A roupa continua a ser imbatível como a prenda de Natal favorita em Portugal, de acordo com um estudo do Observador Cetelem em colaboração com a Nielsen.
No entanto, existe uma novidade relativamente ao ano anterior: há mais consumidores a oferecer produtos culturais (36%) em vez de perfumes e relógios.
A prenda de Natal preferida dos Portugueses
E a escolha é…
Roupa. O vestuário tem sido registado como o presente com maior intenção de compra (58%), seguindo-se os brinquedos (49%).
Quem vai oferecer-lhe prendas?
O escalão etário 25/34 anos é o que revela uma maior intenção de oferecer prendas (91%). Por outro lado, dos portugueses com um escalão etário de 55/65 anos, apenas 65% dos inquiridos manifestaram ser generosos neste Natal.
Onde compram?
Os centros comerciais são o local elegido por 78% dos portugueses para as compras dos presentes de natal, que continua bastante à frente do comércio tradicional, com apenas 36%.
Menos escolhidos para fazer compras de Natal estão os super e hipermercados (33%), grandes superfícies especializadas (9%), feiras e mercados (9%), e lojas dos chineses (9%).
Compras online
Apenas 1% dos portugueses optam por fazer as compras online o que contrasta com a escolha de outras nacionalidades, nomeadamente os franceses, que afirmam destinar pelo menos 59% do seu orçamento para prendas de Natal ao online shopping – dizem escolher este meio por permitir evitar filas e multidões e obter preços mais baixos.
Já fez as suas compras de Natal?