Share the post "7 raças de cães sem odor: conheça as que não têm o típico “cheiro a cão”"
O cheiro a cão pode ser um problema para os tutores, mesmo tendo todos os cuidados de higiene com o seu cão. No entanto, saiba que existem algumas raças de cães sem odor, ou com menor odor do que os outros, devido às suas caraterísticas na pelagem.
Porque é que normalmente os cães libertam odor?
Existem vários fatores que contribuem para o odor dos cães, desde a higiene, a sua alimentação, o tipo de pelo e a sua pele.
1. Alimentação
Uma má nutrição pode levar há falta de alguns nutrientes essenciais, levando a problemas de pele e perda de pelo. Opte sempre por uma gama premium adequada ao seu animal.
Se necessário consulte o seu médico veterinário acerca da alimentação mais adequada para o seu cão.
2. Tipo de pelo
É normal que em cães de pelo longo embaracem e se depositem substâncias que causem mau cheiro. Tendo em conta o tipo de pelo, deve ter alguns cuidados com o seu cão.
Cães de pelo longo devem ser escovados diariamente, enquanto cães de pelo curto podem ser escovados semanalmente.
3. Pele
Todos os cães tem glândulas que produzem gordura responsável pelo odor característico dos cães.
4. Higiene
Os hábitos de higiene como o banho e a escovagem devem ser mantidos para evitar que o animal tenha um odor marcado. Os banhos nuca devem ser com intervalo menor do que uma vez por mês e deve utilizar sempre um champô apropriado ao seu cão.
Existem também champôs secos que possibilitam limpar o animal sem tomar banho, que pode ser utilizado durante o intervalo entre banhos
Porque é que o cão liberta um odor exagerado?
Em algumas situações o odor que sente do seu cão pode não ser normal, mas sim dever-se a uma situação patológica como alguma infeção.
1. Otites
Por vezes o mau cheiro pode ter origem no ouvido do cão com origem numa otite. É uma situação frequente e manifesta-se, por norma, por vermelhidão do ouvido e por prurido na zona do ouvido. O cão pode coçar com as patas e chegar inclusive a fazer ferida. Também pode sacudir várias vezes a cabeça abanado as orelhas.
Raças com orelhas caídas têm maior propensão para este tipo de problemas, mas devem ser tomados cuidados com qualquer cão.
Deve limpar os ouvidos uma vez por semana ou quinzenalmente, com um produto apropriado para limpeza de ouvidos e proteger os ouvidos com algodão quando o cão toma banho ou nada na água.
2. Dermatites
As infeções na pele (dermatites) podem ser causadas por bactérias ou fungos e pode surgir mau odor generalizado. Se notar que o seu cão apresenta um odor mais intenso do que o normal deve consultar o seu médico veterinário.
Juntamente com o mau odor podem surgir outros sintomas:
- Prurido (comichão);
- Eritema (vermelhidão);
- Bolhas;
- Feridas.
3. Mau hálito
Se sente um odor desconfortável quando o seu cão está por perto, o problema poderá também estar na boca. Inflamações como estomatite, gengivite, abcessos, tártaro podem fazer com que o seu cão apresente mau hálito.
É importante tentar perceber de onde surge o mau odor e levá-lo ao médico veterinário o quanto antes.
4. Glândulas anais
Todos os cães possuem duas glândulas na zona do ânus que serve para facilitar a expulsão das fezes e também para comunicarem entre si, razão pela qual quando se conhecem, os cães costumam cheirar-se nessa zona.
Quando, por algum motivo, esse conteúdo líquido não se esvazia, pode emitir um odor intenso e desagradável. Pode inclusive levar a infeções graves se não forem esvaziadas pelo médico veterinário.
Um dos sinais que poderá manifestar, para além do mau odor, é arrastar o rabo no chão, portanto esteja atento.
7 Raças de cães sem odor
1. Shih Tzu
Esta é uma das raças de cães sem odor, no entanto apresenta um cheiro caraterístico. O seu longo pelo precisa de cuidados e escovagem diária e limpeza pois principalmente depois das refeições podem ficar sujos.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
2. Dálmata
Apesar de ter pelo curto é uma raça que perde bastante pelo. No entanto, não liberta grande quantidade de gordura pela pele, dessa forma não liberta tanto odor.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
3. Husky Siberiano
Os Huskies por norma manifestam um odor leve, mas sem o típico “cheiro a cão”. Têm o pelo longo e necessitam portanto de alguns cuidados extra.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
4. Whippet
Os exemplares desta raça têm um odor pouco intenso e pelo curto, portanto são raças fáceis de tratar a nível de cuidados.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
5. Boston Terrier
Esta raça apresenta pelo curto e é uma das raças de cães sem odor. Adaptam-se bem a espaços pequenos como apartamentos e soltam pouco pelo.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
6. Schnauzer
Os cães desta raça soltam muito pouco pelo e o seu odor é quase impercetível. São cães com pelo muito comprimido portanto necessitam de cuidados de higiene e escovagem diária.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>
7. Cão de crista chinês
Existem duas variedades desta raça: com pelo e sem pelo. Os exemplares com pelo, por ser longo, necessitam de cuidados específicos, os sem pelo têm uma pele muito sensível.
Saiba mais sobre esta raça aqui >>