Share the post "4 refeições que deve ter especial cuidado ao encomendar para casa em tempo de COVID-19"
“Não existe propriamente uma relação entre a doença COVID-19 e a alimentação, contudo, há um conjunto de dúvidas que, quer a população, quer os profissionais de saúde têm colocado relativamente à alimentação”. As palavras são de Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS. Nesse sentido, quais as refeições que exigem maior cuidado em tempo de pandemia?
A COVID-19 pode ser transmitida através dos alimentos?
Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, pelo menos para já, “evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus”.
Por sua vez, o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) refere que, apesar de se suspeitar que o novo coronavírus seja de origem animal, “a sua transmissão ocorre pessoa e pessoa por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies ou objetos contaminados.”
Como tal, e de acordo com a Direção-Geral da Saúde no manual “Novo Coronavírus COVID-19 – Alimentação” deve-se aplicar o “princípio da precaução, a manutenção e o reforço das boas práticas de higiene e segurança alimentar durante a manipulação, preparação e confeção dos alimentos”. E isso passa por:
- Lavagem frequente e prolongada das mãos de quem está a preparar alimentos.
- Secagem das mãos apropriada evitando a contaminação cruzada – idealmente com uma toalha descartável.
- Desinfeção das bancadas e das mesas de trabalho.
- Evitar a contaminação entre alimentos crus e cozinhados.
- Cozinhar e “empratar” a comida a temperaturas apropriadas.
- Lavar adequadamente os alimentos crus.
- Evitar partilhar comida ou objetos entre pessoas durante a sua preparação, confeção e consumo.
- Durante a preparação, confeção e consumo adote as medidas de etiqueta respiratória.
Com que alimentos deve ter mais cuidado ao encomendar comida?
Tendo em conta estas regras de manipulação de alimentos, estipuladas pela DGS, deverá, então, ter especial cuidados com:
- Sushi
- Saladas
- Sanduíches
- Refeições que incluam ingredientes crus
E tal não se refere para evitar uma potencial contaminação por COVID-19, mas sim para garantir que está a ingerir alimentos limpos, higienizados, cozinhados e confecionados de acordo com as normas sugeridas.
- Direção-Geral da Saúde: Novo Coronavírus COVID-19 – Alimentação, disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf?fbclid=IwAR0_IyDKy4UTmWBtSGQz7rZLa0S8ytZCSf-G0f3BnTG5xgWmiAK8tgOxzpQ