A alheira é um enchido tradicional português que faz parte das nossas refeições desde o século XVI. Reza a lenda, que estas foram invenção dos povos Judeus obrigados a tornarem-se Cristãos, como uma forma discreta de substituir a carne de porco por outras opções sem que fossem condenados a não seguir os novos hábitos que lhes foram impostos.
O facto é que todos acabaram por aderir ao saboroso enchido e até ao dia de hoje, continuamos a criar receitas para saborear esta iguaria. Esse também é o caso do risotto de alheira, que reúne a cozinha portuguesa e italiana num prato delicioso com diversas versões, conforme verá a seguir.
4 receitas de risotto de alheira
1. Risotto de alheira e cogumelos
Certamente os cogumelos fazem uma ótima combinação com a alheira, conferindo ao prato mais sabor e textura aos que apreciam este alimento.
– Ingredientes –
- 200 g de arroz para risotto
- 1 alheira
- 200 g de cogumelos Portobello
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 cebola
- 1 dl de vinho branco
- 1 caldo de galinha
- 2 colheres de sopa de queijo da ilha ralado
- Salsa picada para decorar
– Modo de preparação –
- Lave e seque bem os cogumelos. Corte-os em quartos.
- Numa frigideira, coloque a manteiga e um fio de azeite. Assim que desaparecer a espuma que se forma ao derreter a manteiga, junte os cogumelos. Salteie e reserve.
- Pique a alheira com um garfo e grelhe-a num grelhador ou frigideira anti-aderente. Corte-a em pedaços e reserve.
- Descasque e pique a cebola, coloque num tacho com a restante manteiga e um pouco de azeite. Deixe cozinhar até ficar transparente.
- Junte o arroz e mexa até ficar bem quente e brilhante. De seguida, adicione o vinho branco e cozinhe até se evaporar.
- Junte o caldo de galinha, mexa muito bem e deixe cozinhar em lume brando. Sempre que o preparado estiver a ficar seco, vá juntando mais caldo até este terminar. Vá mexendo até que o arroz atinja o ponto de cozedura.
- Assim que o arroz ficar cozido, adicione os pedaços de alheira, os cogumelos e o queijo.
- Envolva tudo muito bem. Sirva decorado com um pouco de salsa picada.
2. Risotto de alheira e açafrão
Coloque um toque asiático ao prato europeu. O açafrão vai dar um sabor especial ao risotto de alheira, para além de trazer muitos benefícios à saúde.
– Ingredientes –
- 400 g de arroz arbóreo para risotto
- 3 alheiras
- 1 colher de sopa de açafrão das índias em pó
- 1 cebola grande ou 2 chalotas
- 2 dentes de alho
- 125 ml de vinho branco
- 1,25 l de caldo de galinha
- 50 g de manteiga ou margarina
- 50 g de queijo parmesão ralado
- Pimenta branca q.b.
- 50 ml de azeite
- Salsa picada para polvilhar (opcional)
– Modo de preparação –
- Comece por preparar o caldo, levando-o ao lume até ferver, baixe o lume e mantenha o lume no mínimo de modo a que não arrefeça.
- Retire a pele das alheiras e corte-as em pedaços. Reserve.
- Num tacho largo coloque a cebola picada e o azeite e refogue um pouco, adicione os alhos picados e deixe refogar mais um pouco.
- Junte o açafrão e um pouco de pimenta e deixe fritar cerca de 1 minuto mexendo constantemente.
- Adicione o arroz e deixe fritar até ficar translúcido. Regue com o vinho e deixe evaporar.
- Coloque uma concha do caldo, mexa bem até o arroz ter absorvido o caldo. Assim que o caldo tiver evaporado, adicione outra concha juntamente com a alheira em pedaços.
- Vá mexendo o arroz e repita o processo com o caldo até o arroz ficar cremoso e al dente (entre 18 a 20 minutos).
- No final apague o lume e junte a manteiga e o queijo. Mexa e deixe repousar 2 minutos antes de servir. Sirva de imediato e polvilhe com salsa picada a gosto.
3. Risotto de alheira na Yämmi
Tire partido da praticidade do seu robot de cozinha no preparação de um saboroso risotto de alheira, enquanto prepara os acompanhamentos.
– Ingredientes –
- 150 g de cebola
- 1 dente de alho
- 45 ml de azeite
- 300 g de arroz para risotto
- 100 ml de vinho branco
- 1 alheira
- 700 ml água
- 1 caldo de carne
- Sal q.b. (opcional)
- Pimenta q.b.
- 30 g de manteiga
- 50 g de queijo parmesão ralado
– Modo de preparação –
- Coloque no copo a cebola aos pedaços e o dente de alho e pressione a função triturar (Y1: Lâmina de corte + 7 seg. na vel. 5). Com a espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.
- Junte o azeite e programe 5 minutos a 120 graus na velocidade 1 (Y1: Lâmina de corte + 6 min. a 100 graus na vel. 1).
- Adicione o arroz e o vinho e regule 5 minutos a 120 graus na velocidade 1 na rotação inversa (Y1: Lâmina de mistura + 6 min. a 100 graus na vel. 1).
- Acrescente a alheira, sem pele e desfeita em pedaços, e programe 1 minuto a 100 graus na velocidade 1 na rotação inversa (Y1: Lâmina de mistura + 1 min. a 100 graus na vel. 1). Com a espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.
- Junte a água, o caldo de carne, sal (só se necessário, porque o caldo já é muito salgado) e pimenta a gosto e regule 15 minutos a 100 graus na velocidade 2 na rotação inversa (Y1: Lâmina de mistura + 15 min. a 100ºc na vel. 1).
- A meio da cozedura, retire a tampa e mexa com a espátula até ao fundo do copo para soltar o arroz que se pode ter depositado debaixo da lâmina.
- Junte a manteiga e o queijo ralado e envolva 2 minutos a 100 graus na velocidade 2 na rotação inversa (Y1: lâmina de mistura + 2 min. a 100ºc na vel. 1-2). Sirva o risoto de imediato.
4. Risotto de alheira, bacon e espinafres na Bimby
Alheira, bacon e espinafres: não há dúvidas sobre o sucesso que esta combinação fará à mesa.
– Ingredientes –
- 1 cebola
- 1 dente alho
- 40 ml azeite
- 130 g espinafres
- 1 alheira
- 160 g arroz para risotto
- 490 ml água
- 1 colher de sopa manteiga
- 1 colher de sopa caldo legumes
- 50 g queijo ralado
– Modo de preparação –
- No copo coloque a cebola, o alho, o azeite e pique 5 seg. vel 5. Programe 5 min./120 graus/ vel. 1.
- Junte o bacon, refogue 5 min./100 graus/vel. colher inversa. De seguida adicione a alheira e os espinafres e refogue 3 min./100 graus.
- Acrescente água, o arroz, o caldo de legumes, sal, mexa com a ajuda da espátula e programe 16 min./100 graus/vel. colher inversa.
- Quando terminar adicione a manteiga, o queijo ralado e programe mais 2 min./100 graus/ vel. colher inversa. Deixe repousar uns 2 minutos. Decore com o restante queijo ralado e está pronto a servir.
> As receitas deste artigo foram adaptadas das páginas À moda do Flávio, Sabor Intenso, Yämmi e Mundo de Receitas Bimby.