A ponderar experimentar cavitação? Cada vez existe mais oferta no mercado, no que diz respeito a este tratamento. Mas será que as sessões low cost deste tratamento são de fiar? Informe-se devidamente acerca de todos os aspetos relacionados com este tratamento e tire as suas próprias conclusões.
Cavitação barata: sim ou não?
1. Cavitação vs HIFU
Ao crescer e explodir pouco após serem geradas, essas micro-bolhas fragmentam as adiposidades (gordura), que serão depois eliminadas através do sistema linfático e metabolizadas pelo organismo.
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.
Ainda que existam muitas opções de cavitação low cost no mercado prometendo resultados imediatos e duradouros, a verdade é que a cavitação é um fenómeno único, com tratamentos a preços elevados e que devem ser combinados com uma alimentação hipocalórica e com cuidados específicos.
Existem sim outros tratamentos mais baratos com tecnologia diferente da cavitação, nomeadamente o HIFU (High Intensity Focused Ultrasound). Este é um sistema que promove uma rutura direta do adipócito utilizando, ao contrário da cavitação, ultra-sons de elevadas intensidades. Este trata-se de um tratamento com mais perigos associados e mais difícil de obter resultados imediatos.
2. Tratamento doloroso? Duvide!
Muitos são os que fazem este tratamento – mais propriamente um tratamento diferente, mas ao qual denominam de cavitação – com profissionais não qualificados. Se dos tratamentos resultarem dores, pisaduras ou mau estar significa que algo não está a ser feito de forma correta.
3. Cuidados a ter
Caso o profissional que irá proceder ao tratamento não se preocupar com esta questão, esteja alerta! Isso pode significar falta de conhecimento por parte do mesmo, ou o tratamento que irá fazer não é, de todo, a cavitação.
Deverá ainda beber muita água durante o tratamento (cerca de 2 litros por dia, reforçando antes de cada sessão) e poderá ser indicada uma dieta líquida para os primeiros dias que sucedem os tratamentos. A manutenção de uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são fundamentais para o sucesso da cavitação.
4. Duração do tratamento
5. Contra indicações da cavitação
6. Resultados da cavitação
O tratamento de radiofrequência, que deverá ser complementar à cavitação, funciona através de um sistema de aquecimento seletivo das camadas mais profundas da pele, aumentando a combustão das células adiposas e promovendo a regeneração celular. Este processo aumenta a produção de fibras de colagénio, que ajudam a garantir que tudo fique firme e no sítio.
É também indicado que sejam realizadas sessões de drenagem linfática (manual, pressoterapia ou vacuoterapia), para ajudar ao normal percurso de eliminação da gordura através do sistema linfático.
7. Cavitação low cost
As ofertas de cavitação low cost utilizam, normalmente, um sistema diferente do da verdadeira cavitação que poderá ser mais perigoso e poderá não apresentar resultados imediatos. Assim sendo, deverá optar sempre por centros especializados e, consequentemente, profissionais devidamente qualificados, informando-se devidamente acerca do tratamento oferecido, para não acabar a comprar gato por lebre.