O crossfit foi concebido pelo treinador Greg Glassman, que define o crossfit como um sistema de fitness feito para ajudar as pessoas a desenvolver uma maior capacidade de trabalho ao longo do tempo e em diferentes domínios físicos.
Os treinos de crossfit são baseados nas 10 capacidades motoras do exercício físico que podem ser desenvolvidas. Sendo elas:
- resistência cardiorrespiratória;
- resistência muscular;
- força;
- potência;
- flexibilidade;
- velocidade;
- coordenação;
- agilidade;
- equilíbrio;
- precisão.
Quanto mais capacidade tiver em cada uma delas, melhor será a sua condição física. Para isso, o programa de treino deve contemplar essas aptidões físicas.
O crossfit é baseado em movimentos funcionais e treinos diversificados por isso, os treinos de crossfit não são todos os dias iguais e os movimentos são combinados com exercícios de força e aeróbios tais como corrida, remo, levantamento de peso, saltar à corda, kettlebells, bolas medicinais, etc.
Aqui, a intensidade é a chave para o sucesso e é mensurável com a quantidade de trabalho e tempo. A intensidade do treino é muito alta e o tempo é mais curto.
Treinos de Crossfit
O crossfit tem conquistado adeptos em todo o mundo e está a tornar-se uma modalidade não só praticada pela vertente lúdica e de quem procura atingir objetivos a níveis estéticos, aumento da massa muscular ou emagrecimento, mas também na vertente competitiva que caracteriza a modalidade.
O facto de quem pratica a modalidade conseguir cronometrar ou mensurar a sua prestação a nível de tempo ou repetições promove uma motivação extra que tem sido uma boa forma de atração para a prática de exercício físico e de retenção na modalidade, levando muitos atletas a competirem.
Treino de Crossfit 1
Aquecimento:
- corrida 5 minutos;
- 10 barras fixas;
- 10 flexões;
- 10 agachamentos.
Treino: 15 minutos executar o maior número de circuitos
- saltar para cima de uma caixa com 60 cm de altura;
- elevações pega aberta – 10 repetições;
- flexões no chão – 15 repetições;
- press militar – 10 repetições;
- abdominal crunch – 20 repetições.
Treino de Crossfit 2
Aquecimento: 3 séries
- saltar à corda 3 minutos;
- Prancha 1 minuto;
- 15 Agachamentos.
Treino: em 15 minutos executar o maior número possível de circuitos
- levantamento terra;
- remo 1000 metros;
- elevação das pernas suspenso na barra.
Treino de Crossfit 3
Aquecimento:
- remo 2km;
Treino: durante 15 minutos executar o maior número de circuitos
- 15 burpees;
- 10 agachamentos com barra;
- 20 abdominais crunch.
Estes são apenas alguns exemplos de treinos de crossfit. Para colocá-los em prática, é importante que as cargas, exercícios e intensidade sejam ajustadas a cada um.
O ideal é que todo o treino que faça seja sempre indicado de forma individualizada por isso, peça sempre ajuda a um profissional da área para que o oriente e prescreva algo direcionado a si e que vá ao encontro às suas necessidades e objetivos de forma a prevenir possíveis lesões.