Share the post "Tratamento das rugas do rosto: como atenuá-las rapidamente, sem dor"
O tratamento das rugas do rosto ou tratamento anti-rugas, é um dos mais procurados globalmente, principalmente em mulheres acima dos 30 anos.
As rugas começam a aparecer quando a pele fica mais fina, devido ao avançar da idade e/ou quando o colagénio no tecido da pele se encontra danificado. Estes dois fatores levam a uma perda de gordura, da suavidade e da elasticidade da pele. Apesar de afetar ambos os sexos, são as mulheres que mais sofrem psicologicamente com este problema.
O local com maior prevalência de rugas ou vincos no corpo humano é o rosto, sendo que os sinais mais visíveis acontecem nos cantos da boca e dos olhos, os famosos “pés-de-galinha”, no entanto, também pode surgir rugas no pescoço, costas das mãos e antebraços. E se alguns vincos são temporários, outros tornam-se definitivos.
Como surgem as rugas?
A nossa pele é constituída por duas camadas: a epiderme (camada exterior) e a derme (camada mais interna). As rugas surgem porque a derme é constituída por colagénio e outras proteínas e, à medida que vamos envelhecendo, ocorre uma diminuição da produção do colagénio. Como consequência, a nossa pele fica menos elástica e menos lisa, surgindo assim as rugas.
Os tratamentos para as rugas do rosto permitem, então, devolver a elasticidade à pele, estimulando a produção de colagénio.
Causas do aparecimento de rugas no rosto
Verifica-se que o aparecimento das rugas no rosto pode ser provocado por uma ou uma combinação de várias das seguintes causas descritas:
- Foto-envelhecimento, provocado pela exposição prolongada ao sol e na maioria das vezes sem proteção solar adequada;
- Consumo de tabaco, devido à grande quantidade de radicais livres provocados pelo fumo do cigarro;
- Poluição do meio ambiente, tais como: o contacto com poluentes do ar, com a poeira e produtos químicos;
- As expressões faciais, como o modo como sorri pode provocar vincos na região à volta dos lábios e o ato de franzir a testa, pode provocar linhas marcadas na testa;
- Perder peso de forma rápida;
- Utilização de determinadas drogas;
- Elevados níveis de stress;
- Diminuição da produção da vitamina E;
- Predisposição genética;
- Desidratação;
- Dormir de lado (com o seu rosto pressionado contra seu travesseiro);
- Falta de cuidados da pele do rosto;
- Má nutrição.
8 Formas de prevenção das rugas do rosto
O tratamento das rugas do rosto surge, atualmente, como um procedimento praticado por uma grande percentagem do sexo feminino, no entanto, sempre que possível, o objetivo deverá ser apostar na sua prevenção, para isso pode seguir as seguintes práticas:
1. Aplicar creme hidratante
A aplicação de creme hidratante sobre a pele, especialmente no rosto, todos os dias, idealmente de manhã e antes de deitar é fundamental. Na escolha, tenha em conta as seguintes considerações:
- Evite utilizar produtos de rosto que contenham álcool na sua composição, ajudam a ressecar a pele.Opte pelos produtos faciais que contenham óleos naturais;
- Os cuidados na prevenção e no tratamento das rugas devem começar aos 25 anos de idade, mas pode ser feito a partir de qualquer idade.
- Existem cremes para uso diurno e noturno. Atenção que o retinol, por exemplo, conhecido pela sua eficácia no combate às rugas, tem os seus efeitos anulados pela luz do sol.
- Use um bom creme para a região dos olhos. A pele ao redor dos olhos é diferente do resto do rosto, ela é mais fina e delicada, por isso enruga e fica flácida mais rapidamente. Procure um creme que contenha colagénio, vitamina C (forma mais potente de vitamina C para uso tópico é o ácido l-ascórbico), peptídeos e/ou retinol.
2. Usar protetor solar de qualidade
Utilize na cara um protetor solar de qualidade com um fator de proteção superior (SPF) a 30, diariamente, mesmo quando não está sol. Enquanto isso:
- Diminua a exposição ao sol, especialmente nos horários quando este é mais quente e perigoso, ou seja, evite o período das 11h às 16h;
- Opte por, no mínimo, um fator de proteção 30 a 50. Isso não só previne o surgimento de novas rugas, como também reduz as hipóteses de ter cancro de pele. Reaplique o protetor solar a cada duas horas.
- Utilize óculos de sol de qualidade e chapéu com abas largas, para evitar a contração dos músculos ao redor dos olhos e da testa, evitando a formação de rugas nestas regiões.
3. Seguir um estilo de vida saudável
Fazer exercício físico frequentemente, ter uma dieta equilibrada e incluir mais alimentos ricos antioxidantes, tais como a vitamina C, E e A (como por exemplo, a laranja, uva, abacaxi, brócolos, vegetais com folhas escuras, cenoura, etc.) na sua dieta, pois ajuda na formação de colagénio e no combate dos radicais livres;
Consuma vitamina K, esta ajuda no aumento da elasticidade da pele (por exemplo, encontra-se nos espinafres ou nos brócolos). Evite bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode danificar os vasos sanguíneos da pele.
A hidratação torna-se fundamental para uma pele saudável e com elasticidade. Certifique-se que ingere, pelo menos, 1,5 litros de água ao dia (pelo menos 8 copos de água por dia).
5. Controlar as expressões faciais
Faça ginástica facial alongando os músculos importantes da cara que fazem o efeito contrário das rugas.
6. Dormir bem
Durante o sono o nosso corpo produz hGH (hormona do crescimento humano), que por sua vez, induz o crescimento e a reprodução celular (incluindo células da pele). Na situação inversa, ou seja, quando uma pessoa dorme pouco, o nosso corpo produz o cortisol, uma hormona do stress, esta hormona irá retardar o crescimento, manutenção dos tecidos e provoca o aparecimento da pele seca. Quanto mais dormir, mais hGH produz.
Quando adormecer, tente deitar-se numa posição dorsal (ou seja, de barriga para cima), pois irá ajudar a prevenir que rugas surjam nas bochechas e no queixo por dormir de lado, e na testa por dormir de barriga para baixo.
7. Lavar a cara diariamente
Posteriormente, utilize um tónico facial. Este procedimento equilibra o pH do rosto e deixa uma aparência fresca e saudável.
8. Alternativas caseiras
A aplicação de certos alimentos/plantas nos locais das rugas podem atenuar o seu aspeto e melhorar a vitalidade da pele, a circulação sanguínea local e tonificar a pele.
- Claras de ovos;
- Pasta de banana (banana amassada);
- Polpa de abacaxi;
- A seiva da planta aloé vera;
- Óleo de coco;
- Sumo de limão – este é rico em ácido cítrico, que atua como esfoliante e ajuda a eliminar as células mortas da pele, funciona também como um agente de limpeza profunda e adstringente que irá ajudar a clarear as manchas de pele, bem como rugas.
Quando a prevenção não é suficiente, torna-se necessário investir no tratamento das rugas do rosto, de forma a abrandar a evolução da formação das linhas de expressão ou rugas.
Tratamentos estéticos para as rugas do rosto
Se já tentou de tudo e ainda luta para reduzir ou remover as rugas do rosto, ou se procura por uma solução eficaz e rápida, fale com um dermatologista ou com os profissionais especializados de clínicas estéticas, como é o caso das Clinicas BodyScience, onde pode encontrar tratamentos das rugas do rosto, após uma avaliação inicial gratuita.
1. Anti-aging BodySkin
Consiste num dos tratamentos mais completos da medicina estética, não invasivo, que se divide em três fases distintas:
- O peeling, que pode ajudar a remover as células mortas;
- A regeneração, que devolve à pele saúde e vitalidade, promovendo a resistência e elasticidade da pele;
- O laser que ajuda a tratar a ruga.
Este tratamento é revitalizante, permite dar à pele a saúde, beleza e vitalidade necessária para devolver a juventude perdida ao seu rosto.
2. Powerskin
É um tratamento anti-envelhecimento intensivo que tem o objetivo de ajudar a retroceder os efeitos de envelhecimento da pele, provocando uma maior estimulação dos mecanismos de defesa do organismo, que lutam contra o processo de envelhecimento fisiológico da pele.
Indicado para o tratamento de manchas, rugas e imperfeições, sendo visível resultados logo após a 1ª sessão.
3. Radiofrequência Tripolar Cronus
Consiste numa nova tecnologia que permite trabalhar nas camadas mais profundas da pele atuando sobre vários problemas como duplo queixo, flacidez e envelhecimento cutâneo (rugas).
Este método utiliza o poder térmico, atingindo uma alta concentração de energia, conseguindo ajudar a reduzir fortemente o tempo necessário para obter os melhores resultados.
É um processo, não invasivo, indolor e sem anestesia, sendo a solução para ajudar a rejuvenescer e tratar a pele.
4. Peeling facial ultra-sónico
Este é o tratamento que pode ajudar a deixar o seu rosto mais radiante, luminoso e rejuvenescido. É um tratamento, não invasivo, que faz com que a pele fique polida, alisada e as irregularidades da sua face. Através de uma espátula com tecnologia de ultra-som, este peeling profundo realiza uma escamação da camada superficial da pele.
> Saiba mais sobre este tratamento aqui.
5. Microdermoabrasão
Este tratamento das rugas do rosto destaca-se por oferecer benefícios claros e adaptar-se a qualquer tipo de pele.
Esta tecnologia, não invasiva, tonifica e rejuvenesce a pele ajudando a combater, desta forma, a flacidez, o envelhecimento da pele e o acne.
> Saiba mais sobre este tratamento aqui.
Devido à elevada investigação na área da dermatologia cosmética, nas Clínicas BodyScience pode conseguir uma pele resplandecente e rejuvenescida sem dor, sem anestesias e sem período de recuperação, acompanhada por profissionais de medicina estética, proporcionando-lhe várias soluções no que toca ao tratamento das rugas do rosto, para combater o envelhecimento cutâneo.
Marque aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita e consiga uma pele bonita com a ajuda dos melhores profissionais da área.
Veja também:
- Métodos infalíveis para tratar as rugas de expressão
- Quer uma pele renovada? Experimente o Peeling Químico
- 4 Tratamentos que vão atenuar as marcas da acne de vez
- Tratamentos para a acne inovadores: acabe com este inestético problema