O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, iniciando-se na coluna lombar e estendendo-se até ao hálux (dedo grande do pé). Este nervo é o responsável pelos movimentos dos membros inferiores.
A dor ciática, ou ciatalgia, surge associada à inflamação, compressão ou lesão do nervo ciático. Um dos principais sintomas da dor ciática é a dor que surge na coluna lombar ou sagrada, podendo progredir para o glúteo, parte posterior da coxa, perna e pé.
A hérnia discal na coluna lombar é o principal causador de compressão do nervo ciático. Outras origens da dor ciática incluem traumas, infeções e tumores na coluna lombar, espondilose, estenose do canal vertebral onde passa a medula, osteófitos (vulgo bicos de papagaio) ou artrose da coluna.
O que é a dor ciática?
O nervo ciático é o responsável pela inervação e movimento dos membros inferiore. A dor ciática, pode surgir em vários locais, nomeadamente a região glútea posterior, a face lateral da coxa e perna e o hálux.
A dor ciática surge, habitualmente, devido à compressão das raízes do nervo ciático na coluna lombar ou sagrada, sendo assim considerada uma radiculopatia lombar. A radiculopatia consiste na compressão da raiz do nervo na coluna vertebral.
Uma vez que um nervo é comprimido, ele fica irritado e inflamado, causando dor ao longo do seu percurso.
Quais são os sintomas da dor ciática?
Normalmente, apenas um dos membros inferiores é afetado pela dor ciática. Esta dor, tem início na região lombar ou sagrada, podendo irradiar para o glúteo, passando pela parte posterior da coxa, perna e pé.
Os principais sintomas da dor ciática são:
- Dor constante em apenas um lado que se origina na coluna lombar e irradia pela parte posterior da coxa, perna e pé;
- Dor que alivia quando a pessoa se deita ou caminha, e que agrava quando está de pé ou sentada;
- Dor descrita como sendo aguda e intensa;
- Sensação de formigueiro, dormência ou fraqueza e queimadura;
- Fraqueza ou dormência ao movimentar a perna ou o pé;
- Dor severa e súbita na perna dificultando os movimentos;
- Dor e outros sintomas nos dedos dos pés.
Em casos de maior gravidade pode surgir incontinência urinária e fecal. Nestes casos, pode ser aconselhada a realização de cirurgia para correção da lesão da coluna lombar que está a provocar inflamação do nervo ciático.
Os sintomas da dor ciática, geralmente, tendem a agravar durante a noite. No entanto, nem todos os indivíduos afetados sofrerão do mesmos sintomas e nem durante o mesmo período de tempo. Isto varia de acordo com o fator que esteve na origem da compressão do nervo ciático, que será determinante para a manifestação dos sinais e sintomas da doença.
As manifestações desta patologia surgem de igual modo entre homens e mulheres. A idade avançada é um fator que contribui para o desenvolvimento de dor ciática, uma vez que, conforme a idade avança, as estruturas da coluna podem estar sujeitas a desgastes que acabam por comprometer a medula espinhal assim como as raízes do nervo ciático.