Os terriers foram inicialmente criados para serem cães de caça à raposa, ratos e fuinhas. São cães pequenos mas destemidos e resistentes. Têm uma personalidade energética e hiperativa.
Terriers – Grupos FCI
A Federação Cinológica Internacional (FCI) é responsável pelo estudo dos cães e suas raças, de forma a aperfeiçoar a sua morfologia e temperamento. Foi fundada em 1911 pela Alemanha, França, Bélgica e Países Baixos.
A FCI divide as raças em 10 grupos distintos de acordo com a sua função, história ou tipo físico.
O grupo 3 é constituído por cães de caça de toca, oriundos da Grã-Bretanha.
Raças de cães terriers
Secação 1 – Terriers de tamanho grande e médio
- Airedale Terrier
- Bedlington Terrier
- Border Terrier
- Deutscher Jagdterrier
- Fox Terrier de pêlo cerdoso
- Fox Terrier de pêlo liso
- Glen of Imaal Terrier
- Irish Terrier
- Kerry Blue Terrier
- Lakeland Terrier
- Manchester Terrier
- Parson Russel Terrier
- Soft Coated Wheaten Terrier
- Terrier Brasileiro
- Welsh Terrier
Secção 2 – Terriers de tamanho pequeno
- Australian Terrier
- Cairn Terrier
- Cesky Terrier
- Dandie Dinmont Terrier
- Jack Russel Terrier
- Norfolk Terrier
- Norwich Terrier
- Scottish Terrier
- Sealyham Terrier
- Skye Terrier
- Terrier Japonês
- West Highland White Terrier
Secção 3 – Terriers do tipo Bull
Secção 4 – Terriers de companhia
- Black and Tan Toy Terrier
- Silky Terrier
- Yorkshire Terrier
Terriers – Caraterísticas
Os terriers são cães muito energéticos. Adoram explorar o ambiente, especialmente se forem buracos ou túneis e adoram eles próprios escavar buracos na terra.
Todos os cães gostam de brincar, mas os terriers são cães que gostam especialmente de brincadeira. Ladram bastante em momentos de excitação, são persistentes, determinados e perspicazes.
A maioria dos cães que constitui este grupo são pequenos. O seu pêlo é longo ou, caso seja curto, é um pelo duro, resistente às mais variadas temperaturas.
História
Antigamente havia uma teoria de que todos os terriers tinham origem na Grã-Bretanha.
Atualmente sabe-se que os antepassados dos terriers existiam em todo o mundo, no entanto, alguns exemplares deste grupo foram levados para a Grã-Bretanha e, por circunstâncias distintas, este local favoreceu a evolução destas variedades.
Eram criados por pessoas de poucos recursos, uma vez que na sua maioria eram cães pequenos e fáceis de manter. Este grupo de cães eram educados para serem utilizados para a caça de toca.
Temperamento
São cães extremamente energéticos e que gostam de brincar. São meigos mas independentes, confiantes e extrovertidos.
A sua função inicial de caçadores exigia que estes cães fossem duros e resistentes, e os terriers de hoje em dia herdaram estas caraterísticas dos seus ancestrais.
Exercício
Os terriers adoram o ar livre, e têm muita energia, apesar do seu tamanho. Estes cães são muito resistentes, no entanto, no que toca a exercita-los há que ter atenção, pois, devido ao seu tamanho, o exercício deve ser moderado.
Fazer pequenos passeios ao ar livre com o seu terrier diariamente é o ideal. Caso não tenha disponibilidade para tal, deve arranjar outras formas de entretenimento, como jogos ou snacks com comida para se distraírem.
Entretenimento
Os terriers gostam de destruir os brinquedos, portanto, deve ter cuidado na escolha dos brinquedos adequados pois, não devem contar peças pequenas que se destaquem e que o seu cão possa engolir.
Gostam de jogar jogos em que se esconde a comida, para isso pode usar brinquedos como kong, ou dar asas à sua imaginação e construir os brinquedos utilizando caixas de cereais ou garrafas de plástico.
A maioria dos terriers adora perseguir e saltar para cima de objetos em movimento, devido ao seu instinto de caçador.
Os brinquedos de tração são também uma excelente opção para brincar com o seu terrier.
Os cães desta raça geralmente dão-se bem ao passar algum tempo em casotas exteriores ou interiores criadas para eles. Pode colocar um cobertor por cima de forma a formar uma “toca”, pois é algo que verdadeiramente apreciam, seja para eles próprios desfrutarem de algum tempo sozinhos como para guardarem as suas coisas e se sentirem seguros.
Treino
Os terriers são cães que se focam muito em determinada coisa. Quando estão entretidos a fazer uma perseguição, ou se virem outro cão, podem deixar de ouvir o seu tutor. Desta forma, é extremamente importante que se treine desde cedo o “chamamento”.
Como são cães muito reativos a ruídos ou emoções, como por exemplo quando o dono chega a casa e ficam felizes, os terriers tendem a ladrar muito. Por esta razão, deve ensinar o seu cão a “ladrar” e a “calar” à sua ordem, para evitar que ladre em horas ou locais inconvenientes.
Por terem nos seus genes o instinto de caça, mesmo terriers que nunca caçaram, têm tendência para se mostrarem fortes perante os outros animais. Desta forma é importante uma boa socialização enquanto são cachorros.
Conclusão…
Os terriers são cães pequenos mas extremamente energéticos e extrovertidos. São cães cujo instinto é de caça e portanto tendem a ter preferência por jogos em que fazem perseguição, e adoram passear ao ar livre onde possam explorar a vegetação rasteira e escavar buracos.
Caso tenha um terrier ou esteja a pensar em adquirir um, deve estar ciente que são cães que requerem treino e exercício diário para serem felizes. Ou em último caso, deve pensar em outros jogos ou maneiras de o manter entretido no dia-a-dia.
Conheça mais raças de cães:
- Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieirs Suiços)
- Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços
- Grupo 4 – Baixotes
- Grupo 5 – Cães tipo Spitz e do tipo Primitivo
- Grupo 6 – Cães de levante e corso e raças semelhantes
- Grupo 7 – Cães de parar
- Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
- Grupo 9 – Cães de Companhia e Toy
- Grupo 10 – Galgos (lébreis)
- Grupo 11 – Cães sem raça definida