Share the post "Terapêuticas para deixar de fumar: substituição de nicotina ou medicação?"
Porque deixar de fumar é difícil, é importante ter acesso a toda a informação de modo correto para conseguir levar a tarefa com sucesso e até ao fim. Para complicar, são ainda diversas as terapêuticas para deixar de fumar.
Embora, algumas pessoas consigam deixar de fumar sozinhas, para a maioria é difícil fazê-lo. Além disso, ao utilizar terapêutica que auxilia a deixar de fumar, duplica as hipóteses de deixar de fumar de forma bem-sucedida comparativamente com fazê-lo apenas com a força de vontade. Posto isto, vejamos as mais eficazes, são duas as principais formas para deixar de fuma
TERAPÊUTICA DE SUBSTITUIÇÃO DE NICOTINA
Deixar de fumar sem ajuda, tratamento ou medicamentos pode ser especialmente difícil, porque está a lidar com os sintomas físicos da privação ao mesmo tempo que está a alterar a sua rotina. Assim, uma das formas para deixar de fumar é através da chamada Terapêutica de Substituição de Nicotina.
O que a Terapêutica de Substituição de Nicotina faz, é libertar a nicotina na dose terapêutica na corrente sanguínea, em níveis muito mais baixos do que os do cigarro, sem o alcatrão, o monóxido de carbono e outras substâncias químicas prejudiciais presentes no fumo do tabaco.
Os sintomas de privação da nicotina podem ser complicados – e precisa de um produto que seja eficaz.
O primeiro passo é perceber qual o método mais adequado para si. Qual o que considera poder ter resultados favoráveis: Deixar de fumar imediatamente e de uma só vez? Ou deixar de fumar um cigarro de cada vez? Vejamos como se processam cada uma destas formas para deixar de fumar.
1. Deixar de fumar imediatamente
Neste caso, deverão ser usados sistemas transdérmicos. Estes sistemas são colocados diretamente na pele todos os dias à mesma hora, preferencialmente após acordar, devendo atuar durante 24 horas. São uma espécie de pensos discretos e transparentes.
Esta abordagem, com redução progressiva dos níveis de nicotina, permite-lhe reduzir gradualmente a dose do adesivo que utiliza, até deixar de estar dependente da nicotina.
2. Deixar de fumar um cigarro de cada vez
Neste caso são usadas gomas para mascar ou comprimidos para chupar e contribuem para o alívio rápido da vontade incontrolável de fumar.
A dosagem (quantidade de nicotina) por comprimido ou goma inicialmente vai depender do número de cigarros que habitualmente fumava por dia.
O objetivo é ir reduzindo ao longo do tempo a quantidade de nicotina, até já não ter mais vontade de fumar.
MEDICAMENTOS SUJEITOS A RECEITA MÉDICA
Com a ajuda de um médico, pode ainda optar por iniciar a toma de medicamentos que são indicados para a cessação tabágica em adultos.
Com este tratamento, os doentes bem-sucedidos param de fumar no final das 12 semanas. No entanto, é um tratamento que possui mais reações adversas (nomeadamente cardiovasculares), pelo que não pode ser utilizado por todas as pessoas.
O efeito deste medicamento é conseguido através da ligação aos recetores da nicotina, impedindo a estimulação do sistema nervoso central, diminuindo assim a vontade de fumar.
E relativamente ao medo de engordar ao deixar de fumar?
Pode sentir-se tentado a comer mais quando deixa de fumar por várias razões, de entre as quais:
- Sente falta da ação de levar a mão à boca no ato de fumar;
- Confunde a vontade de fumar com fome.
Para combater estas duas situações, o ideal é:
- Ter alimentos saudáveis (como legumes e frutas) à mão;
- Utilizar as gomas para mascar ou comprimidos para chupar medicamentosos.