A Fundação Bissaya Barreto disponibiliza uma linha de atendimento e apoio telefónico, que batizou como SOS Pessoa Idosa.
A linha SOS Pessoa Idosa pretende sinalizar casos de pessoas idosa que se encontrem em situação de violência física, emocional, sexual, exploração material ou abandono.
O programa da Fundação Bissaya Barreto, instituição sediada em Coimbra, visa apoiar as pessoas com mais de 65 anos, prestando-lhe um serviço personalizado e de proximidade através de três valências: uma linha de atendimento telefónico, um serviço de atendimento direto e personalizado e um gabinete de mediação familiar.
Continue a ler para saber mais.
Programa SOS Pessoa Idosa: como é desenvolvido o trabalho?
No desenvolvimento do programa SOS Pessoa Idosa, a fundação articula, sempre que necessário, respostas e linhas de ação com os parcerias da rede Violência Informação Investigação Intervenção, à qual pertencem a Administração Regional de Saúde do Centro, o Centro Hospital e Universitário de Coimbra, o Comando Distrital da PSP de Coimbra, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, entre outros.
Atendimento Telefónico
O SOS Pessoa Idosa é um serviço que escuta, esclarece e apoia as vítima de violência, através do número 800 990 100. O anonimato das pessoas que apelam e pedem ajuda é garantido.
Quem contacta a linha, será atendido por um profissional que se compromete a ouvir, com atenção, respeito e compreensão, a situação que lhe será exposta.
Atendimento Direto
Para quem prefere um atendimento presencial, pode expor a sua situação num atendimento personalizado, desde que previamente marcado.
Em caso de necessidade, a Fundação compromete-se a deslocar os seus profissionais ao seu domicílio.
Mediação Familiar
Se está a viver uma situação de conflito familiar, pode solicitar ao SOS Pessoa Idosa a prestação de apoio de um profissional preparado.
O mediador familiar tem como função cooperar, de forma confidencial e com respeita pela família, na construção de um acordo que melhor satisfaça os interesses das pessoas envolvidas.