Há quem os adore e há quem não gosto nada, mas têm ótimas propriedades nutricionais como qualquer outro vegetal. Quando combinado com o arroz certo dá origem a uma receita deliciosa: o risotto de espargos.
O espargo é fonte de ácido fólico (ótima opção alimentar para gestantes), e tem na sua constituição betacaroteno, vitamina C, do complexo B e vitamina K, fósforo, manganês, potássio, magnésio e fibras, aliadas da saciedade e do bom funcionamento gastrintestinal.
As sugestões que se seguem incluem combinações que não pode perder: com parmesão, bacalhau e cogumelos.
3 receitas de risotto de espargos
1. Risotto de espargos com parmesão
Se costuma polvilhar o parmesão sobre o risotto pronto e empratado, experimente misturá-lo ao prato antes de servir, como nesta sugestão.
– Ingredientes –
- 400 g de arroz para risotto
- 400 g de espargos frescos
- ½ cebola picada
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ chávena de vinho branco seco
- ¾ de chávena de queijo parmesão ralado
– Modo de preparação –
- Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao lume alto. Quando ferver, reduza o lume.
- Lave e seque os espargos. Corte as pontas e reserve. Descarte a parte mais dura do talo e corte o restante em rodelas.
- Numa panela, coloque o azeite e leve ao lume médio. Junte a cebola picada e mexa bem até ficar transparente. Acrescente as rodelas de espargos e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o arroz à panela e refogue por mais 2 minutos.
- Aumente o lume, junte o vinho branco e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em lume alto.
- Depois de 10 minutos, junte as pontas de espargos. Continue a cozinhar, e acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos.
- Verifique o ponto: o risotto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente. Se ainda estiver muito cru, continue a cozinhar por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risotto ressecado.
- Quando o risotto estiver no ponto, retire do lume, junte a restante manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva de imediato.
2. Risotto de espargos com bacalhau
Apesar de ser uma opção com peixe, o risotto de espargos fica leve na mesma. O bacalhau confere um sabor acentuado que combina com os espargos e resulta num prato principal completo.
– Ingredientes –
- 1 chávena de arroz para risotto
- 200 g de bacalhau em lascas
- 6 talos de espargos frescos cortados em pedaços de 4 cm
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de cebola picadinha
- 2 dentes de alho cortados em cubinhos
- 1/2 chávena de vinho branco seco
- 3 chávenas de caldo de legumes
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Modo de preparação –
- Numa panela, aqueça a 1 colher (sopa) de azeite e adicione o bacalhau limpo e em pedaços, refogue até que esteja levemente dourado. Retire o bacalhau da panela e reserve.
- Noutra panela, aqueça a colher restante de azeite e 1 colher (sopa) da cebola picadinha, adicione os pedaços do espargos, com exceção das pontas. Deixe refogar por 2 minutos. Após esse período, acrescente as pontas, coloque 1/2 chávena de água, tape a panela e deixe a água secar. Apague o lume e reserve os espargos.
- Noutra panela, aqueça o caldo de legumes em lume brando.
- Aqueça em lume médio 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente o alho. Deixe refogar até que fique dourado. Acrescente a cebola e o e deixe refogar até que a mesma fique translúcida.
- Adicione o arroz e deixe refogar por alguns instantes. Aumente para lume alto e deite o vinho branco. Mexa até que este evapore e seque 2/3 do líquido na panela.
- Vá adicionando o caldo de legumes, concha a concha, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta – tome cuidado na hora de temperar pois o bacalhau ainda tem um pouco de sal, os espargos já foram temperados e o caldo normalmente também é.
- Vá provando o risotto, quando achar que está quase no ponto (faltando mais uma concha de caldo para finalizar) adicione o bacalhau e continue a mexer. Acrescente a última concha e os aspargos (se desejar, reserve alguns para a decoração).
- Mexa até o arroz ficar al dente, apague o lume e acrescente a colher restante de manteiga e o queijo ralado. Tape a panela e deixe descansar por 2 minutos. Decore com os espargos reservados e sirva de imediato.
3. Risotto de espargos com cogumelos
Aos amantes de cogumelos, a última sugestão leva shiitake e cogumelos brancos para dar consistência e uma textura macia ao prato.
– Ingredientes –
- 2 chalotas
- 1 dente de alho
- 1 dl de azeite
- 1 dl de vinho branco
- 250 g de arroz para risotto
- 1 caldo de legumes
- 1 molho de espargos (320 g)
- 1 embalagem de cogumelos Shiitake frescos (230 g)
- 170 g de cogumelos brancos
- 1l de água de escaldar os espargos
- Sal e pimenta
- Queijo parmesão ralado
– Modo de preparação –
- Comece por ferver 1l de água. Com essa água, escalde durante aproximadamente 6 a 7 minutos, os espargos. Escorrer e reservar a água.
- Refogue as chalotas e o alho picados no azeite.
- Adicione o arroz e deixe fritar um pouco. De seguida refresque o arroz com o vinho branco.
- Adicione o caldo de legumes e um pouco de água de escaldar os espargos.
- Corte os cogumelos e adicione ao arroz. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Ir adicionando pouco a pouco a água.
- Corte os espargos em pedaços, deixando as pontas.
- Adicione os espargos cortados ao arroz e deixe acabar de cozinhar, em lume brando. Sempre que necessário acrescente um pouco da água dos espargos.
- Sirva o arroz decorado com as pontas dos espargos e polvilhado com queijo parmesão a gosto.
> As receitas deste artigo foram adaptadas das páginas Panelinha, Petit Chef e Cinco quartos de laranja.