Share the post "Guia de cuidados para viajar com o seu cão: cuide do seu melhor amigo"
São cada vez mais as famílias que desejam viajar com o seu cão para criar momentos especiais para todos e entrar numa experiência altamente inclusiva. Todavia, essa decisão implica ter alguns cuidados para que tudo corra sem problemas.
Tendo isto em conta, aumentam, igualmente, o número de hotéis “pet friendly”, que recebem os animais sem problemas, possibilitando verdadeiras férias em família.
Esta é uma parte importante quando decide viajar com o seu cão, porém, há várias medidas a ter em conta, nomeadamente no que à saúde do animal diz respeito, devendo evitar viajar com animais doentes ou idosos, e dar resposta às exigências do meio de transporte em causa.
Viajar com o seu cão de avião
Se vai viajar com o seu cão de avião, então deve ter em conta que há companhias aéreas que não aceitam o transporte de animais e outras que colocam regras rígidas para o fazer. Além disso, tendo em conta o destino da sua viagem, poderá igualmente influenciar o tipo de cuidados a ter.
Além do passaporte do animal, pode contar com algumas questões básicas como: vacina da raiva e demais vacinas obrigatórias.
Viajar com o seu cão de autocarro
Os animais de pequeno porte são habitualmente autorizados a viajar de autocarros, todavia, confirme junto da empresa em causa.
À semelhança do que acontece com o avião, necessitará do passaporte e vacinas em dia.
Viajar com o seu cão de carro
Para quem decide viajar com o seu cão de carro, há, igualmente, vários cuidados a ter e que deve respeitar para que tudo corra de feição.
Pratique
Para evitar que o seu cão fique indisposto, treine-o várias vezes, de trajetos mais curtos a alguns mais longos. Isso ajudará a que o animal se habitue. Se não conseguir, poderá sempre pedir ao veterinário que indique algum medicamento para os enjoos.
Canse o animal antes da viagem
Antes de viajar com o seu cão, canse-o. Dê um passeio maior do que o habitual, de modo a que ele gaste todas as energias. E leve algo com que ele se entreter, como um osso para ele ir roendo durante a viagem ou um brinquedo.
Viaje com janelas fechadas
Se o seu carro tiver ar condicionado, use-o, evitando ter as janelas abertas, pois tal poderá provocar secura nos olhos e infeções nos ouvidos.
Faça paragens frequentes
Deverá parar o carro a cada duas horas, para que o seu animal possa beber água, fazer as necessidades e caminhar ou correr um pouco. Se desejar sair para tomar um café, nunca deixe o seu animal sozinho no carro por mais que uns breves minutos e abra sempre um pouco as janelas.
Segurança em primeiro lugar
A melhor forma de transportar o seu cão é numa caixa transportadora. Todavia, em viagens familiares poderá dispensar este objeto, sem nunca abdicar de meios de segurança, como colocar o cinto de segurança ou um arnês. Além disso, nunca o deve levar no banco da frente, mas sim atrás.
Documentos
Leve sempre consigo todos os documentos do seu animal, incluindo o boletim de vacinas atualizado, tendo ainda em conta que o microchip é obrigatório desde julho 2008.