O risotto é um prato italiano que, segundo os registos históricos, nasceu em Milão no século XVI. A receita tradicional, para surpresa de muitos, é de um risotto lacto-vegetariano feito à base de arroz, temperos tais como o açafrão (a flor mediterrânica), queijo parmesão e manteiga. Assim, fica mais fácil adaptar a receita para um risotto vegan.
Com o passar dos anos e a expansão deste prato por toda a Europa e além, as receitas de risotto ganharam novos ingredientes. Neste artigo, selecionamos para si algumas das melhores receitas, que pode adaptar ao seu gosto.
Inspire-se com estas delícias para servir como prato principal em almoços e jantares mais especiais.
4 receitas de risotto vegan
1. Risotto “alla Milanese” versão vegan
Esta primeira sugestão é do mais tradicional risotto, mas com alterações simples para que seja vegan. Perfeito para quando quiser preparar um jantar italiano.
– Ingredientes –
- 180 g de arroz (Arbório, Carnaroli ou Vialone Nano)
- 1 cebola média picada
- 100 ml de vinho branco
- 1 l de caldo de legumes (aproximadamente)
- 2 colheres de sopa de manteiga vegan
- ½ colher de chá de açafrão (pistilos da flor)
- 50 g de queijo vegan ralado
- Sal e pimenta do reino a gosto
– Modo de preparação –
- Numa frigideira, tostar rapidamente os pistilos de açafrão (1 minuto) e adicioná-los ao caldo.
- Aquecer o caldo, que deve estar a ferver levemente na altura da adição ao risotto.
- Numa panela funda, aquecer um pouco de azeite e fritar a cebola em lume brando (durante uns cinco minutos). Acrescentar o sal e depois o arroz. Mexer bem.
- Adicionar o vinho e esperar evaporar para depois começar a acrescentar o caldo. Verter o caldo um pouco de cada vez, somente a cobrir o arroz.
- Mexer sempre e esperar que parte do caldo evapore para colocar a próxima porção. O arroz deve ficar bem cremoso e al dente, o tempo de cozimento depende do tipo de arroz e da quantidade, mas em média leva em torno de 20 minutos. Quando estiver cremoso e al dente, retirar do lume e adicionar a manteiga vegan e o queijo vegan.
- Ajustar o sal e pimenta. Mexer bem para que a manteiga seja bem incorporada. Servir de imediato.
2. Risotto vegan de legumes e cogumelos
Depois da receita de risotto vegan ao estilo tradicional, veja como preparar uma das mais populares versões com legumes e cogumelos.
– Ingredientes –
- 1 cebola picada grosseiramente
- 1 cenoura grande ou 2 pequenas cortadas em rodelas
- 1 alho-francês pequeno cortado em rodelas
- ½ courgette cortada em pequenos quadrados
- 150 g de cogumelos castanhos laminados
- 4 chávenas de café de arroz arbóreo (arroz para risotto) previamente lavado
- Pimenta q.b.
- Sal q.b.
- 2 folhas de louro
- Caldo de legumes quente
- Salsa picada
- Azeite
– Modo de preparação –
- Colocar o azeite, o louro e a cebola a dourar ao lume e, quando esta estiver transparente, acrescentar os cogumelos. Tapar e deixar cozinhar um pouco (cerca de 5 min.) para os cogumelos libertarem a água. Quando os cogumelos estiverem com um ar mais cozinhado, ou seja, menos brancos, retirar do tacho e reservar.
- Colocar os restantes legumes, adicionar o sal e a pimenta e deixar cozinhar tapado, em lume médio/baixo, mexendo de vez em quando para que refoguem um pouco. Este passo demora menos de 10 minutos.
- De seguida juntar os cogumelos e envolver tudo novamente. Aqui pode ser necessário acrescentar já um pouco de caldo, caso os legumes estiverem com pouca água, para que os mesmos não colem ao fundo do tacho.
- Juntar o arroz previamente lavado. Envolver bem na mistura, acrescentar um pouco de caldo e deixar cozinhar com o tacho tapado, abrindo e mexendo a cada 2 minutos, acrescentando sempre um pouco de caldo para a mistura não colar ao fundo.
- Quando o arroz estiver al dente desligar o lume e reservar um pouco no tacho tapado antes de servir (5 min. serão suficientes). Servir com salsa picada.
3. Risotto vegan de tofu e ervas
Entre as opções de receitas vegan há sempre uma sugestão com tofu para que o prato tenha uma textura melhorada.
– Ingredientes –
- 1 e 1/2 chávena de arroz
- 2 chávenas de tofu picado
- 4 colheres de sopa de molho de soja
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- Folhas de 1 maço médio de ervas frescas bem picadas
- Sal a gosto
– Modo de preparação –
- Lavar o arroz e deixar escorrer numa peneira.
- Colocar no liquidificador o tofu, o molho de soja e 3 chávenas de água. Bater até ficar homogéneo.
- Transferir a mistura para uma panela e levar ao lume até ferver. Manter aquecido.
- Levar ao lume uma panela com o azeite e a cebola. Refogar, mexendo de vez em quando, até a cebola dourar levemente.
- Acrescentar o arroz e fritar, sem parar de mexer, por 5 minutos, ou até ficar brilhante e com os grãos unidos.
- Adicionar, aos poucos, mexendo de vez em quando, o creme de tofu fervente. Mexer bem no fundo e nas laterais da panela. O arroz deve ficar al dente e quase sem líquido.
- Ao final da cozedura, antes de colocar a última concha de creme de tofu, adicionar as ervas. Misturar com cuidado, acertar o sal, retirar do lume e servir.
4. Risotto vegan com seitan
O seitan é a “carne de trigo” também muito utilizada nas preparações vegan para conferir um sabor parecido a carne.
– Ingredientes –
- 1/2 chávena de arroz integral redondo (demolhado durante 6 a 8 horas)
- 4 dentes de alho ralados
- 1 cebola cortada em cubos pequenos
- 1 mão cheia de salsa
- 125 g de seitan
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 fatia de gengibre ralado
- 100 g de cogumelos cortados em fatias grossas
- 1 cenoura cortada em cubos pequenos
- 1/2 chávena de ervilhas
- 60 ml de vinho do Porto
- 1/2 pacote de natas de soja (ou de aveia)
- Molho de soja q.b
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
– Modo de preparação –
- Cortar o seitan em cubos e tempere com o molho de soja, 2 dentes de alho, gengibre e pimentão doce. Envolver e reservar.
- Num tacho com água, colocar a cenoura e as ervilhas e deixar ferver durante 5 minutos. Retirar do lume e reservar tudo, incluindo a água.
- Preparar o arroz aquecendo um fio de azeite, 1 dente de alho, 1/2 cebola e cozinhando durante uns minutos até a cebola amolecer. Adicionar a salsa picada e o arroz e envolver bem.
- Deixar o arroz fritar durante algum tempo, acrescentar 1 chávena de água (aproveitar a que reservou), temperar com sal e deixar cozer, em lume médio, durante 20 a 25 minutos. Reservar.
- Aquecer um fio de azeite e juntar o seitan. Fritar até ficar ligeiramente dourado. Acrescentar a restante cebola e 1 dente de alho. Aguardar cerca de 2 minutos.
- Juntar os cogumelos e deixar cozinhar até que murchem. Acrescentar as ervilhas, a cenoura e o vinho do Porto. Se necessário, adicionar um pouco de água e retificar os temperos.
- Deixar as ervilhas e a cenoura cozerem e adicionar o arroz reservado. Mexer bem. Juntar, por fim, as natas e cozinhar mais 5 minutos. Servir com ervas frescas.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Armazém das Especiarias, Receita para Tudo, Petit Chef e Go Vida Up, respetivamente.