Quando se fala em alimentação do bebé existem muitas questões que algumas pessoas ainda não sabem a resposta. A quantidade de sal na comida do bebé é uma das dúvidas que pode criar confusão inicialmente.
Embora a partir dos 12 meses de idade o bebé comece a alimentar-se da comida que a família come, é necessário ter cuidado com alguns ingredientes que são nocivos para a saúde do bebé e que nada acrescentam à qualidade da alimentação.
O sal faz parte dessa lista de ingredientes e por isso neste artigo vamos explicar quando é que o mesmo deve entrar na alimentação do bebé e que alimentos devem ser evitados.
Sal na comida do bebé
Até completarem 1 ano de idade, as crianças não devem comer alimentos com sal pois os seus rins ainda um pouco imaturos para lidar com esta substância. O sódio naturalmente presente nos alimentos é suficiente para satisfazer as necessidades do organismo.
Tanto a sopa como o resto dos alimentos que fazem parte da alimentação do bebé até aos 12 meses devem ser isentos de sal, uma vez que está provado que esta medida ajuda a diminuir a probabilidade da criança vir a desenvolver hipertensão arterial no futuro.
Mas a partir dessa idade, o bebé deve iniciar a alimentação familiar. Com esta mudança, a ingestão de sal acaba por ser inevitável, pois a alimentação da restante família é, geralmente, confeccionada com recurso a sal.
Por esse motivo, deve haver um cuidado acrescido na confecção de alimentos, pois as recomendações para a ingestão de sal nas crianças são muito inferiores às recomendadas para os adultos.
Sal na comida do bebé: alimentos com sal escondido
Quando se cozinha, é possível controlar a quantidade de sal adicionada à comida ou não acrescentar sal de todo. Mas o mesmo não acontece quando se fala em alimentos processados ou em refeições pré-confecionadas.
Ler os rótulos com a informação nutricional é por isso fundamental. Não só conseguimos saber quais os ingredientes presentes como também a quantidade de sódio.
A quantidade de sódio varia conforme as marcas, mas para ficar com uma ideia sobre quais são as melhores opções, prefira sempre as que contêm pouca quantidade de sódio. A quantidade recomendada após os 12 meses é 0,5g por dia (que equivale a cerca de 1,28g de sal).
Entre os alimentos que normalmente têm grandes quantidades de sódio, encontram-se os:
- caldos;
- molhos;
- alimentos em conservas;
- refeições pré-cozinhadas;
- cereais de pequeno-almoço;
- pão;
- doces;
- fiambre ou queijo.
Não se esqueça que enquanto as crianças não contactarem com o sal, não vão estranhar a falta de “tempero”, por muito que nos custe provar a comida deles.
Como reduzir o consumo de sal?
O cuidado com o consumo de sal do seu bebé e de toda a família é uma atitude preventiva e também adequada para a promoção da saúde de todos.
Depois dos 12 meses, a maioria dos bebés já partilha as refeições da família.
Deixamos aqui algumas sugestões para evitar fornecer muito sal ao bebé:
- opte por continuar a fazer a comida do bebé separada ou então cozinhe as refeições da família sem sal, temperando apenas quando a colocar na mesa;
- prefira alimentos frescos em vez de alimentos enlatados ou em conserva, pré-cozinhados, congelados e fumados.
Geralmente não se sente a falta do sal se este for gradualmente reduzido. Por isso, não se preocupe se, inicialmente, a comida do seu bebé lhe parecer sem sabor, mas com o tempo, começará a achá-la mais saborosa e já não notará grande diferença.
Alimentos que deve evitar dar ao bebé
- Batatas fritas
- Aperitivos salgados
- Fast-food (hambúrgueres, pizzas, etc.)
- Molhos pré-cozinhados
- Molhos de tempero
- Caldos prontos a usar
- Sopas em pacote ou enlatadas
- Comida de take-away;
- Queijo em palitos.