Share the post "Tomorrow: o 1.º teste pré-natal não invasivo 100% feito em Portugal"
Tomorrow é o teste pré-natal não invasivo (non invasive prenatal test – NIPT) do Laboratório de Genética Médica da Unilabs (CGC Genetics). Este é o único teste do género a ser integralmente realizado em Portugal, sem necessidade de enviar as amostras para fora do país.
Dedicado a grávidas que desejam descartar a presença de anomalias cromossómicas no feto sem recorrer a procedimentos invasivos, este teste pode ser realizado logo a partir das 10 semanas de gestação.
Viva a gravidez com mais certezas
Faça o teste Tomorrow e saiba mais informações sobre o risco do feto para as alterações cromossómicas mais comuns sem recorrer a métodos invasivos
O que é o teste Tomorrow (NIPT)?
Este teste deteta alterações cromossómicas específicas a partir do material genético presente no sangue materno. A tecnologia utilizada é designada por Sequenciação de Nova Geração (NGS).
O objetivo é rastrear a partir do ADN da unidade feto-placentária (normalmente descrito como DNA fetal) determinadas anomalias cromossómicas como a trissomia 21, conhecida como Síndrome de Down, a trissomia do cromossoma 18 (Síndrome de Edwards) e a trissomia do cromossoma 13 (Síndrome de Patau).
No entanto, também é possível a deteção de alterações numéricas dos cromossomas sexuais (Síndrome de Turner, Síndrome de Klinefelter, Triplo X, Duplo Y) e deleções cromossómicas parciais (perda de uma porção de um cromossoma) superiores ou iguais a 7Mb. Com este teste, a grávida tem também a opção de ficar a saber o sexo fetal, se assim o desejar.
Este procedimento pode ser feito logo a partir da 10.ª semana de gestação e serve, essencialmente, para avaliar o nível de risco de o bebé ser portador destas anomalias cromossómicas. Em função do grau de risco, ajuda a determinar se é necessário ou não partir para a execução de um teste invasivo, como a amniocentese, de modo a chegar a um diagnóstico.
Viva a gravidez com mais certezas
Faça o teste Tomorrow e saiba mais informações sobre o risco do feto para as alterações cromossómicas mais comuns sem recorrer a métodos invasivos
Quais as principais vantagens?
✔︎ Deteção precoce
O teste Tomorrow pode ser realizado a partir da 10.ª semana de gestação.
✔︎ Simples e seguro
Apenas é preciso uma pequena colheita de sangue materno, que pode ser feita a qualquer hora do dia e sem preparação prévia. Por se tratar de um teste não invasivo (NIPT), a sua realização não envolve risco de abortamento.
✔︎ Rápido
O tempo de resposta do teste Tomorrow, o único teste pré-natal feito por um laboratório português, é de entre 4 a 6 dias úteis. Os resultados dos restantes testes NIPT existentes no mercado são normalmente obtidos entre 8 a 10 dias.
✔︎ Elevado grau de fiabilidade
É um teste rigoroso com a melhor taxa de deteção e menor taxa de falsos positivos. A taxa de deteção é de 99% no caso das trissomias. A taxa combinada de falsos positivos e falsos negativos é inferior 0,5%.
A quem se dirige?
O teste Tomorrow pode ser feito por qualquer grávida, desde que conte, pelo menos, com 10 semanas de gestão. No entanto, é especialmente recomendado a grávidas que:
- Tenham um risco acrescido no rastreio combinado;
- Tenham antecedentes pessoais ou familiares;
- Apresentem anomalias ecográficas;
- Desejam saber mais informações sobre o seu bebé.
As mais recentes recomendações da associação American College of Medical Genetics (ACMG), propõem mesmo a realização deste teste a todas as grávidas, independentemente da idade ou do grau de risco para anomalias cromossómicas.
Quanto custa o teste Tomorrow?
O preço deste teste* varia em função da opção de rastreio que escolher. Estão disponíveis três tipos de testes:
* Relativamente a possíveis comparticipações, informe-se com a sua Seguradora de Saúde.
Qual o procedimento e onde posso fazer o teste?
Para a realização do teste é necessário uma colheita de 7 a 10 mililitros de sangue materno. A colheita pode ser feita em qualquer unidade da Unilabs. Pode também realizar o teste no conforto de sua casa, efetuando o agendamento online. Em qualquer dos casos, deve fazer-se acompanhar da prescrição médica.
Após a colheita de sangue, o teste é enviado para o laboratório de genética médica da Unilabs, no Porto. O resultado é depois encaminhado para o médico e, no caso de um resultado sem anomalias detetadas, poderá ser também enviado à grávida de acordo com a opção tomada pelo prescritor.
Para marcar ou saber mais informações sobre este teste pré-natal, consulte o site da Unilabs.