Share the post "Raças de cães grandes: tudo o que precisa de saber sobre cães deste porte"
Desde sempre que os cães grandes despertam grande curiosidade devido à sua imponência e às mais variadas morfologias que apresentam. No entanto, dentro desta classe de raças de grande porte, tanto existem animais proporcionalmente dóceis como verdadeiros cães de trabalho com aptidões físicas impressionantes.
- 1 Por Schiowa – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0
- 2 By Pleple2000 (Own work) (GFDL or CC BY-SA 3.0), via Wikimedia Commons
- 3 By Traceywashere at the English language Wikipedia, CC BY-SA 3.0
- 4 Copyrighted free use, via Wikimedia Commons
Cães grandes – como se caracterizam?
Tamanho
É possível definir que, por norma, medem acima dos 60 cm e pesam mais de 35 kg. Com o tamanho vem também uma esperança média de vida mais curta – 5 a 8 anos – pois estes envelhecem a um ritmo mais acelerado.
Características temperamentais
Como a maioria dos cães, os de grande porte estavam originalmente destinados a desempenhar diversas funções junto do homem, algumas até bastante exigentes, fiando-se no seu físico mas também no seu temperamento.
Os que tinham funções de pastoreio defendiam o gado de potenciais predadores e juntavam o rebanho para o conduzir por lugares definidos; outros eram ainda usados para alertar e defender a propriedade e os seus.
Muito devido à sua comprovada facilidade em aprender, desempenham atualmente tarefas tanto no ramo policial, militar e de deteção de drogas como de tração, guarda, guia para invisuais ou simplesmente de companhia.
Exercício
Este tipo de cães necessita de muito exercício e de um relacionamento constante e disciplinado com o seu dono de forma a não se tornarem grandes forças incontroláveis.
Há, portanto, os que são fortes, dominantes e independentes que requerem um controlo firme como os que são amistosos, benevolentes e afetuosos com crianças.
No entanto, podem não ser a escolha ideal para um dono sem experiência e só são adequados a quem tenha espaço e um orçamento que permita satisfazer o seu apetite.
Patologias mais comuns em cães grandes
Os cães grandes estão propensos a determinadas patologias, muitas devido ao seu tamanho e também ao seu desgaste mais marcado ao longo do envelhecimento.
Displasia da anca e do cotovelo
É uma patologia que se caracteriza pela instabilidade da articulação coxo-femural. Ocorre devido a múltiplos fatores, tais como a genética, mas também a um crescimento rápido e ganho de peso excessivo.
Outra patologia relacionada com desequilíbrios nutricionais e desenvolvimento errático é a displasia do cotovelo, que leva a uma malformação e gasto com inflamação desta articulação.
Síndrome de Wobbler
Também denominada de espondilomielopatia cervical, é uma compressão medular progressiva por alterações degenerativas das vértebras cervicais que causa dor e alterações neurológicas, por exemplo ao nível da marcha.
Cardiomiopatia dilatada
Patologia em que o coração não contrai o suficiente para conseguir suprir as necessidades circulatórias do organismo convenientemente.
Complexo dilatação/ vólvulo gástrico
Mais comum em cães grandes com um peito profundo, ocorre quando o estômago dilata excessivamente e por vezes torce. Como tal, não é aconselhável que o cão ingira uma grande quantidade de alimento e depois faça exercício. Convém sim que a sua alimentação seja distribuída em duas a três refeições por dia com o tempo necessário para a digestão.
É, portanto, crucial que sejam acompanhados desde cedo pelo médico veterinário de forma a haver uma deteção precoce e minimizar os impactos das eventuais patologias.