Vida Ativa
Vida Ativa
07 Set, 2024 - 10:00

Refrigerantes podem aumentar o apetite

Vida Ativa

Estudo indica que quem bebe refrigerantes acaba por comer mais. As bebidas com sacarose impactam na produção de hormonas.

Copo de refrigerante

Sim, leu bem: o consumo de refrigerantes pode despertar mais vezes a sensação de fome.

As bebidas com sacarose, em comparação com as que têm glicose, podem fazer com que os jovens adultos produzam níveis mais baixos de hormonas reguladoras do apetite – logo, podem fazer com que comam mais. A conclusão é de um estudo científico.

Entenda.

Refrigerantes à mesa, mais fome

A sacarose, também conhecida como “açúcar de mesa”, é “composta de partes iguais de glicose e frutose e costuma ser adicionada a alimentos processados ​​como refrigerantes, doces, cereais e alimentos enlatados”, estando, assim, presente em alimentos já de si menos nutritivos.

O estudo em causa investigou a reação em dois momentos diferentes de 69 jovens adultos, com idades entre 18 e 35 anos, após beber bebidas que contivessem sacarose ou glicose, para se fazer a comparação. Apurou-se que quem consumiu sacarose produz menos quantidades de hormonas que suprimem a fome, em comparação com bebidas uma dose igual de glicose.

Assim, os investigadores apuraram que beber bebidas açucaradas, como refrigerantes, “faz com que seja muito mais difícil determinar se está satisfeito. Portanto, come mais e comer demais pode levar ao aumento de peso.”

Por isso, se o seu objetivo é manter uma dieta equilibrada, com o objetivo de manutenção ou perda de peso, faz todo o sentido repensar este hábito – certo?

Veja também

Artigos Relacionados