Quando se fala em vista cansada, referimo-nos, geralmente, às sensações de fadiga ocular e visual. A expressão “vista cansada” é normalmente utilizada para descrever a dificuldade de visão para perto.
Tecnicamente, esta dificuldade visual designa-se presbiopia. Esta patologia surge, normalmente, por volta dos 40/45 anos de idade, resultando de um processo fisiológico natural. Pode aparecer mesmo em pessoas que nunca tiveram qualquer problema de visão.
A sensação de vista cansada pode ser causada por vários factores, ou pode simplesmente resultar de um esforço ocular acrescido, que poderá desaparecer com o repouso.
É importante perceber o que é a vista cansada e identificar os principais factores de risco para a saúde dos seus olhos.
Vista cansada – tudo o que precisa de saber
1. Sintomas
O principal sintoma da vista cansada é começar a ver mal ao perto. Assim, é possível que as imagens mais próximas comecem a parecer desfocadas ou pouco nítidas.
Esta dificuldade de visão tende a agravar ao final do dia, surgindo a fadiga ocular e, muitas vezes, dores de cabeça.
Surgem, habitualmente, outros sintomas, tais como:
- Dor nos olhos;
- Olhos vermelhos;
- Ardor ou irritação nos olhos;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Visão turva;
- Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).
2. Causas
O olho tem uma espécie de lente natural – o cristalino. Com o passar dos anos, o cristalino envelhece, ficando com menos elasticidade e flexibilidade. Perde, também, a sua capacidade de focagem.
Isto faz com que a imagem não se forme na retina, como seria normal, mas sim atrás da retina. O resultado final configura uma dificuldade cada vez maior em focar o que está mais próximo dos
olhos.
Na atualidade, uma das causas mais comuns da fadiga ocular está relacionada com o tempo despendido em dispositivos digitais, tais como telemóveis, computador, tablets ou jogos de vídeo.
3. Diagnóstico
A idade é fundamental para entender o tipo de problema de visão em causa. Em crianças, jovens ou pessoas com menos de 40 anos, as dificuldades na visão a curtas distâncias serão, possivelmente, associadas a outras causas, como, por exemplo, a existência de hipermetropia ou astigmatismo.
Estes problemas podem e devem ser corrigidos com lentes próprias.
No entanto, em idade mais avançada, é possível que o problema em concreto seja a vista cansada. Para diagnosticar, deverá ter em conta os factores que já referidos como sintomas.
4. Forma de tratamento
A vista cansada pode ser compensada com óculos de leitura, óculos específicos ou lentes de contacto multifocais.
5. Recomendações
- Utilize lágrimas artificiais (colírio) para ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos;
- Faça pausas regulares quando está a trabalhar em frente ao computador, desviando o olhar por algum tempo, para que o pestanejar dos olhos seja mais regular;
- Tenha atenção à iluminação ambiente;
- Ajuste o tamanho do texto e o contraste da luz quando está a ler ou redigir documentos longos no computador;
- Opte por lâmpadas de cor branca dentro de casa, uma vez que iluminam melhor do que as lâmpadas com cor amarela.