“Eu até sei o que devo comer e o que devo fazer para emagrecer. Passar da teoria à prática é que é mais complicado.” Identifica-se com esta frase?
Aqui abaixo, sugerimos-lhe algumas questões para reflexão que lhe irão dar o impulso necessário se quer perder peso e sair da zona de conforto, começando a mudar alguns hábitos na sua rotina diária.
Para perder peso não basta, diminuir a ingestão alimentar e escolher alimentos mais saudáveis. Para mudar a sua alimentação terá de alterar alguns comportamentos. Terá de sair da sua zona de conforto e explorar novos hábitos e novas formas de lidar com a comida. É aqui que se torna difícil passar da teoria à prática.
Neste exato momento se ainda não conseguiu introduzir novos hábitos na sua vida, encontra-se na chamada “zona de conforto”. Num processo de mudança terá de sair dessa zona de conforto e isso, numa fase inicial, irá ser acompanhado de algum desconforto. E porquê? Por medo do desconhecido, medo da mudança, de como será e de como se irá sentir.
Então terá de percorrer alguns passos que a ajudarão a passar dessa zona de conforto para uma zona de ação. Lembre-se que os resultados que tanto pretende só vão aparecer se começar a agir.
Quer perder peso? Então reflita sobre alguns pensamentos e consiga o que sempre desejou
Como passar da zona de conforto para uma zona de ação? Reflita sobre as seguintes questões, que lhe darão uma outra perspetiva sobre a sua vida e que não lhe deixarão indiferente.
1. “O que é que me está a manter nesta zona de conforto?”
Identifique quais são as principais razões pelas quais ainda não conseguiu introduzir os hábitos alimentares que queria na sua vida.
2. “O que é que eu vou perder, nos próximos 5 anos, se não conseguir emagrecer agora?”
Reflita sobre as consequências na sua vida, que terá a longo prazo, se não fizer nada para mudar nos próximos anos.
3. “O que é que eu vou ganhar quando emagrecer?”
Reflita sobre os benefícios do emagrecimento e o impacto positivo que isso terá na sua vida.
4. “Que estratégias posso encontrar para momentos em que estou mais em baixo ou em convívios com familiares e amigos?”
Identifique as situações que poderão causar compulsão alimentar. Reflita sobre algumas estratégias que poderá aplicar na prática para mudar o seu padrão alimentar nessas ocasiões.
Em suma
Responda a cada uma destas questões, de forma sincera, e não se deixe ficar pela primeira resposta, aprofunde o mais que puder. As suas respostas serão o impulso que lhe estava a faltar.
Para entrar mais rapidamente na zona de ação, tem de perceber exatamente o que a mantém na zona de conforto, compreender o que pode ganhar e perder ao longo do processo de mudança. E após esta reflexão elaborar um plano de ação com algumas estratégias práticas que lhe dêem uma perceção mais clara de como tudo se pode encaixar na sua rotina.