Gosta de passar tempo sozinho? Por vezes, sente necessidade de se afastar um pouco das outras pessoas? Será solidão, introversão ou apenas uma necessidade humana perfeitamente comum e saudável? Vamos descobrir!
Viver em sociedade e ter tempo para estar só
Somos muitas vezes descritos e caracterizados de acordo com o nosso comportamento social, apelidados de extrovertidos, introvertidos, solitários ou expansivos. Mas a verdade é que a maioria de nós vai oscilando entre diferentes estados de sociabilidade conforme as nossas circunstâncias de vida e os nossos estados emocionais.
Como seres humanos, sentimos necessidade de ligação e/ou dependência uns com os outros. Mesmo aqueles de nós que apreciam passar tempo a sós reconhecem a importância e envolvem-se em interações e atividades sociais.
Passar tempo sozinho não é necessariamente sinónimo de solidão. Tudo depende do motivo pelo qual alguém escolhe passar tempo sozinho. É frequente, em alguns momentos da vida, sentir necessidade de privacidade, de escapar ao stress e demandas dos outros, de preferir um estilo de vida mais sereno, com menos distrações.
A quantidade de tempo que cada pessoa passa sozinha parece variar de acordo com a sua situação de vida atual, o estilo de vida e com as exigências de tempo com que lida diariamente. Em suma, os períodos de solidão podem não ser apenas úteis, mas também saudáveis.
A importância de passar tempo sozinho: 10 vantagens
O desenvolvimento e manutenção de interações sociais positivas tem inúmeras vantagens conhecidas, tais como:
- melhorias das habilidades de comunicação e compreensão;
- maior estimulação intelectual e emocional;
- maior conhecimento sobre si mesmo com base no feedback dado pelos outros.
Será que passar tempo sozinho traz também algumas vantagens? Parece que sim! Eis algumas delas.
- Passar tempo sozinho pode ser parte importante do processo de desenvolvimento pessoal. Por exemplo, na adolescência, permite escapar de situações de julgamento de terceiros, confere tempo para processar e compreender os próprios pensamentos e sentimentos e permite afirmar a necessidade de privacidade.
- Momentos de maior isolamento podem ser importantes em altura de grandes mudanças de vida, já que garantem uma oportunidade de autorreflexão sobre os problemas e a tomada de decisão.
- Proporciona alívio das pressões sociais, o que pode resultar em maior energia/vitalidade e estados de humor mais felizes.
- Pode promover a independência e a confiança na capacidade de lidar com diferentes situações, sem depender sempre de suporte social.
- A tranquilidade que a solidão proporciona também pode conduzir a melhores comportamentos e melhorias nos relacionamentos interpessoais.
- Outra das experiências mais comuns que o tempo sozinho permite é uma maior capacidade de criatividade e maior disponibilidade de tempo para explorar valores e objetivos, sem interferências ou distrações.
- Desfrutar de tempo sozinho pode ser uma oportunidade para descobrir a própria voz já que, muitas vezes, quando fazemos parte de um grupo tendemos a concordar e a seguir o pensamento/comportamento dominante desse grupo.
- Garante tempo para pensar profundamente. As responsabilidades e os compromissos do dia-a-dia podem dar origem a listas de tarefas intermináveis, não garantindo oportunidades para refletir.
- Ajuda a resolver os problemas de forma mais eficaz. É mais difícil pensar em soluções eficazes para os problemas quando as tarefas e as outras pessoas se acumulam ao redor.
- Tem o potencial de melhorar a qualidade das relações sociais, já que passar tempo sozinho garante um maior autoconhecimento, uma maior auto compreensão e uma clareza de pensamento sobre sentimentos, escolhas e objetivos de vida.