A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crónica e progressiva, resultante da degeneração das células situadas numa região específica do cérebro.
Em 70% dos casos a doença começa por tremor localizado. Mas os sintomas de Parkison não se ficam por aqui.
Este tremor pode ficar confinado a metade do corpo durante meses ou anos só depois se estendendo ao outro lado; pode ocorrer mesmo em repouso e desaparece quando o doente executa movimentos; pode estender-se a outras partes do corpo como a língua ou os lábios.
Mas isto é só o início de um caminho mais atribulado provocado pelos sintomas de Parkinson.
Principais sintomas de Parkinson
1. Rigidez
A rigidez é uma dificuldade de relaxação dos músculos e pode atingir qualquer grupo muscular do tronco ou dos membros.
Geralmente, a rigidez inicia-se apenas num lado, generalizando-se à medida que a doença progride, provocando uma sensação de músculos presos e limitando os movimentos.
2. Acinésia
A acinésia caracteriza-se por um atraso na iniciativa motora, refletindo um tempo de reação prolongado, execução lenta de movimentos voluntários, dificuldade de alcançar o alvo com um simples e único movimento, fadiga rápida com a execução de movimentos repetidos, incapacidade para executar acções simultâneas e incapacidade para executar acções sequenciais.
Ainda outras manifestações de acinésia são inexpressividade facial, a diminuição do volume de voz, o aumento excessivo de saliva ou ainda a micrografia (letra pequena e tremida). Os familiares descrevem os doentes como estando “parados”.
3. Desiquilíbrio
O desequilíbrio está mais vezes presente nos casos com maior tempo de evolução e pode ocorrer durante a marcha ou quando o doente muda de direcção. E este é geralmente o últimos dos sintomas de Parkinson a aparecer e talvez a manifestação da doença mais difícil de tratar.
O doente começa a adotar uma postura encurvada, com tendência para quedas regulares.
4. Dificuldades de movimentação
O sinal mais precoce de dificuldade na marcha é a diminuição do balanceio dos braços. Seguidamente o doente começará também a andar com passos curtos e irregulares.
5. Bradifrenia
Apesar da doença de Parkinson não se caracterizar por diminuição da capacidade intelectual, existe afetação da parte cerebral, já que os doentes pensam e respondem devagar mas as respostas estão certas.
Trata-se, então, de maior lentidão no processamento da informação.
Outros sintomas de Parkinson
Além de todas as alterações motoras, os pacientes com doença de Parkinson também podem desenvolver várias outras alterações, a diversos níveis:
- Perda de expressão facial ou constante expressão apática;
- Redução do piscar dos olhos;
- Alterações no discurso;
- Aumento da salivação;
- Visão turva;
- Incontinência urinária;
- Demência;
- Alterações do sono;
- Depressão e ansiedade;
- Memória fraca;
- Alucinações que podem levar á ocorrência de episódios psicóticos;
- Perda do olfacto;
- Obstipação intestinal;
- Impotência sexual.