Acham que não é possível ter uma barriga definida e reduzir gordura abdominal? A gordura localizada no abdómen teima em ficar? Com trabalho árduo, esforço e dedicação sim, é possível!
É talvez das zonas mais críticas para muitas mulheres e também para muitos homens, a barriga é daquelas coisas teimosas. Falo por experiência própria: após comer bem e treinar há quatro anos, os resultados na zona abdominal demoraram aparecer. Isto porque tenho tendência para acumular gordura apenas na zona abdominal.
E há que ter em conta que não podemos escolher a zona exata onde queremos perder volume: a perda de gordura acontece de forma gradual e por todo o corpo. Claro que todos nós somos diferentes e temos necessidades diferentes mas existem pessoas que não têm tendência em ganhar barriga, existem outras que têm tendência em acumular gordura nas pernas, todos nós somos diferentes. Nunca nos devemos de esquecer disso!
Dicas para reduzir gordura abdominal
#1 Uma boa alimentação é fundamental
Uma alimentação nutritiva é a base e um bom começo para obter uma barriga lisa. Evitar alimentos ricos em gordura e açúcares é o ideal (doces, fritos, bolachas, molhos, refrigerantes).
Inclua alimentos ricos em proteína, fibra, vitaminas e sais minerais.
#2 Manter o corpo hidratado
Para além dos alimentos, a água também deve fazer parte do nosso dia-a-dia para nos manter hidratados e para o bom funcionamento do nosso organismo.
> Veja aqui algumas dicas para beber água ao longo do dia.
#3 Pratique exercício físico mas não se fique apenas pelos abdominais
Os abdominais ajudam na definição da barriga, no entanto não são eles os principais responsáveis pelo desaparecimento da gordura abdominal.
Musculação aliada ao cardio serão boas opções.
> Veja o nosso artigo “5 exercícios de abdominais by Vanessa Alfaro”
#4 Coma devagar e mastigue a comida
Comer depressa e não mastigar os alimentos pode dificultar a digestão, o que pode provocar inchaço na zona da abdominal.
#5 Beba chá
O chá verde e o chá de cavalinha são bons aliados para uma barriga lisa.
O chá de cavalinha ajuda na diminuição da retenção de líquidos e acelera o nosso metabolismo, assim como o chá verde, que ajuda na eliminação de toxinas.
Em suma
Existem muitas dicas para ajudar na diminuição da barriga, mas a maior dica que posso deixar é ser paciente. Os resultados não caem do céu, levam o seu tempo, mas se nos esforçarmos e fizermos opções alimentares corretas, as coisas tornam-se mais fáceis.
Reveja as últimas crónicas de Vanessa Alfaro:
- A importância da alimentação nas nossas vidas
- Treino de 10 minutos para quem não tem tempo para treinar
- Dicas para beber mais água durante o dia
- Muffins verdes de frango