Share the post "Trilho da Lagoa Azul em Sintra: caminhada saudável na natureza"
O trilho da Lagoa Azul fica na Serra de Sintra e oferece paisagens de cortar o fôlego a todos os que o percorrem. São vários os pontos de interesse que pode ficar a conhecer, como lagoas, barragens e uma Natureza sempre rica e variada.
Ao percorrer o trilho da Lagoa Azul, poderá contactar com uma fauna e uma flora diversificadas e vistas verdadeiramente deslumbrantes e memoráveis.
Faça uma escapadinha até Sintra e usufrua deste pulmão verde, onde é possível respirar ar puro, enquanto caminha e se exercita.
Onde fica o trilho da Lagoa Azul?
O ponto de partida para este trilho é, precisamente, a Lagoa Azul, na Serra de Sintra. A partir dali, pode preparar-se para percorrer caminhos incrivelmente bonitos.
A Lagoa Azul surgiu fruto da alteração dos granitos do maciço de Sintra, que sofreram a ação de agentes erosivos e, assim, originaram areias e argilas, as quais revestem e impermeabilizam o fundo da lagoa. Desse modo, a água que aí se acumula não escoa.
Entre as fendas dos granitos, é possível observar a flora, representada pela vegetação e pelas suas raízes, que atravessam e quebram as rochas. Aqui, há ainda um granito de tom rosa, que é rico em ortose (feldspato alcalino), quartzo e mica preta (biotite), entre outros minerais.
Como chegar?
A Lagoa Azul é uma zona de fácil acesso tanto a pé, como de carro, possuindo ainda espaço para estacionar o carro.
Coodernadas:
- 38° 46′ 5.0333” N
- 9° 23′ 59.3387” W
Que distância vai percorrer?
Este é um trilho com circuito circular e com uma distância de cerca de 14 kms. Para fazê-lo, pode demorar, em média, cerca de 4 a 5 horas.
Está classificado com um nível de dificuldade moderado, ou seja, com 3,5, numa escala de 0 a 5. Considera-se que este é um percurso acessível, mesmo para quem não tem uma grande preparação física.
Ao longo do trilho, especialmente nos seus primeiros 10 kms, podem existir alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso pode ser mais acidentado. Ainda assim, a sua dificuldade técnica é reduzida.
Caraterísticas do trilho
Considerado um trilho de nível de dificuldade moderado, ele conta com uma subida exigente, ao longo da floresta, até chegar perto da Cruz Alta. É um percurso de grande beleza que, como já dissemos, se inicia na Lagoa Azul.
O trilho termina em sentido descendente, em direção à Barragem do Rio da Mula, onde entrará no Trilho das Pontes que se encaminha para o Convento dos Capuchos. Nas imediações, existe uma outra lagoa – a Lagoa dos Mosqueiros – que oferece vistas absolutamente magníficas.
Ao longo do caminho, é possível admirar as pontes e as passagens pelos ribeiros, construídas a partir dos troncos das árvores. A barragem constitui a maior das três lagoas pelas quais passará neste trilho. O percurso termina onde começou, ou seja, na Lagoa Azul.
Qual a melhor altura do ano para visitar?
Algumas das pessoas que já fizeram este trilho consideram que o verão é a estação indicada para percorrer este caminho. Algumas das justificações para essa consideração são o facto do piso estar mais seco e de haver menos vento, o que pode contribuir para uma caminhada mais fácil e agradável.
Pontos de interesse no trilho da lagoa azul
Lagoa Azul
A lagoa azul, de águas verdes e cristalinas, é naturalmente um espaço encantador, de rara beleza e onde é possível respirar um ar puro único. Além da flora envolvente, pode admirar os animais que habitam a lagoa, como é o caso dos patos, cágados, tartarugas, carpas e percas.
Barragem do Rio da Mula
Esta barragem imponente exibe uma paisagem maravilhosa, marcada pelos eucaliptos, pelos pinheiros e, claro, pelas águas. É um espaço muito agradável, apesar dos mergulhos estarem proibidos. É este o ponto de partida para um outro trilho, o Trilho das Pontes.
Lagoa dos Mosqueiros
Esta é outra lagoa deslumbrante que pode ficar a conhecer ao percorrer este trilho. A sua beleza é incrível e, mais uma vez, oferece uma paisagem magnífica e um silêncio que convida a uma comunhão única e especial com toda a Natureza.
Gruta da Loba
Trata-se de uma pequena concavidade rochosa que sugere a forma de uma loba. Costumava ser usada como abrigo ou zona de paragem dos pastores e dos escuteiros.
Convento dos Capuchos
Este é um convento franciscano, muito simples e de pequena dimensão, que foi construído em plena harmonia com a Natureza envolvente. O seu despojamento arquitetónico e decorativo é “compensado” por um interessante uso da cortiça que também lhe valeu o nome de “Convento da Cortiça”.
Rústico e austero, este edifício integra-se perfeitamente na vegetação local, exibindo na sua construção enormes fragas de granito.
Alto das Cabras
Esta é uma elevação de rochas que resulta num miradouro incrível, com vistas deslumbrantes sobre o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a costa e o Cabo Espichel.
O que deve levar para fazer o trilho da Lagoa Azul
Como para percorrer qualquer trilho, é essencial ir prevenido com água e snacks saudáveis e nutritivos, que ajudem a dar energia para caminhar. Da mesma forma, são desaconselhados alimentos com muita gordura, salgados ou ricos em açúcar.
Tome nota do que deve levar na mochila:
- Fruta rica em água e hidratos de carbono simples (melão, melancia, meloa, banana, maçã, pêssego, cerejas, uvas, etc.)
- Barritas de cereais integrais ou granola
- Bolachas simples e secas (bolacha torrada, crackers, etc.)
- Ovos cozidos (bem acondicionados termicamente)
- Queijinhos individuais (bem acondicionados termicamente)
- Saladas frescas (bem acondicionadas termicamente)
- Sandes saudáveis (bem acondicionadas termicamente)
- 2 litros de água
Acessórios para fazer o trilho da Lagoa Azul
Além de bebida e da comida, há acessórios fundamentais para executar este ou outro trilho e que não deve dispensar de maneira alguma. Tome nota dos essenciais:
- Mochila leve, confortável, de tamanho adequado e térmica
- Calçado adequado para caminhadas, como sapatilhas ou botas
- Protetor solar para aplicar e reaplicar ao longo do percurso
- Chapéu/boné e óculos de sol
- Toalha para se sentar, descansar ou comer
- Saco para guardar todo o lixo que fizer
- Máquina fotográfica para registar as paisagens mais deslumbrantes do trilho
Quantas calorias vai gastar a fazer o trilho da Lagoa Azul
O trilho da Lagoa Azul tem 14kms de extensão e pode percorrê-lo em diferentes passadas:
- passada lenta – vai demorar 4h40
- passada moderada – vai demorar 2h55
- passada rápida – vai demorar 2h30
- passada muito rápida – vai demorar 2h10
Agora, para descobrir na nossa calculadora as calorias que vai gastar a fazer este trilho, só tem de:
- selecionar o peso
- selecionar a passada da caminhada
- selecionar o tempo que vai demorar a fazer a caminhada
Saiba quantas calorias gasta
por atividade física
Nível estimado de calorias consumidas:
Nível estimado de calorias consumidas