cauda de raposa, moderadamente comprida e grossa. Também a cabeça deste cão se parece à daquele animal, denunciando um crânio longo e achatado entre as orelhas, que são grandes e com pontas ligeiramente arredondadas. Os membros são curtos e fortes e a pelagem apresenta-se curta ou média, de textura dura.

Temperamento do WELSH CORGI CARDIGAN

Com um forte instinto protetor, o Welsh Corgi Cardigan é pouco amigável com estranhos e outros cães que não conhece, e provavelmente irá ladrar para alertar os donos sempre que se aperceber de algo errado. À medida que vai envelhecendo, costuma apresentar também um temperamento um pouco rabugento.

Carinhoso e leal com a família, também sabe ser descontraído e divertido, mostrando-se sempre disponível para uma brincadeira, sobretudo com as crianças, de quem se torna bastante próximo.

Problemas de Saúde do WELSH CORGI CARDIGAN


Rins
Urolitíase
OssosDisplasia coxo-femoral; Problemas de coluna
OlhosAtrofia progressiva da retina; Glaucoma
OutrosObesidade

Cuidados a ter com o WELSH CORGI CARDIGAN

PeloPode ser escovado uma vez por semana para remover os nós e os pelos mortos
UnhasDevem ser cortadas uma vez por mês
AlimentaçãoA ração deve ser adequada ao porte da raça e oferecida em doses repartidas duas a três vezes por dia. O excesso de peso afeta a coluna do Welsh Corgi Cardigan, que terá de sustentar o peso da sua barriga

Origem do WELSH CORGI CARDIGAN

O Welsh Corgi Cardigan é tido como uma das raças inglesas mais antigas de pastoreio, tendo chegado às montanhas de Cardiganshire há pelo menos 3 mil anos por intermédio das tribos Celtas vindas da Europa Central. Acredita-se que seja descendente da mesma família de cães que produziu o Dachshund.

Os ancestrais deste cão eram inicialmente usados como guarda de famílias e ajudantes na caça, mas com o passar do tempo percebeu-se que tinham maior utilidade no pastoreio de gado, pois o seu tamanho reduzido permitia-lhes mordiscar os calcanhares e passar por baixo dos animais, sem serem pisados.

Até 1934, o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke eram considerados uma só raça e era habitual haver cruzamentos entre as duas variedades.

Curiosidades sobre o WELSH CORGI CARDIGAN

No ranking de inteligência canina, desenvolvido por Stanley Coren, o Welsh Corgi Cardigan encontra-se na 26ª posição, 15 lugares atrás do seu “irmão” Pembroke.

Segundo uma lenda galesa, os Corgi são considerados uma raça encantada, a preferida de fadas e elfos, que, à noite, usariam estes cães para puxar as suas carruagens.

Na linguagem galesa, “cor” é anão e “gi” é cão, por isso Corgi significa “cão anão”.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados