Sintra é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Lisboa. Com cerca de 38000 habitantes, é um dos municípios mais populosos do país e dos que recebe mais visitas de turistas.
Declarada Património Mundial pela UNESO, em 1995, Sintra possui monumentos e locais que lhe vão tirar o fôlego: o Castelo dos Mouros, o Cabo da Roca e o Palácio Nacional são algumas das suas principais atrações.
Está com vontade de conhecer esta vila? Vamos fazer-lhe um roteiro para aproveitar a cultura de Sintra, a beleza das suas paisagens, as cores das suas ruas.
O que visitar em Sintra?
Sintra é uma vila com muita oferta turística e cultural. Uma das primeiras coisas a fazer em Sintra é conhecer o centro histórico, um local mágico e cheio de beleza. Aproveite para tomar um café na Praça da República e apreciar as belas ruas da vila, enquanto ganha energia para o resto da visita. Vamos lá!
Palácio Nacional de Sintra
Localizado na freguesia de São Martinho, no centro histórico da vila, é um monumento incontornável e único pelo grande valor histórico, artístico e arquitetónico que possui. Já foi um dos palácios reais e é hoje utilizado para fins turísticos e culturais.
De todos os palácios mandados construir pelos monarcas portugueses, ao longo da Idade Média, apenas o Palácio Nacional de Sintra chegou aos dias de hoje praticamente intacto, mantendo a sua essência desde meados do século XVI. Este monumento tem detalhes da arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. É considerado um exemplo da arquitetura orgânica existente em Sintra.
A fisionomia e a decoração do palácio são únicas: a organização intimista dos pátios interiores a céu aberto; as janelas com arcos; os azulejos ricos em padrões geométricos; a disposição dos espaços em altura vão com certeza impressioná-lo.
Se quer conhecer um pouco mais da história deste local, agende a sua visita aqui.
Castelo dos Mouros
Situado numa rocha isolada no alto da Serra de Sintra, esta edificação foi construída pelos árabes em torno do século X, após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois da reconquista cristã.
Este castelo em ruínas, de enorme importância militar, permite admirar, ao longo dos seus caminhos, entre penedos e penhascos, uma paisagem exuberante que se estende até ao Oceano Atlântico: vai poder admirar a vila, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena. Vai querer ficar aqui longas horas!
Entre florestas densas e exuberantes da Serra de Sintra, em torno das muralhas antigas, o Castelo dos Mouros é uma atração turística bastante popular na zona. É muito diferente dos outros palácios da cidade, daí ser bastante recomendável a sua visita.
Para mais informações visite o site.
Cabo da Roca
É um dos lugares turísticos mais impressionantes de Sintra. Um cabo situado no ponto mais ocidental da Europa continental.
O penhasco emerge do Oceano Atlântico a cerca de 140 metros do nível do mar. Surpreenda-se com esta vista espantosa. Está integrado no Parque Nacional de Sintra-Cascais, que engloba uma vasta área de interesse natural e beleza paisagística que vai desde a Cidadela de Cascais até à foz do rio Falcão.
Partindo do Cabo da Roca é possível seguir vários trilhos. Aqui vai deparar-se com uma paisagem espantosa, um imponente farol e várias infra-estruturas. É neste local que se encontra uma das espécies vegetais mais raras, a “armenia pseudoarmeria”. De fácil acessibilidade, são inúmeras as pessoas que o visitam.
Palácio da Pena
Este palácio é um exemplo máximo da arquitetura romântica portuguesa, sendo o primeiro da Europa deste estilo, construído no século XIX.
Situado no alto de uma colina de 500 metros de altura, a sua localização torna-o ainda mais importante e imponente. É rodeado por uma zona de grande beleza natural, aproveite para a apreciar.
“Perca” horas numa visita ao Palácio da Pena, e conheça um pouco sobre os antigos proprietários da edificação e a sua vida. O interior da palácio foi mantido, sendo possível ver objetos pessoais do rei e da rainha e as salas luxuosamente decoradas. Aprecie o exterior do palácio, bastante colorido e atrativo.
Depois de conhecer este monumento, sente-se numa das mesas do terraço com vista para o parque e relaxe.
Quinta da Regaleira
Situada no centro histórico, a Quinta da Regaleira é um dos monumentos mais surpreendentes da Serra da Sintra. Construída entre 1904 e 1910, aqui predominam os estilos neo-manuelino e renascentista. A propriedade já passou por vários donos.
Considerada Património da Humanidade pela UNESCO, esta situada no meio de uma floresta, cercada por jardins luxuosos com poços, grutas, fontes e várias edificações. Passeie pelos jardins, onde poderá ver várias referências à mitologia, ao Olimpo, a Dante, a Camões.
Das várias atrações, destacam-se a Torre da Regaleira, a Capela da Santíssima Trindade, a Gruta da Leda, o Poço Imperfeito e o Poço Iniciático.
O QUE COMER?
Nesta vila vai encontrar excelentes restaurantes, bares e padarias onde poderá saborear as melhores iguarias de Sintra.
Aconselhámo-lo a ir ao Piriquita. Experimente as queijadinhas de Sintra, uma tortinha doce feita de queijo ou requeijão, leite e açúcar. Não deixe de provar o famoso travesseiro, o doce tradicional de Sintra, feito à base de massa folhada, amêndoas, canela, gema de ovo e farinha. Ideal para o pequeno-almoço ou lanche.
Não deixe de conhecer o Alcobaça, onde é servida comida tradicional portuguesa por preços bastante acessíveis: experimente as sardinhas fritas, acompanhadas pelo vinho da casa.
ONDE FICAR?
Sintra oferece uma grande variedade no que diz respeito ao alojamento. Aqui pode encontrar hotéis de duas a cinco estrelas, hotéis com luxuosas suítes, hotéis de grandes cadeias internacionais…mas também locais a preços mais acessíveis, como pousadas, albergarias e pensões.
Se não estiver com o orçamento muito apertado, recomendamos-lhe o Hotel Tivoli, um hotel de quatro estrelas que fica no centro da cidade, perto das suas principais atrações. Os quartos são bastante espaçosos e oferecem ótimas vistas para toda a cidade.
Se está a pensar em algo mais em conta, opte pelos Bed & Breakfast, um hotel muito procurado pelo conforto e pelo preço. É ideal se estiver a viajar com um grupo de amigos, pois pode dividir quarto com pessoas que conhece.
Deixe-se encantar por esta cidade histórica, dona de uma beleza única. Se estiver com tempo, aproveite e dê um saltinho a Lisboa.