Nem sempre é simples identificar uma situação do género. Contudo, se estivermos a par dos sinais de manipulação emocional, conseguimos com maior facilidade prevenir os seus efeitos negativos.
Para além de não ser fácil de identificar, a manipulação emocional pode trazer consequências nefastas para as pessoas manipuladas. Por isso mesmo, torna-se crucial ficarmos atentos às relações que vamos estabelecendo e que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Falamos não só de relações amorosas entre casais, como também de relacionamentos entre amigos, colegas de trabalho e família. E pode ser um tipo de manipulação mais explícita ou subtil, sendo por isso difícil de identificar em alguns casos.
Por vezes, por parecer um pouco irrelevante, a manipulação emocional pode não ser levada a sério quer pela pessoa manipulada, como por todas as outras pessoas que a rodeiam. Assim, é fundamental ficar a par dos sinais para os quais deve prestar atenção.
7 sinais de manipulação emocional: saiba o que é e como identificar
Se ainda não conhece os sinais de manipulação emocional e pensa que poderá ter um amigo a passar por uma situação semelhante, então este artigo é para si.
De uma forma geral, a manipulação emocional acontece quando alguém utiliza palavras, frases e até mesmo determinadas ações para influenciar o outro de uma forma consciente.
E, nesses casos, os manipuladores têm uma visão extremamente analítica e são, por norma, calculistas no sentido em que têm sempre na ponta da língua uma resposta para atacar na situação em questão.
Ou seja, estão sempre prontos para dar resposta perante uma conversa ou situação que pretendam distorcer ou influenciar de alguma forma.
No fundo, os manipuladores emocionais são pessoas que fazem com que tudo à sua volta aconteça da maneira como eles querem. E, para isso mesmo, conseguem fazer com que os outros acreditem que essa é a verdade absoluta.
Para que não restem dúvidas reunimos os sinais mais comuns de manipulação emocional. Tome nota.
Quando as palavras não batem certo com as ações
Qualquer manipulador emocional vai dizer aquilo que queremos ouvir. Contudo, as ações quase nunca batem certo com as palavras proferidas.
No fundo, referem que são os melhores e que vão estar sempre aqui para nos ajudar e nos dar apoio, mas assim que necessitamos, agem como se o que dizemos não fizesse qualquer tipo de sentido.
Uma situação bastante comum entre manipuladores deste género é quando nos dizem que são pessoas muito sortudas por nos terem conhecido e mais tarde agem como se fossemos um autêntico fardo e a culpa fosse nossa.
Na verdade, esta é apenas mais uma forma de afetar a nossa saúde mental.
Fazem-nos questionar a nossa sanidade mental
Quando lidamos com alguém que é um autêntico manipulador emocional, o mesmo está constantemente a insistir que um incidente não aconteceu quando na verdade aconteceu. Além disto, costumam insistir também que disseram algo que, na verdade, também nunca foi dito.
O grande problema surge porque este tipo de pessoa é tão bom a mentir e acreditar naquilo que diz que faz com que o outro acabe por questionar a sua própria sanidade.
Uma das formas mais eficazes para se livrarem dos problemas é quando insistem que tudo não passou de um delírio e que a outra pessoa está a dar asas à imaginação. Reconhece alguma situação em que a sua reação a algo foi definida como exagerada e sem sentido?
Fingem ser as vítimas em qualquer situação
Um dos sinais de manipulação emocional mais comuns é quando os manipuladores fingem ser as vítimas – porque para eles, nunca são os culpados de nada.
Independentemente do que façam (bem ou mal), a culpa está sempre do lado da outra pessoa.
São inconformados e gostam de se punir
Quando são confrontados com os seus comportamentos, os manipuladores emocionais vão demonstrar que estão inconformados e podem até mesmo recorrer à autopunição.
O que significa que frases como “não podes fazer isso comigo”, “não mereço isto” ou “de facto devo mesmo merecer todo este azar ou maldade”, são bastante frequentes nas discussões com este tipo de pessoas.
São prós a livrarem-se da culpa
Qualquer manipulador emocional é pró a tirar benefício do seu próprio sentimento de culpa. Por isso, se comentar com ele alguma coisa que o esteja a incomodar, o manipulador vai fazer com que se sinta culpado por mencionar o assunto.
Por outro lado, se nem fizer o comentário, vai ser culpado de igual forma por guardar o que pensa e quem acabará a sentir-se mal será a pessoa em questão.
Absorvem a nossa energia
Se sente que poderá estar na presença de alguém assim e que fica sem energia ao fim do dia, saiba que poderá mesmo estar a lidar com um manipulador emocional.
Claro que é crucial olharmos para todos os outros fatores à volta da situação. Contudo, os manipuladores são autênticos génios a absorverem a energia de qualquer pessoa à sua volta.
Usam os nossos pontos fracos perante qualquer um
Um verdadeiro manipulador emocional vai utilizar os seus pontos fracos em qualquer situação contra si. Por isso o ideal é nunca demonstrar as suas inseguranças perante alguém deste género.
Tudo o que souberem sobre si e até mesmo o seu estado emocional no momento vai ser alvo de conversa para o manipular e não para lhe fazer bem.
Assim, perante alguém com estes traços de personalidade o ideal é afastar-se de forma amigável e sem serem necessárias grandes justificações sobre o motivo do afastamento. Livre-se de quem não lhe faz bem e viva uma vida feliz e serena.