Tal como os ravióli, os tortellini são um dos muitos tipos de massa italiana que toda a gente adora. Este prato é composto de pequenos pedaços de massa recheada, mas o formato que se dá aos pedacinhos de massa são diferentes do formato dos ravióli.
Quanto aos recheios, são todos práticos e pode escolher o que desejar. Em Itália o queijo com ervas é uma das principais opções de recheio, depois as carnes, enchidos e outras sugestões, conforme vai ver a seguir.
Receitas de Tortellini para experimentar
1. Massa fresca para tortellini
Se quiser preparar a massa em casa para que fique ainda mais saboroso o seu prato, vai precisar de um pouco de paciência, pois é morosa, porém simples. Depois pode cortar nas formas de macarrão, tortellini, capeletti e outras para congelar.
– Ingredientes –
- 300 g de farinha sem fermento
- 3 ovos M
- Sal fino q.b.
- 1 colher de sopa de azeite
- Farinha para salpicar a massa
– Modo de preparação –
- Coloque a farinha numa bancada ou tábua e faça um buraco no meio. Coloque os ovos, o sal e o azeite. Bata com a ajuda de um garfo sem desfazer as “paredes” de farinha.
- Comece a juntar lentamente a farinha com a ponta dos dedos.
- Agregue a farinha formando uma bola de massa. Trabalhe com as mãos: enrole a massa da periferia para o centro e vice-versa, de forma a esmagar e a estender a massa com a palma da mão. É um passo demorado e requer algum trabalho de braços.
- Forme uma bola de massa com textura sedosa e sem grumos. Depois, envolva-a em película aderente e deixe-a descansar no mínimo 30 minutos no frigorífico.
- Retire a massa do frigorífico e comece a trabalhá-la com o rolo sobre uma superfície limpa e polvilhada com farinha.
- Dobre a massa em formato de “envelope” e volte a estender com o rolo. Repita o processo até obter alguma elasticidade.
- A massa começa a aproximar-se da espessura pretendida. Corte pequenas porções com a faca e continue a estender. A massa está pronta quando ganhar alguma transparência. Corte-a em forma de rectângulo, descartando as pontas irregulares e já pode dar-lhe o formato desejado.
2. Massa fresca para tortellini com recheio de presunto, parmesão e manjericão
Agora que já sabe fazer a massa, veja esta sugestão completa, com o método do recheio, cheia de sabor.
– Ingredientes da massa –
- 200 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de azeite
– Ingredientes do recheio –
- 80 g de presunto cru (parma)
- 80 g de queijo parmesão ralado
- Manjericão fresco
– Modo de preparação –
- Misture e bata a farinha com os ovos e o azeite.
- Enrole a massa e leve ao frigorífico por uma hora.
- Corte em pequenos pedaços o presunto cru e misture com o parmesão ralado e o manjericão picado.
- Com a ajuda de um rolo, abra a massa deixando-a fina.
- Corte a massa em pedaços quadrados de 4 cm (utilize o cortador de pizza, será mais fácil que uma faca). Tente fazer os cortes o mais perfeito possível.
- Deixe os quadrados uns por cima dos outros (em pilha). Isso evitará que a massa se torne seca e mais fácil para moldar.
- Pegue então um quadrado, e com o dedo, molhe um pouco as bordas com a água. Coloque então o recheio (pequena quantidade) e feche uma vez o quadrado na forma de triângulo.
- Dobre pela segunda vez, trazendo a base do triângulo na ponta. Em seguida, reúna as duas extremidades no centro e sele-as pressionando.
- Quando terminar de fechar todos os tortellinis, cozinhe durante 5 minutos em água a ferver e sirva polvilhado com queijo e cebolinhos.
3. Tortellini de queijo e fiambre com espargos e presunto crocante
Esta é uma receita simples, na qual pode utilizar a sua massa fresca recheada com queijo e fiambre e estes outros sabores a acompanhar. Prepare em poucos minutos.
– Ingredientes –
- Embalagem de Tortellini de fiambre e queijo
- 100 g de espargos verdes às tiras
- 30 g de manteiga
- 20 g de presunto Speck às fatias
- 20 g de queijo Parmigiano Reggiano
– Modo de preparação –
- Coloque o presunto speck no forno a 160 °C até ficar crocante.
- Coza os tortellini em abundante água com sal, seguindo as instruções da embalagem e, entretanto, passe os espargos na frigideira com a manteiga, temperando de sal e pimenta ao seu gosto.
- Escorra os tortellini e amanteigue com o queijo Parmigiano Reggiano, recheando com o presunto speck crocante.
4. Tortellini de carne com molho de cogumelos
Se quiser comprar os tortellini já recheados para que seja mais prático, veja como preparar um delicioso molho de cogumelos para servir.
– Ingredientes –
- 500 g de tortellini de carne
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 tomates
- 50 ml de azeite
- 100 g de cogumelos
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 2 dl de vinho branco
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Manjericão q.b.
– Modo de preparação –
- Coza os tortellini em água a ferver temperada com sal, de acordo com as instruções da embalagem. Retire, escorra, passe por água fria e reserve.
- Pique a cebola, os dentes de alho e lamine os cogumelos. Pele o tomate com uma faca bem afiada e corte-o em pedacinhos.
- Numa frigideira, verta o azeite e refogue as cebolas e os dentes de alho picados. Junte os cogumelos e deixe saltearem.
- Adicione os pedaços de tomate e a polpa de tomate. Regue com o vinho e deixe apurar.
- Coloque a massa num prato de servir, regue com o molho de tomate e polvilhe com o queijo parmesão. Sirva de imediato.
5. Tortellini de ricota e espinafres com molho de tomates
A ricota é um dos queijos mais tradicionais utilizados como recheio deste prato. Já os espinafres são uma adaptação para os sabores regionais.
– Ingredientes –
- 500 g de tortellini de ricota e espinafres
- 300 g de molho de tomate
- 200 ml de natas para culinária
- 100 g de queijo mozarela ralado
- Sal e pimenta q.b.
– Modo de preparação –
- Leve uma panela ao lume com água e sal e deixar ferver. Junte a massa e deixe cozer de acordo com as instruções da embalagem.
- Num tacho, junte o molho de tomate e as natas e deixe engrossar um pouco. Retifique o tempero com sal e pimenta moída na hora.
- Escorra a massa e coloque numa assadeira. Adicione o molho de tomate com as natas e envolva. Polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar e sirva de seguida.
> As receitas contidas neste artigo foram adaptadas das páginas Pingo Doce, Petit Chef, Giovanni Rana, Cozinhar sem Stress e Sabor Intenso, respetivamente.