O fígado é um órgão importantíssimo, visto tratar-se da maior glândula do nosso organismo e o segundo maior órgão do corpo humano (em primeiro lugar está a pele).
Tendo em conta que é um órgão responsável por inúmeras funções no nosso organismo é importante termos alguns cuidados e perceber como agir e o que comer para manter a saúde do fígado.
Funções do fígado
Algumas das funções do fígado passam por:
- Desintoxicar o sangue;
- Armazenar algumas vitaminas, tais como vitamina A, B12, D, E e K;
- Armazenar alguns minerais como o ferro;
- Produzir bile (substância que digere as gorduras);
- Síntese, armazenamento e quebra de glicogénio;
- Destruição de algumas hemácias;
- Síntese de colesterol.
O fígado é um órgão bastante complexo, com centenas de funções, bastante vascularizado (recebe por minuto 1,5L de sangue), com capacidade de regeneração (se cirurgicamente for retirado 50% do fígado, este tem a capacidade de voltar ao seu tamanho normal), e sem o qual não sobrevivemos.
Daí a enorme importância de o mantermos saudável e de adquirirmos hábitos saudáveis de forma a garantir o seu bom funcionamento.
Alimentos para manter a saúde do fígado
Há alimentos com a capacidade de desintoxicar o fígado. Contudo, não basta simplesmente consumir os alimentos que irão manter a saúde do fígado, quando irá abusar de bebidas alcoólicas e/ou de alimentos excessivamente gordurosos. É um contra-senso.
É necessário ser moderado, fazer refeições leves várias vezes ao dia e praticar exercício físico com regularidade.
Não é suficiente consumir apenas um dos alimentos que se seguem, para garantir uma boa saúde do fígado, convém consumir mais do que um alimento da lista que se segue, por dia.
1. Beterraba
Rica em flavonóides, ajuda a melhorar as funções gerais do seu fígado, beta alanina, ferro, betacianina e ácido fólico, as chaves para manter uma boa saúde do fígado.
A beterraba ainda é rica em pectina que estimula a eliminação e limpeza das toxinas do fígado.
2. Cenoura
Rica em glutationa, uma proteína que auxilia na desintoxicação do fígado.
É um excelente depurativo, prevenindo o fígado de infeções, e tónico do fígado, eliminando o excesso de gordura e consequentemente a diminuição do colesterol.
3. Toranja
Para além de rica em glutationa, a toranja é também rica em vitamina C e antioxidantes que promovem a produção de enzimas que contribuem para a desintoxicação do fígado.
Atenção: a toranja é contra indicada em indivíduos que tomam medicamentos anti-hipertensores, pois existe uma interação alimento – medicamento que pode colocar a vida do consumidor em risco.
4. Espinafres
Ricos em clorofila, vitaminas e antioxidantes óptimos para eliminar as toxinas que atrapalham a função hepática.
5. Limão e Laranja
Tanto o limão como a laranja são excelentes fontes de vitamina C, óptimo para estimular o fígado e sintetizar materiais tóxicos em substâncias que possam ser absorvidas pela água.
6. Abacate
Rico em glutationa, o abacate tem um efeito protetor do fígado, evitando o desenvolvimento de células adiposas nocivas em volta da região.
7. Maçã
Rica em pectina, fibra solúvel que facilita a digestão de gorduras pelo organismo e a remoção de gorduras do fígado.
8. Alho
Auxilia o fígado a ativar enzimas que podem eliminar toxinas. Como contém uma elevada concentração de alicina e selénio, dois compostos naturais que auxiliam na limpeza hepática, é um óptimo alimento para manter a saúde do fígado.
9. Grãos integrais
Grãos como arroz integral, são ricos em vitaminas do complexo B, que são nutrientes conhecidos para melhorar o metabolismo da gordura, função hepática.
Quinoa, milho e trigo-sarraceno podem auxiliar na desintoxicação do fígado e no metabolismo enzimático.
10. Gengibre
Gengibre oferece uma ação hepatoprotetora, rico em betaína, substância que estimula as células hepáticas a eliminar toxinas e, ainda, a proteger os dutos do fígado e bílis, importantes para saúde do fígado.
11. Rabanete
Regula a produção e o fluxo de bile e remove o excesso de bilirrubina no sangue, agindo como desintoxicante.
Além de acalmar o fígado ainda o protegem de infeções e úlceras.
12. Abacaxi
Excelente fonte de bromelaína, enzima que auxilia na digestão e ainda elimina as gorduras e toxinas, inibindo a ação do fígado de as acumular.
13. Água
A água é o combustível do fígado. Quando há consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, estas entram no nosso organismo, transformam-se me substâncias tóxicas que sobrecarregam o trabalho do fígado, assim a água torna-se imprescindível para eliminar essas toxinas.
Além disso, o fígado produz entre 800mL a 1L de bile por dia e, sem água isso não seria possível.
Cuidados a ter para manter a saúde do fígado
- Reduzir o consumo de álcool: O álcool danifica as células hepáticas podendo levar à cirrose. Consumo moderado de álcool é definido como até um copo por dia para mulheres e até dois copos por dia para os homens.
- Realizar uma dieta saudável e fazer exercício físico com regularidade: excesso de peso, diabetes ou altos níveis de gordura no sangue podem levar também à cirrose. Dessa forma, é importante alterar os seus hábitos e tornar-se mais saudável.