No seu conjunto, o seu sistema imunitário faz um trabalho notável ao defendê-lo contra os microrganismos causadores de doenças.
No entanto, às vezes, podem ocorrer falhas: um microrganismo invade com sucesso o organismo, deixando-nos doentes. É possível intervir neste processo e fortalecer o sistema imunitário? E se melhorar a alimentação? Fazer outras mudanças de estilo de vida, quer através de hábitos saudáveis, alimentação ou pela toma de suplementos para fortalecer o sistema imunitário pode conduzir a uma resposta imunitária mais capaz e quase perfeita.
COMO ADOTAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?
A primeira linha de defesa ao alcance de cada um, é escolher um estilo de vida saudável. Este é um passo de extrema importância para manter o sistema imunitário naturalmente forte e saudável. Atente nestas medidas:
- Não fumar;
- Adotar uma dieta rica em frutas, vegetais, leguminosas, e com baixa gordura saturada;
- Exercitar-se regularmente;
- Manter um peso saudável;
- Controlar a pressão arterial;
- Beber álcool com moderação;
- Dormir adequadamente;
- Tomar medidas para evitar a infeção, como lavar as mãos com frequência e cozinhar completamente as carnes;
- Fazer exames médicos regularmente.
OS 6 MELHORES SUPLEMENTOS PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO
1. VITAMINA C
Este é um clássico suplemento para fortalecer o sistema imunitário. Níveis baixos de vitamina C enfraquecem o sistema imunológico, por isso é recomendável consumir vitamina C em conjunto com o medicamento para combater a gripe, ou preferencialmente, antes da gripe, de forma preventiva.
De acordo com agências europeias, a recomendação de consumo diário de vitamina C para um jovem saudável e não fumante é 80 mg. Está estudado que 30% da população não consome esta quantidade na sua alimentação normal. Além disso, esta quantidade não é suficiente para restaurar um sistema imunológico comprometido.
Quando na presença de um estado gripal, recomenda-se a suplementação com 1 a 2g de vitamina C diariamente. Como exemplo de alimentos ricos em vitamina C temos o camu-camu, acerola e caju com mais vitamina C por porção que a laranja e limão.
2. ZINCO
Este mineral essencial, que atua como um antioxidante no corpo, mantém o sistema imunitário fortalecido. Estudos também demonstram que o zinco pode ajudar a reduzir a duração das gripes e constipações.
Boas fontes alimentares de zinco incluem carnes magras, peixe, marisco, ovos, sementes de abóbora, e girassol, centeio, aveia, cereais integrais, leguminosas, gengibre, salsa, cogumelos, levedura de cerveja e gérmen de trigo.
As doses diárias recomendadas de zinco são 10–12 mg /dia, e as doses máximas para a população geral rondam as 40 mg/dia.
3. PROBIÓTICOS
Bastantes conhecidos essencialmente por ajudar a promover a saúde intestinal adequada, os probióticos também têm alguns benefícios menos conhecidos, mas comprovados, como a capacidade de fortalecer seu sistema imunitário.
Cerca de 70% das células do sistema imunitário estão no nosso intestino. Os probióticos ajudam a torná-los significativamente mais fortes e melhores na luta contra a infeção.
O probiótico mais comum, L. acidophilus, está presente naturalmente em alimentos como iogurte, kefir, mas também estão disponíveis em forma de cápsula ou saquetas nas farmácias.
4. SPIRULINA
É uma microalga extremamente rica em proteínas, contém cerca de 85% a 95% de proteína digerível. Possui ainda vitaminas A, D, B2, B6 e B12 e é forte em antioxidantes (betacaroteno, clorofila e ficocianina).
A toma de spirulina é útil na manutenção da saúde, como fonte de energia, na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares e infeções e no alívio de sintomas menstruais. Constitui, assim, um completo suplemento para fortalecer o sistema imunitário.
É possível comprar a spirulina em pó e comprimidos. Seja qual for a forma de administração selecionada, a dose recomendada é de 8g por dia.
5. GENGIBRE
Usado principalmente na Índia, tem uma variedade de benefícios comprovados, desde a regulação do açúcar no sangue até ao fortalecimento do sistema imunitário.
Como planta medicinal, é uma das mais antigas e populares do mundo. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados como em doces. Pode ser usado de diversas formas: fresco, seco, em conserva, em cápsulas (em pó) ou cristalizado.
6. ALHO
Numerosos estudos mostram que o alho possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias que podem ajudar a estimular o sistema imunitário. Na verdade, um estudo na revista Advances in Therapy informou que os indivíduos que tomavam um suplemento diário de alho tinham menos constipações.
Devemos assim adicionar o alho fresco às refeições, cortados ou picados. Existem também diversos suplementos de alho com a dose diária ideal que ajudam de forma mais direta a fortalecer o sistema imunitário.