A retoma da rotina do regresso às aulas é exigente para as famílias. Os mais pequenos estão ansiosos por rever os amigos, ao mesmo tempo que mantêm o desejo de prolongar as brincadeiras das férias.
Também os pais experienciam alguma preocupação e insegurança com a retoma das aulas. Todavia, as rotinas são importantes e chegou a hora de as colocar em prática.
O impacto da rotina no desenvolvimento das crianças
A rotina diária proporciona às crianças a segurança indispensável ao seu bem-estar e permite que estas vão construindo a sua autonomia, na medida em que, através da rotina as crianças aprendem a organizar a experiência e aprendem a aprender.
A rotina diária tem a vantagem de transmitir à criança o quanto ela é capaz de ser autónoma, livre para pensar, decidir, agir e responsabilizar-se pelos seus atos. Permite que esta antecipe aquilo que se irá passar a seguir, dando-lhe um grande sentido de controlo acerca daquilo que faz em cada momento do seu dia.
A rotina deve ser respeitadora do ritmo de cada criança e, ao mesmo tempo, deve proporcionar bem-estar e aprendizagens. Deve promover o desenvolvimento de competências sociais, a curiosidade e o desejo de aprender, a criatividade, e a ligação ao mundo.
Mais ainda, para além de ser importante para a criança, é também importante para os adultos que acompanham o seu desenvolvimento, na medida em que ajuda a planear o tempo com as crianças de forma a proporcionar-lhes experiências de aprendizagem ativas e motivadoras.
Setembro chegou. E a rotina do regresso às aulas?
Setembro chegou e com ele chega o regresso às aulas. Este mês representa para os mais pequenos o início de mais um ano letivo, o voltar à rotina do regresso às aulas.
Deixar para trás a descontração das férias, adotar novos hábitos e novos horários exige esforço por parte de pais e filhos. Eis algumas dicas para uma boa adaptação à rotina do regresso às aulas.
Antecipar a rotina do regresso às aulas
Iniciar o processo de adaptação à rotina do regresso às aulas antes que esse regresso aconteça efetivamente. Por exemplo, horários e rotinas novos podem começar uma semana antes de voltar à escola.
Definir horas para deitar e acordar
Uma boa noite de sono é importante para que as crianças cresçam com saúde e desenvolvam ao máximo as suas capacidades cognitivas. Chegou a hora de abandonar os horários alargados das férias e dar início às novas rotinas.
Transmitir segurança
É importante que os pais consigam transmitir às crianças a ideia de que o regresso à escola é algo positivo, que traz coisas boas, como o reencontro com amigos e professores.
Contar com a participação de todos os membros da família
O processo de adaptação à rotina do regresso às aulas deve contar com a participação de todos os membros da família, para que as crianças se sintam apoiadas, protegidas e prontas para enfrentar os novos desafios que se aproximam.
Estabelecer, de forma constante, o diálogo entre pais e filhos
É desejável que exista uma boa relação entre os pais e entre pais e filhos, para que a harmonia familiar reine neste período de adaptação. Ao final do dia, os pais devem dialogar com os filhos sobre como correu o dia, como se sentiram na escola e sobre dúvidas, preocupações e/ou experiências novas que queiram partilhar.
Reforçar a tolerância e a paciência
O dia a dia e as rotinas das crianças sofrem enormes alterações nos meses de férias e com o início das aulas existirão novas mudanças e adaptações. É necessário que os adultos respeitem o ritmo de adaptação à nova rotina dos mais pequenos.