Share the post "Por que não deve utilizar máscara para fazer exercício físico"
Sair de casa com uma máscara de proteção tornou-se um gesto normal do nosso dia a dia, seja quando temos de nos deslocar para o trabalho, para ir às compras, à farmácia ou até mesmo em direção ao local onde praticamos exercício físico.
Será que se deve usar máscara para praticar desporto? Quais os riscos de o fazer? Estas dúvidas instalaram-se após a divulgação de uma notícia a dar conta de que dois jovens chineses faleceram durante um treino enquanto utilizavam máscara.
Sobre este assunto e antes de mais, é importante perceber que, de momento, é muito importante evitar realizar exercício físico em grupos. Nesses casos, o risco de propagação do novo coronavírus aumenta mais do que se estiver a treinar sozinho, mesmo que essas pessoas sejam do seu círculo de amigos ou conhecidos.
A agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda manter a distância de 4 metros entre outros praticantes como também o uso de máscara – mas não é obrigatório.
Aspetos a definir antes de ir treinar
Evitar aglomerações e manter a distância social devem ser sempre as prioridades de qualquer pessoa, seja no contexto da prática de exercício físico ou em qualquer outra situação. Se não se sente à vontade para treinar na rua, por agora deve manter os treinos na segurança da sua casa.
Se tomar a decisão de realizar um treino ou uma corrida em contexto outdoor, deve escolher um local onde pode estar mais à vontade e onde a distância social será mantida.
Uma razão pela qual deve ter cuidado ao usar máscara de proteção durante o seu treino é porque, devido ao suor, a máscara pode acabar por descair e deslocar-se, o que fará com que leve a mão à cara constantemente para reajustá-la.
Por todas estas razões, se efetuar exercícios onde tenha de colocar aos mãos no chão ou segurar em algum objeto, é fundamental higienizar-se constantemente seja antes ou após ao treino.
Quais são os riscos que corre ao usar máscara para praticar desporto?
Eficácia da máscara
Durante a prática de exercício físico é natural que a máscara comece a ficar húmida devido à transpiração. Com a máscara húmida torna-se um pouco mais difícil de respirar do que quando está seca.
Isso pode levar à perda da eficácia do uso da máscara, principalmente se o tipo de máscara for reutilizável e não houver uma constante desinfeção da mesma (1).
Aumento das secreções nasais
O uso da máscara durante a prática intensa de exercício físico fará com que o excesso de suor crie um microclima húmido no rosto o que, por sua vez, pode levar ao aumento das secreções nasais. Este microclima pode levar a alterações dermatológicas, como pequenas irritações ou alergias.
Problemas na ventilação
Durante a prática de desporto é normal que a sua frequência cardíaca suba devido ao esforço, o que fará com que tenha de respirar com mais frequência.
Dependendo do material da sua máscara, é possível que sinta alguma resistência ao respirar durante o treino, por isso, se estiver a sentir muita dificuldade em respirar tente reduzir a intensidade do treino porque é provável que a sua ventilação não esteja adequada ao esforço realizado.
Problemas respiratórios ou cardiovasculares
Pessoas com algum problema respiratório ou cardiovascular devem estar atentas para o caso de sentirem tonturas ou fadiga extrema durante a prática de exercício físico com máscara. Estes sinais podem indicar que existirá uma alteração anormal dos valores de oxigénio e dióxido de carbono.
Microorganismos
A transpiração que surge durante a prática desportiva vai tornar a máscara húmida e, assim, facilitar o desenvolvimento de microorganismos.
Conclusão
Embora haja países que defendem o uso de máscara durante a prática desportiva, a Organização Mundial de Saúde (2) e a Direção-Geral da Saúde (3) não o recomendam, por todos os riscos inerentes já mencionados.
Assim, todos os que decidam fazer atividade física fora de casa devem privilegiar o distanciamento físico em relação a outras pessoas e procurar um espaço sem ajuntamentos, de modo a que possam exercitar-se, sem recorrer à máscara.
- Leung, N.H.L., Chu, D.K.W., Shiu, E.Y.C. et al. Respiratory virus shedding in exhaled breath and efficacy of face masks. Nat Med 26, 676–680 (2020). https://doi.org/10.1038/s41591-020-0843-2.
- Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Atividade Física e Desporto Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto, e Competições Desportivas de Modalidades Individuais sem Contacto e ao Ar Livre. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0302020-de-29052020-pdf.aspx
- World Health Organization. Can people wear masks while exercising during COVID-19? Disponível em: https://www.facebook.com/WHO/photos/a.167668209945237/3244575498921144/