Está a pensar tirar uns dias de férias? Vá até Coimbra. Deixe-se encantar com as belas paisagens desta cidade, envolta em história. Coimbra, que se estende ao longo do rio Mondego, é um dos principais centros culturais e intelectuais de Portugal, que inspirou muitos poetas e escritores devido à sua mística.
Conhecida pela sua tradição académica, esta cidade universitária vai, com certeza, surpreende-lo. Leia o artigo e saiba o que visitar.
O que fazer em Coimbra?
1. Universidade de Coimbra
Situada no ponto mais elevado da cidade, é uma das universidades mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal. Sugerimos um passeio pelo interior das suas instalações que, com certeza, o vão encantar. Nesta prestigiada universidade não deixe de visitar a imponente biblioteca do século XVIII.
Sendo uma cidade cheia de tradições académicas, que os alunos gostam de manter, aqui vai encontrar estudantes vestidos com as suas tradicionais capas negras. Deixe-se fascinar pelas serenatas, pelo fado, pelos rituais académicos.
Relaxe no Jardim Botânico da Universidade e aprecie a variedade de plantas que tornam este espaço único.
2. Sé Velha
Construída em 1139, por Afonso Henriques, a Sé Velha de Coimbra tem o aspeto de um castelo. É a única catedral portuguesa construída na época da Reconquista, cuja estrutura está praticamente intacta. E na hora de dormir, desfrute do melhor hotel sem pensar na carteira. Pronto para acordar noutra cama? É um dos edifícios em estilo românico mais importantes do nosso país.
Sugerimos que atravesse o imponente portal e descubra o interior da igreja: a cabeceira, os túmulos medievais, a torre-lanterna sobre o cruzeiro e os azulejos sevilhanos quinhentistas.
Vá ainda ao retábulo, esculpido em talha, que decora o centro da capela-mor. Nesta obra renascentista de Olivier de Gand e Jean d’Ypres, aproveite o silêncio.
Vá também à frente da Porta Especiosa, símbolo da Coimbra renascentista. Esta obra de João de Ruão foi esculpida como um grande retábulo em pedra, tendo peças de uma beleza única. Na entrada, São João Baptista e o Profeta Isaías guardam um magnífico medalhão, onde está esculpida a imagem da Virgem Maria com Jesus, considerada uma das mais belas peças renascentistas em Portugal.
3. Baixa e comércio local
Conheça a baixa de Coimbra, repleta de comércio bastante variado, destacando-se a loja Coisas e Sabores como visita obrigatória. Situada em plena Baixa de Coimbra, é uma loja gourmet única onde pode encontrar uma imensa variedade de produtos típicos portugueses.
Desde comes e bebes – como vinhos, compotas, chás, cafés, conservas, patés, chocolates, licores, etc. – a peças de decoração únicas de Bordallo Pinheiro, Vista Alegre e Cristais Atlantis. E nem os famosos sabonetes Castelber e Confiança podiam faltar! Completamente irresistível.
- Morada: Praça 8 de Maio, nº 16-17, Coimbra
- Contacto: 239 824 869
4. A Taberna
Se estiver a ficar com fome, vá a este restaurante que serve delícias tradicionais da cidade de Coimbra. Aberto há mais de trinta anos, este restaurante caracteriza-se pelo tradicional forno a lenha.
Neste espaço acolhedor e afável, pode comer cabrito assado, posta mirandesa e bacalhau com batatas a murro. Tem uma excelente carta de vinhos de várias regiões do país.
- Morada: R. Combatentes da Grande Guerra 86, Coimbra
- Contacto: 239 716 265
5. Igreja de Santa Cruz
Na praça 8 de maio vai encontrar uma das igrejas mais antigas de Portugal. Com um belo painel de azulejos, um imponente órgão e um altar cheio de magníficos detalhes, esta igreja é um ponto de paragem obrigatório.
Conhecida por ter sido o local onde se reunia a elite intelectual do país, este antigo mosteiro obteve, em 2003, o estatuto de Panteão Nacional. Aqui vai encontrar os túmulos dos primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
Fundado durante o século XII, a estrutura foi totalmente renovada quatro séculos mais tarde pelo rei D. Manuel I, que alterou a arquitetura do mosteiro para o estilo manuelino. A principal atração da igreja é, sem dúvida, o Claustro da Manga, em estilo renascentista.
6. Pastelaria Palmeira
Experimente os doces típicos de Portugal. Esta pastelaria é bastante conhecida pela bola de berlim, o pastel de Santa Clara e os pastéis de nata.
- Morada: Rua da Sofia, 13/17, Coimbra
- Contacto: 239 823 006
7. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Fundado em 1283, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra foi entregue às freiras clarissas passado pouco tempo da sua edificação. A Rainha Santa Isabel interessou-se pelo convento, já extinto, e mandou construir novos edifícios em estilo gótico. Destaque para o claustro e a igreja, sagrada em 1330.
Esta passou por uma reforma que durou 20 anos, estando agora aberta a visitas e com as suas peças e achados arqueológicos expostos num museu. As fascinantes ruínas do mosteiro são dos primeiros exemplares da arquitetura gótica do país.
8. Parque de Santa Cruz
Mais conhecido por Jardim da Sereia, este é o espaço ideal para descansar e desfrutar de bons momentos de lazer. Com um jardim de descanso e meditação que remontam ao estilo barroco, é o espaço perfeito para ler um livro, por exemplo.
9. Portugal dos Pequeninos
Um local ideal para ir com os seus filhos, sendo que também diverte muito os adultos. Aqui vai encontrar todos os monumentos de Portugal em miniatura.
Na margem sul do rio, este espaço maravilhoso permite aos visitantes explorarem as réplicas de aldeias tipicamente portuguesas, monumentos nacionais e edifícios em miniatura.
10. Quinta das Lágrimas
A antiga residência de Inês de Castro é hoje um belo e conhecido hotel. Aqui vai encontrar um cenário de amor e tragédia, que reflete a história de Inês e D. Pedro.
Este amor inspirou a literatura, a música e a poesia. O jardim romântico ecoa esta trágica história, principalmente a fonte onde Inês de Castro foi assassinada, conhecida como Fonte das Lágrimas.
Juntamente com a vegetação escarlate que nela podemos encontrar, a fonte evoca simbolicamente as lágrimas e o sangue derramados por Inês de Castro, tragicamente assassinada em 1355, por ordem do pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV. Este é dos locais de Coimbra mais procurado pelos turistas.
11. Aqueduto de São Sebastião
Conhecido também por Arcos do Jardim, o aqueduto de São Sebastião foi construído entre 1568 e 1570, a mando de D. Sebastião.
O aqueduto estende-se ao longo de um quilómetro, atingindo no seu ponto mais alto cerca de 13 metros de altura. A edificação foi feita pelo engenheiro Filipe Terzi. Em 2000, foram feitas obras de restauro, limpeza e consolidação do aqueduto.
Num dos arcos deste aqueduto está a estátua de São Sebastião num lado, e de São Roque, do outro. Neste local existe também um monumento dedicado ao estudante de Coimbra.
Destaca-se ainda o arco de honra ladeado por duas inscrições em latim, que se referem à construção do aqueduto.
12. Arco e Torre de Almedina
Edificada sobre o Arco de Almedina, a Torre tinha como principal função vigiar a principal porta de acesso ao interior da muralha medieval. A parte mais antiga da porta é atribuída ao século IX.
O Arco continua a ser a entrada principal para a parte alta da cidade, onde se pode ver uma escultura da oficina de João de Ruão. O seu atual aspeto é resultado de uma reforma do início do século XVI, por ordem de D. Manuel.
O Arco e a Torre apresentam características da arquitetura romana, muçulmana, românica, manuelina e gótica.
13. Conímbriga
É um dos maiores complexos de ruínas romanas de Portugal e um local excelente para ter uma visão dos tempos passados. Os artefactos aqui descobertos mostram que Coimbra foi habitada pela primeira vez durante os séculos VIII e IX A.C..
Aqui poderá contemplar as muralhas da cidade, os exemplares de modernos sistemas fluviais, os banhos termais, os mosaicos e vários edifícios.
O Museu de Conímbriga é dos mais famosos do distrito e possui objetos encontrados durante as escavações.
14. Quebra Costas
Desça esta longa escadaria, que liga a porta da Almedina com o largo da Sé Velha. Tem uma localização privilegiada na cidade de Coimbra, com bons acessos para os vários pontos da cidade. É uma zona de alto valor histórico.
15. Mata Nacional do Choupal
Plantada durante o século XVIII, para deter o rio Mondego, este local é conhecido pelos inúmeros choupos que lá se encontram. Localizada à beira-rio, é ideal para um passeio a cavalo, por exemplo.
16. Santa Clara Galeria-Bar
Se quer sair à noite experimente este espaço. Inaugurado em 1993, funciona como bar e galeria de arte, expondo coleções de escultura e pintura. Neste bar vai encontrar dois ambientes diferentes: uma sala no rés do chão e outra na cave.
- Morada: Rua António Augusto Gonçalves, 67, 3040-241 Coimbra
- Site: galeriasantaclara.blogspot.pt