Share the post "Treino em circuito de 20 minutos: para quem tem falta de tempo"
Como forma de combater a falta de tempo para treinar, seja no ginásio ou em casa, o treino em circuito de 20 minutos é o ideal para acabar com a preguiça, melhorar a sua condição física e tornar-se uma pessoa mais ativa.
Tome nota que na hora de prescrever o plano de treino o profissional de exercício físico deve ter conta vários fatores como por exemplo:
- histórico de lesões;
- condição física do cliente;
- limitações/debilidades que o cliente apresenta nos testes de força e amplitude ativa;
- objetivos do cliente;
- tempo disponível para treinar;
- entre outros.
Dentro do treino em circuito é possível adotar várias estratégias. Uma delas será a priorização dos exercícios que envolvam exercitar grandes massas musculares no entanto, pode sempre utilizar a mesma estratégia para exercitar os pequenos grupos musculares.
Uma das grandes vantagens do treino em circuito de 20 minutos é que permite realizar um treino de curta duração e com índices de intensidade bastante elevados.
Treino em circuito de 20 minutos: modificações a fazer
Se pondera mudar o seu treino habitual, estas pequenas modificações no mesmo vão fazer toda a diferença para que não desista e consiga atingir os seus objetivos:
- modificar os exercícios;
- alterar a ordem dos exercícios;
- modificar a intenção do exercício;
- diminuir ou aumentar o tempo de execução de cada série;
- diminuir ou aumentar os intervalos de descanso;
- diminuir ou aumentar as cargas com que executa o exercício;
- diminuir ou aumentar o tempo de execução de cada repetição.
De relembrar…
Sendo o treino em circuito de 20 minutos um treino bastante intenso, tem de ter em atenção a segurança com que realiza os movimentos.
Desta forma, seria importante numa fase inicial realizar os exercícios de forma lenta e consciente para reduzir o risco de lesão e ao mesmo tempo trabalhar a consciência corporal de forma a ter melhor perceção do local onde deve sentir a tensão exercida durante o exercício.
Atenção, ao realizar exercícios de forma lenta, ao contrário do que se possa pensar, não estará a diminuir a intensidade, mas sim a aumentar a intensidade do circuito com a benesse de o realizar com mais segurança.
De seguida, fica com o exemplo de um treino em circuito de 20 minutos que poderá realizar em sua casa, ao ar livre ou no seu ginásio.
Treino em circuito de 20 minutos: 5 exercícios
Este treino em circuito é constituído por 5 exercícios. Tente realizar 1 minuto e 30 de trabalho com intervalos de 30 segundos de descanso. Repita o circuito 2 vezes. No fim será importante sentir que deu o seu máximo durante a execução dos exercícios.
Agachamento
Execução
- Coloque os paralelos, à largura das ancas.
- Desça e suba de forma controlada sem que sinta desconforto além do desconforto muscular.
- Evite levantar o calcanhar do chão.
Sugestão: No caso de realizar o exercício no ginásio, pode aumentar a dificuldade do mesmo, realizando o exercício com uma barra, com halteres ou até mesmo na máquina da prensa das pernas.
Flexões de braços
Execução
- Coloque o corpo em posição de prancha com as mãos ligeiramente afastadas da linha dos ombros.
- Desça e suba de forma controlada sem que sinta desconforto além do desconforto muscular.
Sugestão: No caso de realizar o exercício no ginásio, pode aumentar a dificuldade do mesmo realizando o exercício com uma barra, com halteres ou até mesmo na máquina da prensa do peitoral.
Abdominal crunch
Execução
- Deite-se de barriga para cima numa superfície plana e confortável e realize apenas flexão da coluna retirando as omoplatas do solo.
- Mantenha a lombar apoiada e segure a cabeça, colocando a mão na nuca de forma a diminuir a tensão na coluna cervical.
- Desça e suba de forma controlada sem que sinta desconforto além do desconforto muscular.
Sugestão: No caso de realizar o exercício no ginásio, pode aumentar a dificuldade do mesmo realizando o exercício numa FitBall ou na máquina de abdominal.
Lunge
Execução
- Coloque um pé à frente e o outro atrás e realize o movimento sempre na vertical até o joelho da frente realizar 90º.
- Desça e suba de forma controlada sem que sinta desconforto além do desconforto muscular.
Sugestão: No caso de realizar o exercício no ginásio, pode aumentar a dificuldade do mesmo realizando o exercício com uma barra ou com halteres.
Jumping jacks
Execução
- Partindo de pés juntos e mãos junto às coxas, realize um salto afastando as pernas e juntando as mãos acima da cabeça. Volte depois à posição inicial.
Sugestão: No caso de querer aumentar a intensidade do exercício, aumente a velocidade de execução.
Conclusão
Se realmente a falta de tempo neste momento é uma realidade para si, o treino em circuito de 20 minutos é uma boa forma de melhorar a sua condição física dentro das suas possibilidades.
Este treino em circuito de 20 minutos é um mero exemplo para si. Tanto o planeamento, como a técnica de execução dos exercícios devem seguir o princípio da individualidade e como tal deve ser adaptado para cada pessoa.
Recomendamos que se informe sempre junto do seu Personal Trainer, no início e durante o decorrer da atividade física e que procure um profissional especializado na área. Desta forma, conseguirá realizar o exercício físico de forma segura e o mais adaptado possível às suas necessidades.