A tensão arterial ou pressão arterial é um bom indicador da saúde cardiovascular. O controlo deste sinal vital depende de um mecanismo complexo, que inclui a regulação pelo sistema nervoso (nervos), coração, vasos sanguíneos e rins.
O que é a tensão arterial?
Em condições normais, o coração bombeia sangue com uma frequência de 60 a 80 batimentos por minuto, para que o oxigénio e os nutrientes necessários ao normal funcionamento do nosso organismo sejam distribuídos a todas as células do corpo humano.
A pressão arterial, mais conhecida por tensão arterial corresponde à pressão exercida pelo sangue bombeado pelo coração contra as paredes das artérias. O sangue flui através do sistema circulatório devido a mudanças de pressão, permitindo que o sangue circule por todos os órgãos.
Durante o dia, a pressão arterial sofre variações que podem ser consideradas normais, uma vez que permitem a adaptação do organismo a situações extremas, como o exercício e o repouso.
Quais os tipos de pressão arterial existentes?
A tensão arterial é dividida em dois valores, a pressão arterial sistólica (valor máximo) e a pressão arterial diastólica (valor mínimo) e é medida em milímetros de mercúrio (mmHg).
1. Pressão arterial sistólica
Corresponde ao valor mais elevado da medição e é o valor da pressão no reservatório existente, no instante em que o coração se contrai.
2. Pressão arterial diastólica
Corresponde ao valor da pressão nas artérias no momento em que o coração relaxa, sendo o valor mínimo da tensão arterial.
O que deve fazer na hora de medir a tensão arterial
Está comprovado cientificamente, que a pressão arterial medida no consultório médico é geralmente superior à tensão arterial avaliada fora do consultório, o que tem sido atribuído ao fator ansiedade, ao “efeito bata branca”.
Saiba quais são os passos para obter uma medição da tensão arterial correta:
- A avaliação da tensão arterial deve ser realizada com a pessoa sentada;
- No caso de ser num consultório, deve-se explicar o procedimento à pessoa;
- Não deve estar de bexiga cheia;
- Não deve praticar exercício físico nos minutos anteriores à avaliação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas, café, alimentos;
- Não fumar nos minutos anteriores;
- De preferência, deve descansar 5 a 10 minutos num ambiente calmo, com temperatura agradável.
De quanto em quanto tempo deve medir a pressão arterial?
Os adultos e idosos, sem doenças associadas à tensão arterial, devem fazê-lo pelo menos uma vez por ano. Às crianças recomenda-se nas consultas pediátricas, já as grávidas devem avaliar em todas as consultas pré-natal.
Fatores que influenciam a tensão arterial
A tensão arterial não é constante, existindo fatores que influenciam essa tensão continuamente. Até mesmo sob as melhores condições, essa pressão muda a cada batimento cardíaco.
1. Idade
Os níveis de pressão arterial variam completamente no decorrer da vida.
2. Stress
A ansiedade, medo, dor e o stress emocional resultam em estimulação, fazendo aumentar a frequência cardíaca (vezes que o coração bate), logo aumenta a tensão arterial.
3. Sexo
Depois da puberdade, os homens apresentam valores de tensão significativamente mais elevados. Após a menopausa, as mulheres apresentam valores mais altos do que os homens em idade igual.
4. Variação diária
Ao longo do dia a pressão arterial varia completamente. Durante o sono atinge valores mais baixos. Quando a pessoa acorda, ocorre um aumento repentino da tensão arterial. A pressão é mais alta durante o dia e mediante as atividades elaboradas.
5. Atividade e Peso
A obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento da hipertensão (tensão alta). Na prática de exercício físico há um aumento na procura do organismo por oxigénio, o que faz com que a pressão arterial aumente.
6. Tabaco
Fumar resulta num estreitamento das veias, logo a pressão sanguínea é maior.
Em suma…
A regulação da pressão arterial é uma das funções fisiológicas mais complexas do organismo, pois depende das ações que o nosso organismo assimila dos sistemas cardiovascular (coração), renal (rins), neural (nervos) e endócrino (hormonas).
Para prevenir surpresas desagradáveis, é bom que conheça os valores da sua tensão arterial.