Quando se decide adquirir um cão, há várias características que se tem de ter em conta, e uma delas é a do temperamento e a das necessidades de exercício do animal. Desengane-se quem pensa que o tamanho do cão está relacionado com o temperamento e com a energia: as raças de cães mais enérgicas variam desde os cães mais pequenos aos maiores.
Há cães pequenos que requerem quantidades significativas de atenção e exercício enquanto que há grandes que podem ser consideravelmente inativos quando maduros.
O que são raças de cães mais enérgicas?
Existe variabilidade individual entre os cães da mesma raça, e o treino que lhes é proporcionado terá uma influência essencial no seu comportamento futuro. No entanto, assume-se que as raças de cães mais enérgicas tenham um temperamento mais ativo e agitado, com maior necessidade de serem estimulados e desafiados.
São cães cujos antepassados tinham funções específicas exigentes fisicamente, nomeadamente de caça ou pastoreio.
Donos e situações ideais
Adquirir um cão implica que o cuide durante toda a vida dele, portanto deve optar por um que melhor se adeque à sua situação e estilo de vida.
Como referido acima, o tamanho não é um bom indicador de atividade, mas quer sejam grandes ou pequenos, se têm energia o ideal é que disponham de espaço para correr e brincar. Dão-se melhor quando têm acesso a um jardim vedado nas traseiras da casa, por exemplo, para poderem praticar exercício regular, e podem não ser a melhor escolha para o morador de um apartamento.
Há que ter em consideração também que cães pequenos e ativos podem não tolerar bem as brincadeiras mais brutas de certas crianças.
As raças de cães mais enérgicas não toleram tão bem períodos prolongados de solidão: podem tornar-se entediados e ansiosos, desenvolvendo problemas comportamentais tais como destruir coisas que os rodeiam e auto mutilar-se.
Estes cães necessitam, portanto, de donos que não se ausentem por longos períodos de tempo ou então de viverem numa casa onde haja sempre gente presente, passeios longos e ativos e brincadeiras que os estimulem. Os donos terão de lhes dar atenção e dispor de tempo para passar com eles.
Exemplos de raças de cães mais enérgicas
Jack Russel Terrier
O inteligente Jack Russell Terrier é rápido e resistente e foi criado para a caça à raposa. Apesar do seu pequeno tamanho enfrenta qualquer desafio pelo que deve ser mantido à trela quando for passeado em espaços desconhecidos.
Pode ser destrutivo se for deixado demasiado tempo só ao ponto de ficar entediado: vai roer, escavar e ladrar até receber atenção. Se o dono for adepto de jogging ou de grandes caminhadas, este é o companheiro ideal.
> Conheça melhor esta raça aqui.
Beagle
Carismático, era usado na caça às lebres com seguidores a pé. Sempre pronto para a ação, é um cão que se dá muito bem em matilha mas que também aprecia o mimo da família.
É um cão alerta, vigoroso e determinado, motivo pelo qual pode demonstrar alguma teimosia. Se estiver sem trela, pode partir a seguir o rasto de uma presa, parecendo surdo à chamada do dono.
> Conheça melhor esta raça aqui.
Border Collie
É reconhecido como um dos melhores e mais inteligentes cães de pastor, e destaca-se em exposições caninas e exercícios de obediência, assim como em trabalhos de salvamento.
Extremamente ativo e um trabalhador incansável que reage bem às ordens de quem o treina. Por ter tantas capacidades, requer uma elevada quantidade diária de exercício e de estímulo mental, com o perigo de se tornar destrutivo caso não o tenha. Um cão destes na mão de quem não tem disponibilidade facilmente adquire comportamentos desordeiros como escape.
> Conheça melhor esta raça aqui.
Dálmata
Este cão farejador é atualmente considerado um cão de companhia mas permanece com um instinto de caça marcado. A sua empatia com os cavalos permitiu que fosse antigamente treinado para correr em frente aos veículos de bombeiros para abrir caminho.
É o companheiro ideal para quem gosta de um estilo de vida ativo pois tem uma energia inesgotável, vantagem para donos desportistas que disponham de tempo para o exercício e treino.
Em suma
Existem muitas outras raças de cães mais enérgicas, aqui apenas foram enumeradas algumas. No entanto, convém que haja sempre o cuidado de perceber se as condições necessárias estão reunidas para poder receber um.