Se é para tonificar o rosto e tratar da nossa pele, temos que perceber que, quanto mais cedo, melhor, uma vez que quanto mais elástica e firme for a nossa pele, mais fácil é garantir a longevidade nos resultados futuros.
Mais cedo ou mais tarde, a flacidez no rosto começa a dar sinais, seja pela força do tempo, pela falta de cuidados diários ou mesmo por fatores externos, perdendo a pele a sua vitalidade.
A flacidez é caraterizada pela falta de tonicidade e firmeza na pele, um processo lento e progressivo, que afeta o colagénio e a elastina, compostos importantes na sustentação da nossa pele.
Felizmente, já existem várias formas de contornar este problema, seja através de exercícios caseiros ou tratamentos de rejuvenescimento facial que conseguem retardar este envelhecimento precoce.
3 truques básicos para tonificar o rosto no seu dia a dia
O primeiro passo para ter uma pele bonita e tonificada é ter alguns cuidados base e existem três formas muito importantes que, aliados a alguns tratamentos, nos vão fazer ter a pele com que sempre sonhamos.
Alimentação
Esta é uma das principais causas do estado da nossa pele, por algum motivo se diz que “a pele é o reflexo da nossa alimentação”. E, por isso, manter uma alimentação saudável ajuda-nos a ter uma pele bonita, luminosa, rejuvenescida e firme.
Devemos consumir alimentos ricos em colagénio, aminoácidos e antioxidantes, pelo que a dieta deve conter alimentos como:
- carne;
- peixe;
- ovos;
- leite;
- legumes;
- leguminosas;
- brócolos;
- espinafres;
- batata-doce:
- frutos secos;
- frutos vermelhos;
- laranja;
- kiwi;
- tangerina;
- limão.
Aliado a estes alimentos é indispensável e cientificamente provado, a ingestão de pelo menos 1,5L de água por dia. Este consumo vai aumentar a produção de colagénio e elastina, ajudando a tonificar o rosto bem como favorecer a circulação, eliminar toxinas e manter a pele saudável.
O chá verde poderá ser também uma boa opção em complemento deste consumo de água.
Suplementação
Como nem sempre é possível ingerir a quantidade necessária de todos os nutrientes e vitaminas que o nosso corpo necessita, pode ser necessário reforçar a quantidade de colagénio com a toma de suplementos alimentares.
No entanto, esta suplementação deve ser sempre aconselhada pelo seu médico ou nutricionista, consoante as suas necessidades individuais.
Ginástica facial
A ginástica facial pode mesmo ajudar a tonificar o seu rosto e atenuar algumas rugas. Basta aliar alguns dos exercícios diários, com tudo o que já foi falado anteriormente, para um rosto menos flácido e muito mais luminoso.
Não se esqueça, recomendamos que os faça com um creme hidratante para o rosto, de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.
- Para atenuar as rugas, tente mover todos os músculos do seu rosto, até aqueles que não sabia que existiam, durante 10 minutos.
- Para tonificar as maçãs do rosto, feche a boca e sopre com força de forma a fazer uma espécie de balão, repita 15 a 20 vezes.
- Massaje, com os dedos, as zonas mais flácidas do seu rosto, de forma a ativar a circulação sanguínea nessas zonas, e vá carregando, com leves batidas.
- Sorria. Sorria muito. É o melhor exercício para a nossa boca e as nossas maças do rosto.
Tratamentos estéticos para tonificar o rosto
Existem hoje vários tratamentos não invasivos para tonificar o rosto, ideais para todos – mulheres e homens. O primeiro passo é encontrar um centro especializado no assunto, de preferência um do qual tenha boas referências, e agendar uma primeira consulta de avaliação.
São exemplos os tratamentos de radiofrequência, os peelings e os liftings, para além de outros tratamentos específicos que visam revitalizar e nutrir de forma intensiva a pele do rosto, amenizando manchas, rugas e imperfeições. A par destes tratamentos, são cada vez mais comuns – e seguras – as aplicações do conhecidos botos e ácido hialurónico.
O principal cuidado a ter quando escolhe fazer tratamentos de pele é, claro, optar por clínicas especializadas nessas técnicas.