Share the post "6 Formas de tratamento da dor ciática para alívio dos sintomas"
A dor ciática tem como origem a irritação ou compressão das raízes do nervo ciático ou outro tipo de lesão no mesmo. Isto pode acontecer na coluna lombar, quando existe algum tipo de compressão sobre o nervo ciático, causada por uma hérnia discal, um tumor ou outro tipo de lesão.
Este problema pode surgir em vários locais. A região glútea posterior, a face lateral da coxa e perna e o hálux são os locais mais acometidos pela dor ciática.
O tratamento da dor ciática pode ser feito com recurso a vários meios. O tratamento aplicado depende da intensidade da dor.
Como pode ser feito o tratamento da dor ciática
O tratamento da dor ciática pode ser feito através de vários meios: com recurso a medicação, exercício físico, massagens, fisioterapia, terapias alternativas ou, em último caso, através de cirurgia.
1. Repouso
O repouso no leito é a primeira medida a ser tomada para aliviar a dor ciática.
2. Medicamentos
Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor ciática são analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Os relaxantes musculares também apresentam benefícios no tratamento deste problema.
3. Exercício físico
A realização de exercício físico ligeiro é benéfico para o tratamento da dor ciática. Numa fase inicial, os exercícios de alongamento são os mais recomendados.
À medida que a dor for diminuindo de intensidade, podem começar a ser realizados exercícios de fortalecimento muscular. Exercícios de pilates são uma ótima opção para o tratamento da dor ciática uma vez que fortalecem a musculatura da coluna e abdómen.
4. Fisioterapia
A fisioterapia é recomendada na maior parte dos casos para tratamento da inflamação e compressão do nervo ciático. Nas sessões de fisioterapia são utilizados aparelhos que aliviam a dor e a inflamação, são realizados exercícios de alongamento e fortalecimento e técnicas manuais para mobilizar o membro inferior afetado, de forma a promover a circulação sanguínea para o nervo ciático e normalizar a tonicidade muscular do glúteo e perna.
A aplicação de calor localizado sobre a zona afetada e também é, normalmente, realizada durante as sessões de fisioterapia.
Existem casos em que a dor ciática está associada a uma má postura. Neste casos, o fisioterapeuta pode recomendar a realização de Reeducação Postural Global (RPG). Este tratamento tem como objetivo a correção da postura e alongamento dos músculos envolvidos na alteração postural.
5. Terapias alternativas
Para além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções que podem complementar o tratamento da dor ciática. As terapias alternativas incluem a acupuntura e a reflexologia para alivio da dor e desconforto. A osteopatia também é uma boa forma de aliviar a dor ciática, uma vez que trata a escoliose, a hiperlordose e a hérnia discal, que estão na sua origem.
6. Cirurgia
A cirurgia é o tratamento da dor ciática mais indicado quando a dor é de grande intensidade e não cede às medidas anteriormente referidas e se houver diminuição da força muscular ou dormência persistente num dos membros.
O objetivo da cirurgia é corrigir a origem da compressão do nervo ciático. A causa mais comum é a hérnia discal e a cirurgia consiste na sua remoção e do disco intervertebral que está a provocar a compressão do nervo.
Como pode ser prevenida a dor ciática?
Devemos ter cuidados com a coluna vertebral permanentemente, evitando sobrecarregá-la e fazendo treino muscular para adotar posturas corretas, quer seja em repouso ou em movimento.
Para prevenir uma crise de dor ciática devem ser tidas em conta as seguintes recomendações:
- Fazer regularmente alongamentos dos músculos das pernas e da coluna;
- Evitar o sedentarismo e praticar exercício físico regularmente para fortalecer e alongar os músculos;
- Adotar uma postura correta da coluna vertebral nas várias posições;
- Manter o peso ideal de acordo com a estatura;
- Evitar sobrecarregar a coluna com pesos excessivos.