A globalização, o fácil acesso à informação e o mercado global permitem a aquisição de novos e variados produtos alimentares de acordo os gostos, as preferências e as possibilidades económicas dos consumidores.
No início de 2017, existem várias tendências de nutrição, das quais se destacam umas mais importantes e vincadas do que outras.
Vamos dar-lhe a conhecer essas mesmo.
6 Tendências de Nutrição para 2017
1. Tónicos saudáveis
São bebidas hidratantes com benefícios poderosos de saúde, devido aos ingredientes que são colocados, como por exemplo:
- o vinagre de maçã (ajuda a regular a glicemia e a promover a saúde digestiva);
- a maca (é uma planta, forte antioxidante, rica em ferro e cálcio);
- açafrão (tem comprovada ação antiviral, ant-inflamatória e auxilia na prevenção e tratamento de várias doenças).
2. Côco
Atualmente existem vários produtos de côco no mercado, como água, farinha, óleo, açúcar, manteiga e leite.
Devido às suas caraterísticas nutricionais, ao seu sabor, o óleo de coco tem sido utilizado com mais frequência na culinária, apesar de ser receomendada alguma prudência na sua utilização.
A sua gordura tem propriedades terapêuticas.
3. Skyr
É de origem islandesa, sendo um produto fermentado à base de leite, em que é retirada a gordura e são colocadas as bactérias para a realização da fermentação.
O skyr é vendido como iogurte, mas parece mais um “queijo fermentado”, sendo muito rico em proteína (17g por porção), baixo teor de gordura e apreciável quantidade de cálcio. Excelente opção para desportistas.
4. Comida japonesa e outros ingredientes
A dieta japonesa está associada a uma maior esperança de vida devido às suas características específicas (consumo de peixe, plantas e legumes).
O ponzu (molho à base de limão), o miso (ingrediente tradicional obtido através da fermentação da soja, arroz, cevada e sal) e o óleo de gergelim (é das plantas mais antigas) são condimentos japoneses que podem ganhar algum espaço permanente na sua despesa.
5. Kefir
É uma bebida resultante da fermentação do leite (vaca-exemplo comum mais utilizado, cabra, ovelha, bebida de coco, de arroz ou de soja) com grãos de kefir, que são um complexo de leveduras e bactérias.
Esta bebida, considerada um alimento probiótico, está associada ao combate de diversas doenças, desde problemas do foro nervoso (ansiedade e depressão), cardiovascular e ósseo, passando por problemas gastrointestinais, metabólicos, diabetes e obesidade.
6. Flexitarianismo
O flexitarianismo é uma combinação de duas palavras: flexível e vegetarianismo.
É um regime alimentar onde existe uma restrição, mas não de uma forma radical, a ingestão de alimentos de origem animal é substituída por outros de origem vegetal.
Este tipo de alimentação tem benefícios na redução de risco de morte por doença cardiovascular, diminui o risco de síndrome metabólica e aumenta a longevidade.