A batata-doce é uma planta herbácea de raízes tuberosas. Originária da América do Sul, conhecem-se muitas variedades de batata-doce, sendo estas diferenciadas pela sua forma e principalmente pela sua cor.
Em Portugal é possível encontrar uma grande produção deste alimento na costa alentejana, o local propício ao seu desenvolvimento uma vez que apresenta condições favoráveis, tais como o clima moderado, os solos arenosos e o facto de ser próximo do mar onde as geadas não são tão frequentes.
Composição nutricional
Falando da batata-doce no geral, pode-se dizer que é uma excelente fonte de vitaminas, especialmente a vitamina A, e minerais.
Adicionalmente, é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, uma vez que contêm os aminoácidos essenciais que o organismo necessita, ainda que a quantidade de proteína seja pequena.
Os antioxidantes são parte integrante das batatas doces, sendo desta forma um alimento que ajuda no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de determinados tipos de cancro.
► Saiba mais aqui sobre os benefícios da batata-doce
Batata-doce roxa vs batata doce branca
As duas grandes variedades de batata-doce são:
1. Batata-doce roxa;
2. Batata-doce branca.
Vamos tentar explicar qual a melhor alternativa em diferentes objetivos de dieta.
1. Perda de peso
Se tem como objetivo perder peso, a batata-doce branca leva uma ligeira vantagem sobre a roxa no que diz respeito à quantidade de calorias que fornece.
Contudo, essa diferença é mínima e por isso qualquer que fosse a escolha não seria um problema precisamente pela diferença não ser assim tão significativa.
2. Construção de massa muscular
Ambas as variedades de batata-doce possuem um baixo índice glicémico, portanto, conseguem manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante o período de atividade física, oferecendo continuamente uma boa quantidade de energia, melhorando o desempenho e evitando hipoglicemias (que são comuns durante a pratica de exercício físico).
3. Obtenção de mais nutrientes
A batata doce roxa ganha neste tópico. É o tipo que oferece mais vitaminas e minerais, mas apenas se for consumida com a casca, local onde se concentram estas mais valias.
Do ponto de vista da quantidade de nutrientes, a roxa ganha comparativamente à branca, mas apenas se for consumida integralmente, caso contrário não é relevante este diferença nutricional.
4. Melhor sabor
Tal como o nome indica, este alimento possui um sabor adocicado relativamente á batata tradicional que se consome. Mas esse sabor é mais percetível na batata-doce roxa, a variedade que também tem uma textura mais agradável.
Como comer a batata-doce?
É um alimento de fácil e rápida confeção e com o seu magnífico sabor adocicado, pode ser preparada de inúmeras formas – cozida, grelhada, assada, salteada ou frita e há até quem a aprecie crua.
O mais indicado é levá-la ao forno ou usar a grelha, já que se se cozer poderá perder nutrientes para a água do cozimento e assim não é tão agradável do ponto de vista nutricional.
É considerado um excelente snack entre refeições, com as suas caraterísticas naturais, sabor doce e textura suculenta e crocante, é ideal para uma pausa repleta de sabor.
Pode ser usada em diversas receitas, que incluem sopas, saladas, purés e chips de vegetais.
► Veja aqui receitas saudáveis de batata-doce
Mensagem a reter…
- Independentemente das variedades de batata-doce que escolher, recorde-se que são ambas bastante benéficas para o organismo, contribuem para a construção muscular e auxiliam na perda de peso;
- São excelentes alimentos para regular e estabilizar a glicemia, quer seja durante o exercício físico ou não;
- O modo de confecção é importante, por isso, lembre-se que do ponto de vista nutricional, o ideal é assar a batata doce ou grelhá-la, e assim mantem o alimento saudável sem que o perca muitos nutrientes;
- É um alimento versátil que pode ser utilizado em diferentes receitas.