Raclette é uma receita suíça, à base de queijo derretido, perfeita para acompanhar um bom vinho no inverno. Em francês, “racle” significa “rapar”, e é isto que se faz com o queijo bem derretido sobre o prato que vai servir, que pode ser de vegetais grelhados, batatas, carnes grelhadas ou pães.
Existe um aparelho próprio utilizado para confecionar o prato, chamado de raclette, que é semelhante a um grelhador.
Atualmente há muitos modelos modernos, com diferentes tamanhos, mas antigamente era uma pedra aquecida, sobre a qual se coziam os vegetais e na parte inferior aquecia-se o queijo. Depois, o queijo derretido era colocado sobre os vegetais para servir.
Quais os queijos a utilizar para fazer raclette?
O queijo suíço tipo raclette é o ideal para esta receita. Mas, pode também utilizar outros queijos que derretem com facilidade, como Gruyère, Brie, Emmental, Camembert, Queijo da Serra, da Ilha e Flamengo. Opções não faltam para saborear esta deliciosa receita.
Receita de raclette com vegetais, enchidos e pão
Se não tiver o aparelho de raclette, não faz mal. Pode fazer o prato em bowls que possam ir ao forno para que cada pessoa tenha a sua dose individual, ou pode colocar tudo num tabuleiro e cada pessoa serve-se de uma dose para um prato, preferencialmente aquecido para manter o queijo derretido, que é o principal.
Ingredientes
- Queijo para derreter
- Batatas pequenas
- Bacon em cubos
- Salsichas e presunto
- Azeitonas
- Cebola branca e roxa
- Tomates-cereja
- Pães (rústicos, italianos, de forma, francês)
Modo de preparação
- Cozer as batatas até que fiquem tenras.
- Enquanto isso, fatiar o bacon em cubos e refogar rapidamente numa frigideira para que fiquem crocantes.
- Fatiar as batatas cozidas em rodelas grandes e colocar no fundo dos bowls que vai usar para servir. Esses bowls serão levados ao forno e, por isso, devem ser de materiais que tenham essa finalidade.
- Colocar o bacon sobre as batatas e cobrir com outros ingredientes (os frios, as cebolas, os tomates e as azeitonas).
- De seguida, fatiar os queijos que vão cobrir a raclette. Colocar sobre os ingredientes do bowl e levar ao forno para que possam derreter e dourar. Servir bem quente para saborear.
- Repetir o processo quantas vezes quiser, e pode substituir a batata por fatias de pães, se desejar.
Harmonizações com receitas de raclette
A raclette é um prato que combina com os meses de frio, pois deve ser servido quente e o queijo deve permanecer bem derretido.
Para harmonizar, pode servir vinho tinto, cerveja, cerveja preta ou outra de sabor mais intenso. Se não quiser bebidas fortes e com álcool, um sumo de fruta fresca, como de maçã, também combina muito bem.