Com a correria do dia-a-dia é muito fácil que se esqueça de tomar a pílula. No entanto, se a intenção é evitar uma possível gravidez, isto torna-se um problema.
O esquecimento da toma da pílula pode causar uma desregulação no ciclo menstrual e aumenta a probabilidade de ocorrer uma ovulação fora do tempo que pode resultar em gravidez.
Como funciona a pílula
A pílula é um método contracetivo com elevado nível de eficácia. Se for administrada corretamente, este método apresenta um grau de eficácia de cerca de 99%. Cada comprimido contém hormonas sintéticas similares às produzidas nos ovários: o estrogénio e a progesterona.
Estas hormonas fazem com que os ovários fiquem em repouso. Por este motivo, inibem a ovulação e a mulher que toma a pílula não tem período fértil e assim, não engravida.
Eficácia da pílula
Para que o efeito contraceptivo da pílula seja eficaz, esta deve ser tomada todos os dias à mesma hora. No entanto, também há a possibilidade de tomar algumas horas antes ou depois sem que a sua eficácia seja alterada de forma significativa.
A eficácia é alterada de forma considerável se a mulher a toma mais de 24 horas depois da hora habitual. No entanto, o importante é não parar de tomar os comprimidos. O fato da mulher se esquecer de tomar um comprimido em qualquer altura do ciclo, não é considerado problema. Caso isto aconteça, a mulher continua protegida.
Contudo, se se esqueceu de tomar a pílula durante 2 dias seguidos, ou se iniciar a carteirinha 2 ou mais dias depois do habitual, isto pode diminuir o seu efeito contracetivo.
Como atuar em caso de esquecimento?
1. Esqueceu-se de tomar um comprimido
Deve continuar a tomar os comprimidos como o habitual.
Neste caso não há a necessidade de usar nenhum método contracetivo adicional. No entanto, se já tiverem passado mais de 24 horas desde que devia ter tomado a pílula, deve tomar 2 comprimidos de uma vez.
2. Esqueceu-se de tomar dois ou mais comprimidos
Se a carteirinha ainda tiver 7 ou mais pílulas para aministrar, deve tomar 2 comprimidos imediatamente (o esquecido e o do próprio dia). Após isto, deve continuar a tomar a pílula, como habitualmente.
Se restam menos de 7 comprimidos, deve acabar a carteirinha e iniciar uma nova no dia seguinte. Isto deve ser feito sem o intervalo habitual de 7 dias de entre embalagens.
No caso de se ter esquecido de 2 ou mais pílulas, deve recorrer a um método contracetivo adicional como o preservativo ou não ter relações sexuais durante os 7 dias seguintes. Nesta situação, corre o risco de uma possível gravidez.
3. Esqueceu-se de tomar a pílula na primeira semana
Se o esquecimento foi na primeira semana da toma da pílula, deve usar um método contracetivo adicional ou abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes ao dia do esquecimento.
Se teve relações sexuais desprotegidas durante esta semana, está sob o risco de gravidez. Neste caso, pode recorrer a contraceção de emergência.
4. Esqueceu-se de tomar a pílula na segunda semana
No caso de se esquecer de tomar 2 ou mais comprimidos na segunda semana da toma da pílula, não precisa de utilizar a pílula do dia seguinte (contracetivo de emergência).
No entanto, deve utilizar preservativo ou abster-se de ter relações sexuais durante os 7 dias seguintes para evitar uma gravidez não desejada.
5. Esqueceu-se de tomar a pílula na terceira semana
Se se esqueceu de administrar a pílula na terceira semana, não precisa de tomar o contracetivo de emergência. Contudo, é necessária a utilização de um método contracetivo adicional, como o preservativo ou a abstinência, durante os 7 dias subsequentes ao esquecimento.
É recomendado ainda que termine a embalagem atual e inicie uma nova no dia seguinte. Deve fazer isto sem fazer a interrupção habitual de 7 dias entre as embalagens.