As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais à saúde, desempenhando um papel ativo em inúmeras reações cruciais para o organismo. Dentro dos minerais essenciais e vitaminas para cabelo e unhas destacam-se o zinco, ferro e selénio, e as vitaminas do complexo B (vitamina B3, B5 e B7, em particular), vitamina A, C e E.
Além destes, importa também destacar a importância do colagénio, uma proteína estrutural fundamental para a saúde de todos os tecidos e manutenção do cabelo e unhas, em particular.
Cabelo e unhas: a importância da queratina
O cabelo e as unhas são constituídos, na sua maior parte, por uma proteína estrutural denominada queratina.
Tanto o cabelo como as unhas refletem de forma significativa o estado nutricional do indivíduo, visto que quando estão desnutridos, ficam baços, quebradiços e com aspeto pouco saudável.
Qualquer fator externo que afete o metabolismo e o processo de síntese proteica natural, impactará negativamente o crescimento destas estruturas.
Dietas demasiado restritivas, hábitos alimentares desequilibrados, excesso de stress, tabagismo ou toma excessiva de medicação, implicam, quase diretamente, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios de cabelo, e a quebra fácil das unhas.
Suplementos para cabelo e unhas: que vitaminas garantir?
Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas e minerais são essenciais para a saúde da maioria das células e tecidos pelo que o cabelo e unhas não são exceção.
Neste contexto, e devido à importância dos micronutrientes, surgiram no mercado suplementos alimentares específicos destinados à saúde do cabelo e unhas.
Estes suplementos podem incluir um ou mais dos micronutrientes mencionados, em concentrações variáveis, sendo que, por norma, cada dose diária destes suplementos (uma ou mais cápsulas) apresenta 100% ou mais da dose diária recomendada do nutriente / nutrientes que o compõem.
Constituem, por isso, uma forma fácil, rápida e prática de assegurar uma ingestão adequada de micronutrientes e evitar possíveis carências dos mesmos, potenciando o bom funcionamento de todo o organismo.
Vitaminas e minerais essenciais para cabelo e unhas
Dentro das vitaminas e minerais essenciais para cabelo e unhas salientam-se as que listamos abaixo.
Note-se, ainda, que a toma de suplementos deverá ser precedida sempre por uma análise criteriosa do estado nutricional, de modo a verificar se se justifica a sua toma ou não.
- As vitaminas do complexo B contribuem para o normal metabolismo energético necessário para a manutenção de cabelo e unhas saudáveis. Neste contexto, importa salientar que a vitamina B2 é uma das principais responsáveis pela multiplicação celular e pela integridade dos diferentes tecidos.
- A vitamina B5 parece influenciar a pigmentação do cabelo, retardando o surgimento de fios brancos.
- A biotina (vitamina B7) contribui para a produção de queratina, uma proteína estrutural do cabelo e unhas. Uma carência de vitamina B7 manifesta-se com queda de cabelo, falta de brilho capilar, unhas quebradiças, entre outros sintomas.
- Vitaminas A, C e E, assim como o selénio, têm propriedades antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos causados pelos radicais livres, que influenciam a saúde e aspeto do cabelo e unhas.
- A vitamina C contribui para a normal formação de colagénio, outra proteína estrutural do cabelo, responsável pela força dos fios, pela aparência forte e brilhante e pelo seu crescimento normal e saudável. O colagénio atua juntamente com a elastina, uma proteína que, como o próprio nome indica, promove a elasticidade, resistência e flexibilidade dos fios.
- O Ferro tem um papel essencial na prevenção da anemia, ajudando a evitar o enfraquecimento do cabelo e das unhas.
- O Cálcio é um mineral fundamental para o crescimento e fortalecimento das unhas.
- O Zinco é um mineral fundamental para evitar a queda de cabelo.
Posto isto, na escolha de um bom suplemento de minerais e vitaminas para cabelo e unhas importa atentar na sua composição e ver se tem estes nutrientes na sua composição.
Todavia, importa salientar que estes suplementos não devem ser usados indiscriminadamente nem como substituição de uma alimentação saudável e variada.
3 vitaminas para cabelos e unhas
Estes produtos, normalmente, não estão sujeitos a prescrição médica e estão disponíveis em farmácias e parafarmácias.
Contudo, é recomendável pedir aconselhamento de um médico, nutricionista ou farmacêutico para informar-se sobre o produto mais adequado para o seu problema e saber como tomar.
Nota importante
Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, mesmo estes suplementos de minerais essenciais e vitaminas para cabelo e unhas não são desprovidos de risco, sendo, por isso, fulcral que o consumidor tenha conhecimento dos riscos subjacentes a uma toma desajustada e exagerada dos mesmos.
Por outro lado, se sofre de uma doença crónica ou está a tomar medicação, recomenda-se que consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento vitamínico ou mineral.