O teste de ovulação é um teste qualitativo, indicado para medir o aumento da hormonal luteinizante na urina, e prever o momento provável da ovulação.
Quando o resultado do teste é positivo, indica que está a chegar o momento da ovulação, garantindo que está dentro do período de maior fertilidade e que, portanto, é a melhor altura para a fecundação. Ao conhecer estes dados, é mais fácil encontrar a altura ideal para tentar engravidar.
Explicamos melhor como funciona este teste, neste artigo.
Teste de ovulação: esclarecimentos essenciais
Como funciona o teste de ovulação?
A ovulação ocorre quando o óvulo se solta dos ovários da mulher. O óvulo passa para as trompas de falópio, onde se prepara para ser fecundado.
Para que a mulher fique grávida, o óvulo deve ser fecundado por um espermatozóide nas 24 horas seguintes à ovulação. Previamente, o corpo produz uma maior quantidade da hormona luteinizante (LH).
O aumento da quantidade da LH desenvolve a ovulação. O teste funciona como um método que ajuda a prever o momento da ovulação e o pico da fertilidade e, portanto, o melhor período para engravidar.
Como recolher as amostras de urina?
Para recolher as amostras e realizar o teste de ovulação, deve obedecer ao seguinte procedimento:
- Recolher a urina todos os dias à mesma hora. A amostra deve ser colocada num recipiente limpo e seco, de plástico ou vidro;
- Não usar como amostra a primeira urina do dia;
- Reduzir o consumo de líquidos 2 horas antes da recolha da amostra;
- O teste deve ser feito imediatamente depois da recolha da urina.
Quando deve começar com os testes?
Para determinar quando começar com os testes, deve saber a duração do seu ciclo menstrual. O ciclo deve ser contado desde o primeiro dia do período, até ao dia anterior ao da próxima menstruação.
A Clearblue ajuda a calcular quando deve fazer o teste de ovulação. Consulte aqui a ferramenta que o pode ajudar.