A intolerância à lactose define-se como a incapacidade total ou parcial para digerir a lactose, o açúcar presente no leite, devido à produção insuficiente da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.
Felizmente, no mercado atual, existem já diversos alimentos substitutos do leite para intolerantes à lactose.
Intolerância à lactose: como se desenvolve?
O intestino delgado é o órgão onde ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes, sendo também o responsável pela produção de uma enzima chamada lactase.
Como o organismo não consegue absorver a lactose quando esta está inteira, a lactase tem como função decompor a lactose em dois açúcares mais simples, a glicose e a galactose, de modo a que sejam absorvidos e utilizados para produção de energia.
No entanto, para que este processo ocorra de forma eficaz é necessário produzir lactase suficiente para digerir a lactose presente nos alimentos, algo que não acontece nas pessoas com intolerância à lactose.
Neste contexto, é ainda importante referir que a produção de lactase tende a diminuir após o período de amamentação, sendo este um processo natural que ocorre como uma adaptação genética às mudanças dos hábitos alimentares, em que gradualmente se vai aumentando o consumo de alimentos sólidos em detrimento do leite.
Qual o tratamento para a intolerância à lactose?
Os sintomas de intolerância à lactose podem ser facilmente minimizados ou até mesmo eliminados com a redução ou eliminação da ingestão de lactose, de acordo com o grau de intolerância.
Note-se que, a maior parte das pessoas que sofre de intolerância à lactose, consegue tolerar uma dose de cerca de 12g de lactose por dia.
Neste sentido, a primeira medida para evicção dos sintomas é a diminuição dos principais alimentos com lactose, mais precisamente o leite e, em alguns casos, os derivados.
Contudo, é importante salientar que, por norma, o queijo e os iogurtes possuem quantidades de lactose muito mais reduzidas, sendo bem tolerados por quem sofre desta condição.
Para os quadros mais complicados de intolerância à lactose existem medicamentos contendo a enzima lactase e que podem ser tomados em conjunto com as refeições.
Que alimentos contêm lactose?
A lactose encontra-se, como já referido, no leite e derivados (iogurte e/ou queijo), podendo ainda ser parte integrante de outros alimentos pouco expectáveis, como:
- Leite condensado e em pó;
- Gelados;
- Cereais de pequeno-almoço;
- Margarina;
- Molhos (incluindo molho bechamel e natas);
- Bolachas, bolos e doces;
- Enchidos (incluindo alguns fiambres);
- Alguns suplementos vitamínicos e minerais.
Neste sentido, é muito importante ler os rótulos para confirmar a sua presença.
Alimentos substitutos do leite para intolerantes à lactose
Devido ao número crescente de pessoas com intolerância à lactose, existe, atualmente, uma panóplia de produtos substitutos do leite para intolerantes à lactose.
De seguida, indicamos-lhe algumas opções.
1. Leite sem lactose
Como não podia deixar de ser, o primeiro alimento desta lista de substitutos do leite para intolerantes à lactose é o próprio leite, mas sem lactose.
No caso deste leite, a lactose é previamente desdobrada nos seus componentes mais simples – glicose e galactose –eliminando os sintomas provocados pela sua má digestão.
2. Queijos sem lactose
No mesmo sentido, existem também derivados do leite sem lactose como o queijo cujas alternativas existem já nas versões meio gordo e magro, o que permite abranger um leque mais alargado de pessoas.
3. Iogurtes
Os iogurtes são um excelente alimento do ponto de vista nutricional com probióticos essenciais para o bom funcionamento da flora intestinal. São uma ótima opção para incluir ao pequeno-almoço ou nas refeições intermédias, fáceis de transportar e com um teor proteico interessante.
4. Bebidas vegetais
São os substitutos do leite para intolerantes à lactose mais frequentes, embora, na sua generalidade, possuam muito mais hidratos de carbono (sob a forma de açúcar na maioria dos casos) e menos proteína do que o primeiro.
Como tal, não são verdadeiros substitutos do leite, mas sim uma alternativa para de vez em quando e sempre optando pela versão com teor de açúcar reduzido.
5. Tofu
Se alargarmos mais o leque de opções, chegamos ao tofu, também conhecido como “queijo de soja”. Neste caso, o teor de lactose é nulo, sendo o conteúdo proteico bastante interessante.
Em suma
Como se pode constatar, a oferta e variedade de produtos sem lactose alternativos ao leite de vaca original é, hoje em dia, muito grande, permitindo realizar um dia a dia com produtos diversos e de sabor muito agradável.