Bom tempo, sol, mar ou piscina, uma toalha estendida e o nosso tão desejado tom dourado na pele. A combinação perfeita para os dias mais esperados do ano – certo? E se não é segredo para nenhum de nós que a proteção solar é fundamental para a saúde da nossa pele, será que acelerar o processo ao usar bronzeador é aconselhado pelos médicos dermatologistas? Existem riscos? Regras? Como funcionam os bronzeadores?
Se este é um daqueles produtos que não lhe falta na mala da praia, ou se fica sempre debaixo de olho numa ida às compras, este artigo é para si. Descubra tudo sobre este tema.
O hábito de bronzear e os seus riscos
Envelhecimento cutâneo prematuro, irritações, escaldões, aparecimento de manchas e sinais… Há mais do que muitos motivos para se ter cuidados quando o lazer envolve apanhar sol, mas talvez este seja o mais o mais alarmante – e quem o diz é a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo: todos os anos, estima-se que sejam diagnosticados doze mil novos casos de cancro da pele.
Mais do que nunca, estamos expostos a todo o tipo de informação útil e científica sobre o tema da exposição solar e, hoje, já não se pode fugir aos dados amplamente divulgados. Sabe-se, hoje, que até a exposição à iluminação artificial contribui para os danos à pele.
Por isso, importa tanto falar sobre a importância da proteção solar – todo o ano. Ao contrário do que muitos podem pensar, o uso de fotoprotetores não está apenas indicado para os meses mais quentes do ano ou, pior, apenas para os momentos de praia e férias. Este deve ser um cuidado diário a incluir na rotina, logo pela manhã.
Mas, como sabemos que o tom moreno é adorado e desejado por grande parte das pessoas – e com os portugueses não á nada diferente -, hoje o universo da estética já oferece soluções – como os autobronzeadores.
Mas, se quer estar ao sol e aproveitar para conseguir uma cor dourada, há formas de o fazer com alguma segurança. Usar bronzeador não está proibido, sequer pelos dermatologistas, mas é preciso alguma cautela a escolher o seu óleo de eleição.
Confira abaixo o que deve ter em conta na altura de comprar e usar bronzeadores
Como usar bronzeador corretamente
Os dias de sol, sal e cloro estão aí e são o convite ideal para se estar lá fora à procura do bronzeado perfeito. Nessas alturas, talvez já tenha passado pelas prateleiras do supermercado ou da farmácia e tenha se perguntado: será que os bronzeadores são prejudiciais à pele, ou isto é apenas mais um mito?
Talvez a resposta o surpreenda, mas a verdade é que usar bronzeador é uma prática considerada como segura e uma ótima aliada de quem quer estar bronzeado com aquele desejado tom dourado de verão. No entanto, o segredo para fazer desta uma prática pouco ofensiva para a sua pele e está nos cuidados a ter na altura de comprar e usar o seu bronzeador.
E a explicação é simples: qualquer produto que espalhe na pele durante a exposição solar e que ofereça níveis razoáveis de fotoproteção não estão banidos da rotina de praia e piscina.
Desta forma, podemos fazer uso dos nossos bronzeadores com segurança, desde que tenham características de proteção contra os raios UVA e UVB – sem esquecer que, claro, devem estar regulamentados e seguir as normas vigentes.
Os melhores bronzeadores à venda no mercado, que são realmente eficientes e cumprem com o objetivo de ajudar a conseguir o bronzeado perfeito, são aqueles produtos que incluem um filtro fotoprotetor. Mas é, também, possível usar bronzeador sem fotoproteção, desde que a sua utilização seja combinada com um creme protetor – o seu protetor solar habitual.
Com as duas ações combinadas – a de acelerar a produção de melanina e a de proteger a pele -, o efeito bronzeador é mais mais eficiente, mostrando-se mais rápido e seguro. Para além disto, assim o tom moreno da pele torna-se mais duradouro e afastam-se problemas que podem causar manchas na pele – como as indesejadas descamações, conhecidas com o “despelar” após a exposição extrema ao sol.
Bronzeadores com proteção
Autobronzeadores como alternativa
Se usar bronzeador não é uma opção, porque não vai expor-se ao sol, mas ainda assim quer ter uma cor de verão… Os autobronzeadores são excelentes opções para si.
Se vai estar à procura do bronzeado perfeito, não abre mão dos mergulhos na piscina e o mar poderia ser a sua segunda casa no tempo quente, nunca esqueça de investir na sua proteção.
Lembre-se: qualquer tipo ou grau de exposição solar pode causar danos à pele. Jogue pelo seguro e, se escolher usar bronzeador, opte por um produto que o proteja efetivamente dos raios mais nocivos ou use com o seu creme solar habitual.