Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 11:00

Tonquinês: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

O Tonquinês é mais um gato que se originou a partir de duas raças, sendo a opção ideal para quem está indeciso entre um Siamês e um Burmês.

tonquinês gato

Nascido do cruzamento entre o Siamês e o Burmês, o Tonquinês herdou uma mistura das características físicas e comportamentais de ambos, resultando, para muitos, num gato que combina o melhor das duas raças.

A sua personalidade é típica de um felino oriental, com alguma teimosia à mistura, embora os admiradores da raça o qualifiquem como o mais afetuoso de todos os gatos domésticos.

Características gerais do TONQUINÊS

grupoGrupo: Gatos de pelo curto
origemPaís de Origem: América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá)
portePorte: médio
pesoPeso ideal: de 2,75kg a 5,5kg
corCor: O padrão preferido é o mink (vison), exclusivo da raça, variando entre o chocolate, o azul, o lilás e o creme. Também há padrões pointed (típico do siamês), com as extremidades do corpo pretas
lifeEsperança Média de Vida: de 10 a 16 anos
preçoPreço médio: de 500€ a 980€

Características específicas do TONQUINÊS

Embora goste de se manter longas horas ao colo, o Tonquinês é uma raça plena de energia e vontade de explorar, pelo que os donos devem tornar a casa “à prova de gato”, sobretudo quando se ausentarem. O seu caráter curioso e ativo fazem com que esteja sempre disposto a sair à rua, onde aprecia dar longos passeios, mas é preciso mantê-lo afastado dos carros, pois não tem tanta noção do perigo como outras raças felinas.

O mais importante é dar-lhe espaço e atividades para se exercitar, pois tende a ficar entediado facilmente se não tiver distrações suficientes. As suas brincadeiras constantes, por seu lado, têm a capacidade de entreter e divertir quem os observa.

Quando os donos chegam a casa, o Tonquinês costuma ir recebê-los e não é incomum vê-lo em cima dos seus ombros ou de algum outro lugar alto, pois adoram saltar.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 2Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do TONQUINÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 16 meses16 – 10 anos10 – 16 anos

Físico do TONQUINÊS

gato tonquinês deitado

O Tonquinês é um gato firme e musculoso, mais pesado do que aparenta, não sendo considerado nem esguio nem compacto. As suas pernas e cauda são compridas, esta última com o mesmo comprimento do corpo. A cabeça, mais arredondada que a do Siamês, apresenta-se mais longa do que larga.

A raça é conhecida pelos seus olhos amendoados de um azul muito claro e límpido, embora também se aceitem tonalidades de verde quando combinados com determinadas pelagens.

Temperamento do TONQUINÊS

Sociável, afetuoso e inteligente, o Tonquinês precisa de atenção e não gosta de estar sozinho, preferindo uma casa com muito movimento. É habitual vê-lo a “conversar” com os donos, de quem espera alguma reacção. Pode-se dizer que é um gato de dar, mas também de receber, até porque acreditam que a função dos humanos passa exclusivamente por mimá-lo.

Adapta-se bem a ambientes com outros animais de diferentes espécies e, para ele, tudo é um motivo de brincadeira, incluindo a cauda de um cão. A sua personalidade forte pode torná-lo um pouco teimoso e difícil de treinar.

Problemas de Saúde do TONQUINÊS

Sistema respiratórioInfeções respiratórias (mais comum nos gatinhos)
IntestinosDoença inflamatória intestinal
BocaGengivite
OutrosSensível a anestesia, sobretudo enquanto pequeno

Cuidados a ter com o TONQUINÊS

DentesEscove os seus dentes uma vez por semana para prevenir qualquer doença periodontal, usando escovas suaves
PeloEscove de 15 em 15 dias para retirar os pelos mortos. Esfregá-lo periodicamente com uma flanela ajuda a manter o pelo brilhante

Origem do TONQUINÊS

O Tonquinês é um gato que resulta do cruzamento entre o Siamês e o Burmês. Supõe-se que esse cruzamento se tenha dado de forma natural há centenas de anos, já que estas duas raças provêm de zonas muito próximas (Tailândia e Birmânia, antiga Myanmar). Gatos com características semelhantes às do Tonquinês aparecem descritos em documentos antigos do período de Ayudha, compreendido entre os anos 1358 e 1767.

Contudo, o seu verdadeiro desenvolvimento ter-se-á dado no início do século XX na América do Norte, quando a gata Wong Mau foi importada para os Estados Unidos em 1930. O objetivo dos criadores era separar a coloração castanha do Burmês, embora hoje se saiba que ela era, na verdade, a primeira Tonquinês.

Perto de 1960, já o Siamês e o Burmês eram raças bem definidas e Jane Barletta, dos EUA, decidiu criar um gato que se encontrasse no meio das duas. Para isso contou com a ajuda de Margaret Conroy, do Canadá, originando assim os primeiros exemplares tonquineses que, na altura, eram conhecidos por Siameses Dourados.

Curiosidades sobre o TONQUINÊS

Desde que o Tonquinês se tornou popular, é difícil satisfazer a procura por determinadas cores e características, sobretudo porque o seu cruzamento apresenta uma particularidade: a união de dois gatos de raça pura oferece, de acordo com as leis da genética, uma descendência homogénea do ponto de vista morfológico, mas heterogénea a nível de padrões. É muito comum encontrar numa ninhada apenas dois gatos de padrão Tonquinês por um de padrão Siamês e um de padrão Burmês.

O nome do Tonquinês refere-se à região de Tonkin, no norte do Vietname, sem razão aparente, já que a raça não tem nenhuma ligação com essa zona do mundo.

Conheça mais raças de gatos:

Artigos Relacionados