Share the post "Investigadoras identificam 30 sintomas de COVID-19 e 35 doenças associadas"
Febre, tosse e falta de ar são alguns dos sintomas mais conhecidos da COVID-19. Todavia, muitos outros podem ocorrer em simultâneo. Esta foi a conclusão a que chegaram as investigadoras Matilde Monteiro-Soares, Daniela Ferreira Santos e Priscila Maranhão, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
Para chegar ao apuramento dos 30 sintomas e 35 doenças associadas, as investigadoras analisaram estudos com milhares de doentes com COVID-19 de várias partes do mundo (Ásia, América e Europa). Os doentes tinham idades compreendidas entre os 28 e os 70 anos.
No total, foram encontrados 30 sintomas associados à COVID-19, entre os quais se incluem alguns dos mais conhecidos, mas a lista é bastante extensa.
Além disso, a equipa portuguesa contabilizou ainda um total de 35 doenças concomitantes, relacionadas com a COVID-19, com especial prevalência de hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares frequentemente associadas.
“Concluímos que a COVID-19 pode afetar as pessoas e assumir manifestações clínicas muito diversas. Os sintomas são, de forma geral, inespecíficos e muito variáveis. Observámos desde casos assintomáticos, a situações com vários sintomas concomitantes”, afirmam as investigadoras do CINTESIS e FMUP.
As autoras perceberam que a proporção de doentes sem sintomas pode chegar aos 75%, pelo que a “identificação de características comuns, como o perfil sociodemográfico, os sintomas e a presença de doenças concomitantes, poderá agora ajudar a criar um modelo preditivo do risco de ter COVID-19, contribuindo para a definição de estratégias de rastreio e de terapêutica num futuro próximo.”
30 sintomas apurados de COVID-19
Estes são os sintomas encontrados nos estudos analisados pela equipa de investigação da UP:
- Febre
- Fadiga
- Mialgia
- Fadiga
- Anorexia
- Calafrios
- Tonturas
- Dor de cabeça
- Mal-estar
- Fraqueza
- Desnutrição
- Formigueiro cutâneo
- Artralgia
- Faringalgia
- Rinorreia
- Congestão nasal
- Congestão de garganta
- Tosse
- Dispneia
- Aperto no peito
- Dor no peito
- Diarreia
- Náuseas
- Vómitos
- Dor abdominal
- Eructação (arroto)
- Gastrite
- Irritabilidade ou confusão
- Erupção cutânea
- Aumento de linfonodos
Doenças associadas à COVID-19
As comorbidades identificadas relacionam-se com problemas em diferentes órgãos do corpo:
- Sistema endócrino: diabetes
- Sistema renal: doença renal aguda e doença renal crónica
- Sistema neurológico: AVC
- Sistema cardiovascular: doença cardiovascular e hipertensão
- Sistema respiratório: doenças respiratórias, doenças pulmonares, doença pulmonar obstrutiva crónica
Vírus com mais de 600 mutações
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) já detetou “600 mutações do novo coronavírus, no âmbito de um estudo de sequenciação do genoma do SARS-CoV-2”.
Para tal, foram analisadas cerca de 800 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras recolhidas em 116 concelhos, tendo sido detetadas centenas de mutações.
- Estudo “Identificação de aspetos clínicos de base de pacientes com COVID-19”, disponível em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.05.13.20100271v1.full.pd
- Sequenciação do genoma do SARS-CoV-2, disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/06/04/covid-19-sequenciacao-do-genoma-2/