Seja para o almoço, jantar, lanches ou para servir de snack em festas, há muitas receitas com massa folhada que pode preparar em casa.
Desde as opções mais elaboradas, como o pastel de nata, que exige atenção na preparação, às sugestões mais simples, como o palmier ou o folhado de salsicha, são todas deliciosas e vai gostar de conhecer.
Por si só, a massa folhada é confeccionada com muita gordura por isso, estas receitas têm um elevado valor nutricional. No entanto, são opções deliciosas para alturas de festa em que a rotina pode ser quebrada, com moderação.
Neste artigo selecionamos três opções de receitas doces e duas salgadas. Pode fazer com a massa pronta ou, para receitas ainda mais apetitosas, utilizar a massa folhada caseira.
6 receitas com massa folhada a experimentar
1. Pastel de nata
O pastel de nata, que por acaso não leva nata, é talvez o mais português de todos os doces portugueses. Uma das receitas com massa folhada mais apreciadas, mas que poucos fazem em casa por não saberem a correta forma de preparação.
– Ingredientes –
- 150 g de açúcar
- 250 g de leite gordo
- 4 gemas
- 30 g de farinha sem fermento
- 75 g de água
- 4 tiras de casca de limão siciliano
- 2 paus de canela
- 300 g de massa folhada
– Modo de preparação –
- Começando pelo creme, deverá fazê-lo em três partes: calda de açúcar, creme de leite e gemas. Para a calda, coloque numa panela o açúcar e a água. Mexa até que o açúcar comece a dissolver.
- Entretanto, leve ao lume e, sem mexer, deixe que aqueça até atingir o ponto de pérola, que é cerca de 3 minutos após começar a ferver.
- Enquanto a calda fica a arrefecer, trate do creme de leite. Coloque a farinha numa taça e junte, pouco a pouco, o leite. Não deve formar grumos. Quando ficar um creme liso, está pronto.
- Numa panela, coloque o restante leite, os paus de canela e as cascas de limão. Quando começar a ferver, deite pouco a pouco sobre a mistura de farinha com leite e misture para incorporar. Depois junte essa mistura ao leite da panela. Continue a mexer mais uns 3 minutos, até que se forme um creme grosso e liso.
- Retire do lume e junte, em fios finos, a calda de açúcar, sem parar de mexer.
- Deixe passar 10 minutos para amornar e depois junte as gemas, pouco a pouco para não cozinharem. Misture muito bem. Passe o creme por uma peneira para eliminar a canela e as cascas de limão.
- Agora pegue na receita de massa folhada caseira, estenda um retângulo sobre a mesa e faça um rolo bem fino no sentido da largura. Corte em rodelas com cerca de 2 centímetros e coloque cada rolinho de pé no centro de cada forma.
- Humedeça o polegar ligeiramente em água e forre as laterais da forminha com a massa. Quando todas as forminhas estiverem forradas, leve ao frigorífico durante 10 minutos. Enquanto isso aqueça o forno a 250 °C e espere para que fique bem quente, cerca de 20 minutos.
- Depois que retirar as forminhas com a massa do frigorífico, recheie com o creme até 2/3 da capacidade.
- Coloque todas as forminhas num tabuleiro e leve a assar até que o creme fique bem tostado e com as manchas pretas características dos pastéis de Belém. Espere que fiquem mornos para baixar a altura do creme e estão prontos a servir.
2. Croissant de chocolate
Esta receita com massa folhada é ideal para uma sobremesa ou lanche no dia da asneira. Muito fácil de preparar, pode fazer com a massa folhada caseira ou comprada.
– Ingredientes –
- 1 rolo de massa folhada
- 1 ovo
- 1 tablete de chocolate
– Modo de preparação –
- Abra a massa folhada na forma de um círculo, caso seja caseira. Se for comprada, escolha uma nesse formato.
- Corte a massa em triângulos, tal como uma pizza. Em cada parte mais larga dos triângulos coloque um quadradinho de chocolate, que pode ser ao leite, branco, negro, conforme preferir.
- Enrole cada fatia de massa, a começar pela parte mais larga. Disponha todos os croissants enrolados um tabuleiro forrado com papel vegetal.
- Bata ligeiramente o ovo e pincele um pouco sobre cada croissant. Leve-os a assar no forno pré-aquecido a 200 °C até que estejam dourados.
3. Palmier
O palmier é uma das mais simples receitas com massa folhada que se pode confeccionar. Só vai precisar de dois ingredientes e depois servir a acompanhar com um café, chá ou gelado de sobremesa.
– Ingredientes –
- 300 gramas de massa folhada retangular
- 1 chávena de açúcar
– Modo de preparação –
- Desenrole a massa folhada. Se estiver congelada, deixe primeiro descongelar.
- Em seguida, polvilhe açúcar sobre toda a massa e deixe um pouco para polvilhar ao final.
- Passe levemente um rolo sobre a massa para que o açúcar fique firme.
- Dobre a massa de uma lateral ao centro e faça o mesmo com a outra lateral, para que os dois rolinhos encontrem-se no centro da massa. Junte-os para que fiquem no formato de palmier, formando um rolo.
- Corte fatias com 1 centímetro de espessura, disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe com o restante açúcar.
- Leve ao forno previamente aquecido a 180 °C durante cerca de 10 minutos. Quando estiverem dourados, vire com a ajuda de uma espátula para dourarem do outro lado e estão prontos a servir.
4. Strudel de salmão com espinafres
Há imensas receitas salgadas que se pode fazer com a massa folhada, que não só doces. Um ótimo exemplo é o strudel de salmão com espinafres, uma variação do típico strudel de maçã alemão.
– Ingredientes –
- 1 rolo de massa folhada
- Folhas de espinafres q.b.
- 2 postas de salmão
- Queijo mozarela ralado q.b.
- Pimenta do reino e sal q.b.
- 1 ovo
– Modo de preparação –
- Estenda a massa folhada. No centro, coloque o salmão e tempere com sal e pimenta.
- Por cima coloque espinafres e queijo ralado.
- Dobre a massa de fora para dentro em todas as extremidades. Calque a massa na diagonal com uma faca, pincele um ovo batido por cima e leve ao forno a 180 °C por aproximadamente 30 minutos. Está pronto a servir com uma salada fresca.
5. Mini folhados de salsicha
Para finalizar, uma receita muita fácil para servir como snack aos convidados. Só vai precisar da massa folhada, das salsichas e dos molhos que desejar servir como acompanhamento.
– Ingredientes –
- 2 rolos de massa folhada de compra ou massa folhada caseira
- Salsichas q.b.
– Modo de preparação –
- Estenda a massa numa superfície com um pouco de farinha. Corte em tiras com cerca de 2 centímetros de largura e 1 de comprimento.
- Corte as salsichas em 3 partes e enrole cada parte numa tira de massa.
- Forre um tabuleiro com papel vegetal, disponha os folhadinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C até que fiquem dourados. Sirva de seguida com opções de molhos caseiros a acompanhar.
> A receitas sugeridas ao longo do artigo foram adaptadas das páginas La Dolce Rita, Tudo Receitas, Doces Regionais, Luísa Alexandra, Pedro Jorge e Petit Chef, respetivamente.